Dépôt DSpace/Manakin

Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2630614279270249 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.referee2 SILVA, João Batista da.
dc.description.resumo Esta pesquisa visa discutir a importância do processo de alfabetização nas séries iniciais. Ela tem como objetivo analisar as contribuições e limites de alfabetizar, segundo a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Para melhor compreendermos a importância da “alfabetização na idade certa”, apresentamos a contribuição de alguns autores como: Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Soares (2004) entre outros. Em relação à metodologia, nós realizamos um estudo qualitativo numa abordagem de análise documental. Reconhecemos que existem dificuldades para alfabetizar numa suposta “idade certa”, pois cada criança tem o próprio tempo de aprendizagem. Logo, concluímos, sobre a necessidade de aprofundarmos os estudos nesse campo, sobretudo considerando a forma impositiva de implantação do plano, a falta de diálogo e a desconsideração dos estudos sobre letramento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC. pt_BR
dc.date.issued 2014-03
dc.description.abstract This research aims to discuss the importance of the process of literacy in the early grades. It aims to analyze the contributions and limitations of literacy, according to the proposal of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. For a better understanding of the importance of "literacy in the right age", we present the contribution of authors as Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Smith (2004) et alii. Regarding methodology, we conducted a qualitative study in a documentary analysis approach. We recognize that there are difficulties in literacy in a supposed "right age" because each child has learning time itself. Therefore we conclude on the need to deepen the studies in this field, especially considering the imposing form of the plan's implementation, the lack of dialogue and the disregard of studies related to literacy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991
dc.date.accessioned 2019-09-13T11:11:59Z
dc.date.available 2019-09-13
dc.date.available 2019-09-13T11:11:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Popular pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject PNAIC pt_BR
dc.subject Popular Education pt_BR
dc.subject Alphabetization pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Educación Popular
dc.subject Literatura
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rejane Medeiros da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions and limits to literacy in the proposed National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC. pt_BR
dc.title.alternative Aportes y límites a la alfabetización en la propuesta de un pacto nacional por la alfabetización en la edad adecuada - PNAIC.
dc.identifier.citation SILVA, Rejane Medeiros da. Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC. 2014. 38fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991 pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación tiene como objetivo discutir la importancia del proceso de alfabetización en los grados iniciales. Tiene como objetivo analizar los aportes y límites de la alfabetización, según la propuesta del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Justa - PNAIC. Para comprender mejor la importancia de la “alfabetización en la edad adecuada”, presentamos la contribución de algunos autores como: Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni ( 1997), Soares (2004) entre otros. En cuanto a la metodología, llevamos a cabo un estudio cualitativo utilizando un enfoque de análisis de documentos. Reconocemos que existen dificultades para alfabetizar en una supuesta “edad adecuada”, ya que cada niño tiene su propio tiempo de aprendizaje. Por lo tanto, concluimos sobre la necesidad de profundizar los estudios en este campo, especialmente considerando la forma imponente de implementación del plan, la falta de diálogo y el desconocimiento de los estudios sobre alfabetización.


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte