DSpace/Manakin Repository

Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, D. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.referee2 SILVA, João Batista da.
dc.description.resumo O presente estudo aborda a importância estratégica de ações e projetos de formação de professores. Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Benedito Venâncio dos Santos, localizada no Município de Cuité – PB, especificamente nas primeiras séries do ensino fundamenta I. O objetivo deste estudo foi analisar as distintas percepções dos docentes da referida instituição a cerca dos processos de alfabetização e letramento. Esta temática é bastante explorada nas formações continuadas oferecidas pelo Ministério de Educação (MEC), com o intuito de ampliar um leque de conhecimento com o trabalho de pesquisa, além de apresentar diferentes reflexões sobre os processos de alfabetização e letramento, a partir da teoria que fundamenta esse trabalho e dos relatos obtidos pelos docentes investigados, onde os mesmos baseiam-se em suas experiências. Foi utilizado metodologia qualitativa e como instrumentos de pesquisa a observação do espaço escolar, como também um questionário contendo 12 (doze) questões relacionadas à temática em estudo, aplicados a 9 (nove) educadores da referida instituição. Mediante tais procedimentos, finalmente percebeu-se que os resultados apresentaram os processos de alfabetização e letramento apontados como bastante complexos, além da conciliação entre ambos os processos serem considerados pela a maioria dos educadores como um grande desafio a ser seguido. Portanto, notaram-se vários avanços significativos, sendo que a temática em questão apresenta-se com muitas vertentes e que pode ser mais ampliada, visto que contempla toda a formação do cidadão. Concluiu-se que este estudo favoreceu para que os professores refletissem entre formação continuada e práticas de alfabetização e letramento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Pré-Escolar pt_BR
dc.title Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos. pt_BR
dc.date.issued 2013-12-12
dc.description.abstract This study approach of the strategic importance of actions and projects to train teachers. This study was conducted at the municipal school Venâncio Benedito dos Santos, situated in the Cuité City – Paraíba, specifically in the early grades of school fundamental I. the main objective of this study was to analyze the different perceptions of the teachers the mentioned institution about to the process of alphabetization and literacy. This theme is much explored in the formations continuous offered for Ministery of Education (MEC), with objective the extend a range of knowledge with research's work, besides presenting reflexions different about the process of alphabetization and literacy, from the theory what fundamented this work and narration obtained from the teachers' examined, where they are based on their experiences. We used the qualitative methodology and as instrument of research the observation of the school environment, also a questionnaire containing twelve (12) questions relating to the topic in study, applied to nine (9) teachers of the mentioned institution, through these procedures, finally realized that the results showed the process of alphabetization and literacy pointed as quite complex, beyond the conciliation of both process are considered by the most of teachers as a big defiance to be follow. wherefore, were noted several significant advances, being which the topic in question present itself as many strands and can be most expanded, because contemplates all formation of the citizen. It was conclued what this study favored so that teachers to reflect themselves between education continuous and practices of alphabetization and literacy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7002
dc.date.accessioned 2019-09-13T15:13:08Z
dc.date.available 2019-09-13
dc.date.available 2019-09-13T15:13:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Alphabetization pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Práctica docente
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARQUES, Maria das Dôres Venâncio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' perceptions about literacy and literacy in E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos. pt_BR
dc.title.alternative Percepciones de los profesores sobre alfabetización y alfabetización en E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
dc.identifier.citation MARQUES, Maria das Dôres Venâncio. Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos. 2013. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7002 pt_BR
dc.description.resumen Este estudio aborda la importancia estratégica de las acciones y proyectos de formación docente. Este estudio fue desarrollado en la Escuela Municipal Benedito Venâncio dos Santos, ubicada en el Municipio de Cuité - PB, específicamente en los primeros grados de la escuela primaria I. El objetivo de este estudio fue analizar las diferentes percepciones de los profesores de esa institución sobre la alfabetización y la alfabetización. Este tema es ampliamente explorado en la formación continua que ofrece el Ministerio de Educación (MEC), con el objetivo de ampliar un abanico de conocimientos a través de un trabajo de investigación, además de presentar diferentes reflexiones sobre la alfabetización y los procesos de alfabetización, partiendo de la teoría de que este trabajo y se fundamentan los informes obtenidos por los docentes investigados, donde se basan en sus experiencias. Se utilizó metodología cualitativa y se utilizó como instrumentos de investigación la observación del espacio escolar, así como un cuestionario que contenía 12 (doce) preguntas relacionadas con el tema en estudio, aplicado a 9 (nueve) educadores de esa institución. A través de dichos procedimientos, finalmente se percibió que los resultados presentaban los procesos de lectoescritura y alfabetización señalados como bastante complejos, además de que la conciliación entre ambos procesos era considerada por la mayoría de los educadores como un gran desafío a seguir. Por lo tanto, se notaron varios avances significativos, y el tema en cuestión se presenta con muchos aspectos y que pueden ampliarse más, ya que abarca toda la formación del ciudadano. Se concluyó que este estudio favoreció a los profesores a reflexionar entre la formación permanente y la alfabetización y las prácticas alfabetizadoras.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta