DSpace/Manakin Repository

Uma análise das dificuldades apresentadas por alunos do 6º ano no uso das quatro operações fundamentais.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA JUNIOR, Aluizio Freire da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA JÚNIOR, A. F pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Claúdia Patrícia Fernandes do.
dc.contributor.referee2 GARCIA, Carlos Alberto.
dc.description.resumo A evasão e o fracasso escolar aparecem hoje entre os principais problemas de nosso sistema educacional que são estudados de forma relativamente intensa, ou seja, através de dados numéricos, a citar, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação básica). Alguns pesquisadores apontam a existência das mais variadas deficiências entre crianças de baixa renda, deficiências estas que são tanto de natureza cognitiva como de ordem afetiva e social. No presente trabalho, abordamos um estudo realizado a partir das dificuldades apresentadas na resolução de operações matemáticas por nossos discentes. Para tanto, o estudo foi realizado com uma turma de 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, localizada em Picuí-PB. Buscamos desenvolver atividades sobre as operações em diversos contextos. Realizamos atividades envolvendo diferentes questões com as quatro operações, questões com as operações já prontas e questões contextualizadas, a última com o objetivo, a partir da qual foi possível observa, procedia à adequada identificação da operação matemática. Este estudo contribuiu para identificar as dificuldades dos alunos e apontar alternativas pedagógicas. As análises dos resultados nos possibilitaram uma maior compreensão de como vem sendo desenvolvido o conhecimento dos nossos alunos e, a partir do que foi constatado, procurar inovações metodológicas que contribuam para o seu aprendizado, possibilitando uma intervenção didático-pedagógica mais efetiva do professor na sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Uma análise das dificuldades apresentadas por alunos do 6º ano no uso das quatro operações fundamentais. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The dropout and school failure are nowadays among the major problems of our educational system are studied relatively intensively, i.e., through numerical data, quote, IDEB (Index of Development of Basic Education). Some researchers point to the existence of various deficiencies among low-income children, these deficiencies that are both cognitive and affective nature and social order. In this paper we report a study from the difficulties faced in solving mathematical operations for our students. To this end, the study was conducted with a group of 6th grade of elementary school of Municipal Elementary School Ana Maria Gomes, located in Picuí -PB. We seek to develop activities on operations in different contexts. We conduct activities involving different issues with the four operations, issues with the ready-made operations and contextual issues, the last in order, from which it was possible to observe, proceeded to the proper identification of the mathematical operation. This study helped identify students' difficulties and pointing pedagogical alternatives. The results allowed us a greater understanding of how knowledge of our students has been developed and, from what has been found, search for methodological innovations that contribute to their learning, enabling a more effective didactic- pedagogical teacher intervention in the room classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7000
dc.date.accessioned 2019-09-13T12:47:55Z
dc.date.available 2019-09-13
dc.date.available 2019-09-13T12:47:55Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Operação matemática pt_BR
dc.subject Dificuldades pt_BR
dc.subject Fracasso pt_BR
dc.subject Mathematical operation pt_BR
dc.subject Difficulties pt_BR
dc.subject Failure pt_BR
dc.subject Aritmética
dc.subject Algoritmo
dc.subject Ensino de matemática
dc.subject Arithmetic
dc.subject Algorithm
dc.subject Mathematics teaching
dc.subject Operación matemática
dc.subject Dificultades
dc.subject Falla
dc.subject Enseñando matemáticas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Sebastiana de Fátima Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of the difficulties presented by students 6th grade in the use of the four key operations. pt_BR
dc.title.alternative Un análisis de las dificultades que presentan los estudiantes de 6to grado en el uso de las cuatro operaciones fundamentales.
dc.identifier.citation DANTAS, Sebastiana de Fátima Silva. Uma análise das dificuldades apresentadas por alunos do 6º ano no uso das quatro operações fundamentais. 2014. 59fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7000 pt_BR
dc.description.resumen La deserción y el fracaso escolar aparecen hoy entre los principales problemas de nuestro sistema educativo que son estudiados de manera relativamente intensa, esto es, a través de datos numéricos, por citar, el IDEB (Índice de Desarrollo de la Educación Básica). Algunos investigadores señalan la existencia de las más variadas carencias entre los niños de escasos recursos, tanto de carácter cognitivo como afectivo y social. En el presente trabajo abordamos un estudio realizado a partir de las dificultades que presentan nuestros alumnos en la resolución de operaciones matemáticas. Por lo tanto, el estudio se llevó a cabo con una clase de 6º grado de la escuela primaria Municipal Ana Maria Gomes, ubicada en Picuí-PB. Buscamos desarrollar actividades sobre operaciones en diferentes contextos. Realizamos actividades que involucraron diferentes preguntas con las cuatro operaciones, preguntas con operaciones ya preparadas y preguntas contextualizadas, esta última con el objetivo, a partir del cual se pudo observar, procediendo a la identificación adecuada de la operación matemática. Este estudio contribuyó a identificar las dificultades de los estudiantes y señalar alternativas pedagógicas. El análisis de los resultados nos permitió tener una mejor comprensión de cómo se ha desarrollado el conocimiento de nuestros estudiantes y, a partir de lo encontrado, buscar innovaciones metodológicas que contribuyan a su aprendizaje, posibilitando una intervención didáctico-pedagógica más eficaz. el profesor en el aula de clase.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta