DSpace/Manakin Repository

Ensino de biologia: investigação das estratégias de aprendizagem na escola Orlando Venâncio dos Santos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, S. V. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, João Batista da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes.
dc.description.resumo As estratégias de ensino aprendizagem é um tema que faz parte do dia-a-dia dos docentes, mas não é tarefa fácil planejar, propor e coordenar meios que contribuam para a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, há uma busca constante por estratégias que facilitem as percepções, visões e ações dos educandos. Este trabalho tem como objetivo investigar e identificar as principais estratégias de aprendizagem utilizadas pelos 03 (três) professores de Biologia da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, na cidade de Cuité-PB, que facilitem e/ou contribuam para a aprendizagem dos alunos do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI e do ensino regular. As atividades foram realizadas no período de Julho de 2013 a Março de 2014, com a utilização de questionários dirigidos aos alunos e professores da referida disciplina, para assim obtermos informações acerca das estratégias desenvolvidas por eles. Esta é uma pesquisa quali-quantitativa, de cunho descritivo. Ao final do trabalho, constatamos que os professores utilizam diversas estratégias, tais como aulas expositivas, uso de vídeos, uso do laboratório, slides, perguntas e respostas. No entanto, os alunos participam mais efetivamente de atividades motivadoras que trabalhem de forma mais criativa e dinâmica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Ensino de biologia: investigação das estratégias de aprendizagem na escola Orlando Venâncio dos Santos. pt_BR
dc.date.issued 2014-03
dc.description.abstract Teaching and learning strategies is a theme that be part of the teachers’ day-to-day, but this is not an easy task of planning, proposing and coordinating means that contribute with students learning. In this way, there is a constant search for strategies that facilitate perceptions, points of view and students’ actions. This work aims to investigate and identify the main learning strategies used by 03 (three) Biology teachers of Orlando Venâncio dos Santos High School, in Cuité-PB, that facilitate and/or contribute to learning of contents students of Innovative High Schooll Program – PROEMI and of regular teaching. The activities were developed in the period of July of 2013 to March of 2014, with the use of questionnaires addressed to students and teachers of the referred subject to obtain information about the strategies developed by them. This is a qualitative and quantitative research, descriptive research. In the final of the work, we found that teachers use various strategies, such as lectures, the use of videos, the use of laboratory, slides, questions and answers. However, students participate more effectively of motivational activities that work in a more creative and dynamic way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6994
dc.date.accessioned 2019-09-13T11:35:37Z
dc.date.available 2019-09-13
dc.date.available 2019-09-13T11:35:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Strategies pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Enseñanza de biología
dc.subject Aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Sânzia Viviane de Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Biology teaching: investigation of learning strategies at Orlando Venâncio dos Santos school. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza de la Biología: Investigación de las Estrategias de Aprendizaje en la Escuela Orlando Venâncio dos Santos.
dc.identifier.citation FERREIRA, Sânzia Viviane de Farias. Ensino de biologia: investigação das estratégias de aprendizagem na escola Orlando Venâncio dos Santos. 2014. 60fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Las estrategias de enseñanza y aprendizaje es un tema que forma parte del día a día de los docentes, pero no es tarea fácil planificar, proponer y coordinar medios que contribuyan al aprendizaje de los estudiantes. Por ello, existe una búsqueda constante de estrategias que faciliten las percepciones, visiones y acciones de los estudiantes. Este trabajo tiene como objetivo investigar e identificar las principales estrategias de aprendizaje utilizadas por los 03 (tres) profesores de Biología de la Escuela Secundaria Estadual Orlando Venâncio dos Santos, en la ciudad de Cuité-PB, que facilitan y/o contribuyen al aprendizaje de los estudiantes. estudiantes del Programa de Bachillerato Innovador - PROEMI y educación regular. Las actividades se realizaron desde julio de 2013 hasta marzo de 2014, utilizando cuestionarios dirigidos a estudiantes y docentes de dicha materia, con el fin de obtener información sobre las estrategias desarrolladas por estos. Se trata de una investigación cualitativa-cuantitativa, descriptiva. Al final del trabajo, encontramos que los docentes utilizan diferentes estrategias, como conferencias, uso de videos, uso del laboratorio, diapositivas, preguntas y respuestas. Sin embargo, los alumnos participan más eficazmente en actividades motivadoras que funcionan de forma más creativa y dinámica.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta