DSpace/Manakin Repository

Uma metodologia para gestão da formação continuada em organizações distribuídas, utilizando clustering.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MÉLO, Cláudia Batista pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3352037771346366 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SCHIEL, Ulrich.
dc.contributor.advisor1ID SCHIEL, U. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2971250918247087 pt_BR
dc.contributor.referee1 KERN , Vinícius Medina.
dc.contributor.referee2 SOUZA , Fernando da Fonseca de.
dc.contributor.referee3 TURNELL , Maria de Fátima Queiroz Vieira.
dc.contributor.referee4 MOURA, Jose Antão Beltrão.
dc.description.resumo A gestão do conhecimento está intimamente relacionada com as competências individuais dos seus colaboradores, ou seja, quanto mais capacitados eles forem, mais efetivo será o uso do conhecimento organizacional. Por isso, as organizações passaram a investir em programas de formação continuada, voltados para o desenvolvimento de competências essenciais para atingir a missão e os objetivos organizacionais. Esse trabalho propõe uma metodologia para gestão da formação continuada em organizações distribuídas, com base na formação de competências, utilizando clustering para associar a localização de cada colaborador a ser formado e os locais alternativos em que a formação continuada possa ser realizada. A metodologia proposta apresenta um ciclo contínuo composto pelas seguintes fases: Análise, Diagnóstico, Planejamento, Preparação, Execução, Avaliação e Validação. Para dar suporte a essa metodologia, foi desenvolvido um ambiente computacional chamado AmbiForma, responsável pelas tarefas de: (1) identificação das deficiências e das potencialidades de formação; (2) determinação das melhores formas de formação e otimização da associação entre formadores e aprendizes, reduzindo custo com transporte através do algoritmo de clustering proposto, chamado AgrupaFormA; e (3) execução da formação quando sua modalidade for a distância. Com o estudo de caso realizado, foi visto que não basta o oferecimento de programas de formação continuada, mas também são necessários analisar e diagnosticar o quê, a quem, por quem, quando, como e onde formar, principalmente em organizações distribuídas onde um planejamento adequado deve reduzir custos, evitar desperdícios e otimizar os recursos existentes, sobretudo com deslocamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica pt_BR
dc.title Uma metodologia para gestão da formação continuada em organizações distribuídas, utilizando clustering. pt_BR
dc.date.issued 2007-04-02
dc.description.abstract Knowledge Management is closely related with individual abilities of collaborators, that is, the more they are trained the more effective will be the use of organizational knowledge. Therefore, organizations have started to invest in training and development programs, which deals mainly with the development of abilities that are essential to reach the organizational mission and its objectives. This work proposes a methodology for managing of the continued training in distributed organizations, based on the performance of abilities using clustering in order to group trainers and trainees for each course. It presents a methodology composed of a continuous cycle composed of the following phases: Analysis, Diagnosis, Planning, Preparation, Execution, Evaluation and Validation. The methodology is supported by a tool called AmbiForma, responsible for the tasks of: (1) identification of deficiencies and potentialities in training and development; (2) determination of the best ways of formation and optimization in association within trainers and trainees, reducing the cost with transport through the clustering algorithm considered, called AgrupaFormA; and (3) execution of formation when the modality is at distance. With a case study it was seen that just offering training and development programs is not enough, but it is also necessary to analyze and to diagnosis what, to who, for who, when, and where to train and to develop. Mainly in distributed organizations an adequate planning must reduce costs, prevent wastefulness and optimize the existing resources, principally in relation to displacement. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6985
dc.date.accessioned 2019-09-13T10:12:04Z
dc.date.available 2019-09-13
dc.date.available 2019-09-13T10:12:04Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Formação Continuada pt_BR
dc.subject Clustering pt_BR
dc.subject Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.subject Aprendizagem Organizacional pt_BR
dc.subject Organizações Distribuídas pt_BR
dc.subject Training and Development pt_BR
dc.subject Knowledge Management pt_BR
dc.subject Organizational Learning pt_BR
dc.subject Distributed Organizations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MÉLO, Cláudia Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A methodology for training management in distributed organizations using clustering. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation MÉLO, C. B. Uma metodologia para gestão da formação continuada em organizações distribuídas, utilizando Clustering. 2007. 199 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta