DSpace/Manakin Repository

O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTANA, M. J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9591370557522530 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA JÚNIOR, A. F pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.
dc.description.resumo O presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. pt_BR
dc.date.issued 2014-03
dc.description.abstract The present study aims to provide possibility of a better understanding about the subject "Fractional Numbers", tracing a historical overview through the redemption of the same relevant issues , emphasizing the methodology applied during the elementary school. Contributing to the demystification of the content, seeking to simplify the study of fractions , so as not to repeat mechanical processes of assimilation , but, bringing to the classroom situations covering real needs of students , contextualizing according to the reality of the same problems and situations to be worked on finding solutions , using techniques and fractional concepts that can be worked both in the classroom , as well as using extracurricular research, in other words, linked to the daily life of every student, the activities should be suggested by the teacher, using their methodological skills. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981
dc.date.accessioned 2019-09-13T09:56:53Z
dc.date.available 2019-09-13
dc.date.available 2019-09-13T09:56:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject Números fracionários pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Methodology pt_BR
dc.subject Fractional Numbers pt_BR
dc.subject Enseñando
dc.subject Números fraccionarios
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Maria Josielma Lira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching and learning of rational numbers in fractional form. pt_BR
dc.title.alternative La enseñanza y el aprendizaje de los números racionales en forma fraccionaria.
dc.identifier.citation SANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen El presente estudio tiene como guía ofrecer la posibilidad de una mejor comprensión en el tema de los números fraccionarios, trazando un panorama histórico a través del rescate de las cuestiones pertinentes, enfatizando la metodología aplicada durante la Enseñanza Primaria. Contribuir a la desmitificación de contenidos, buscando simplificar el estudio de las fracciones, para no repetir procesos mecánicos de asimilación, sino, acercando al aula situaciones que abarquen necesidades reales de los estudiantes, contextualizando de acuerdo a la realidad de los mismos problemas y situaciones a trabajar en la búsqueda de soluciones, utilizando técnicas y conceptos fraccionarios que se puedan trabajar tanto en el aula, como utilizando la investigación extraclase, es decir, vinculada a la vida cotidiana de cada alumno, y las actividades deben ser sugeridas por el propio docente, utilizando así sus habilidades metodológicas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta