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Uma abordagem para orquestração do conhecimento com suporte ao planejamento e à avaliação curricular em ciência da computação.

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dc.creator.ID BARBOSA, A. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5590648222014479 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SCHIEL, Ulrich.
dc.contributor.advisor1ID SCHIEL, U. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2971250918247087 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Joseana Macedo Fechine Régis de.
dc.contributor.referee2 DOMINGUEZ, Arturo Hernandez.
dc.description.resumo O Currículo Referência (CR) para Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação é um documento desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Computação que descreve um conjunto de informações relacionadas ao ensino da computação no Brasil. O corpo do conhecimento, parte do CR descreve o conhecimento que pode ser ensinado ao aluno durante o processo de aprendizagem, pode ser útil para o processo de Planejamento Curricular, porém, diferentemente das estruturas curriculares criadas, o conhecimento descrito no CR apresenta, apenas, relações hierárquicas entre suas partes. Diante disso, neste trabalho, é proposta uma abordagem que visa a orquestrar o conhecimento descrito na granularidade “Matéria” do CR, neste trabalho denominada como “Categoria de Conhecimento”. Para isso, a abordagem baseia-se no princípio bottom-up e identifica as possíveis relações entre as 57 Categorias de Conhecimento a partir das disciplinas e das relações de pré-requisitos presentes em estruturas curriculares dos cursos para, assim, identificar o Grau de Dependência entre Categorias (GDep) e o Grau de Ocorrência da Categoria (GOC) relevantes para o processo de planejamento e avaliação das estruturas curriculares. Como forma de avaliar a abordagem foi realizado um estudo de caso envolvendo dados de 474 disciplinas, de 7 cursos de graduação, no qual foi mensurado do GRel e o GOC das 57 Categorias de Conhecimento. Além disso, também foi verificada a aplicação das métricas identificadas no processo de planejamento e avaliação das estruturas curriculares que, no contexto observado, apresentou resultados que comprovaram o uso de ambas para as finalidades propostas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uma abordagem para orquestração do conhecimento com suporte ao planejamento e à avaliação curricular em ciência da computação. pt_BR
dc.date.issued 2016-02-29
dc.description.abstract The Reference Curriculum for Degree Courses in Computer Science and Computer Engineering (RC) is a document developed by the Brazilian Computer Society that aims to describe a set of information related to computing education in Brazil. The body of knowledge, a part of RC that describles the knowledge that should be teached to a student during the learning Process, can be useful on the Curricular Planning process, however, unlike the curriculum structure created, which describes relations between disciplines, the knowledge described on the Reference Curriculum only shows hierarchical relations between different levels of this knowledge.To this situation, in this dissertation is proposed an approach that aimed orchestrating the knowledge described on granularity “Subject” of RC,called, in this dissertation,“Knowledge Categories”. For this, the approachis based on the bottom-up and identifies possible relationships between the 57 Knowledge Categories induced from the disciplines of graduate courses and their prerequisites relationships, to thereby identify the Dependence Degree Between Categories (GDep) and Category Occurrence Degree (GOc) relevants for the process of curriculum planning and evaluation. For evaluate approach, ion purposes a case study was conducted involving 474 disciplines from 7 under graduate courses. It was possible to observe the measurement of GRel and GOC of the57 Knowledge Categories from RC. In addition, the application were verified of the metrics identified in the planning processand evaluation of curriculum structures that,on the context observe, showed results that confirmed the use of suchmetrics for a imsproposed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/697
dc.date.accessioned 2018-05-16T11:14:22Z
dc.date.available 2018-05-16
dc.date.available 2018-05-16T11:14:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Orquestração pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Estrutura Curricular pt_BR
dc.subject Currículo Referência pt_BR
dc.subject Orchestration pt_BR
dc.subject Planning pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Curricula Structure pt_BR
dc.subject Reference Curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Anderson Felinto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, A. F. Uma abordagem para orquestração do conhecimento com suporte ao planejamento e à avaliação curricular em ciência da computação. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/697 pt_BR


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