DSpace/Manakin Repository

O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARVALHO, M. F. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4924746110423078 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.contributor.referee1 ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.referee2 SILVA, João Batista da.
dc.description.resumo O presente trabalho científico tem como objetivo geral oportunizar a vivência de práticas de leitura, que estimulem à interpretação crítica, a curiosidade, a criatividade dos educandos, valorizando o seu contexto, respaldado no gênero literário cordel. Partindo de premissa que o ato de ler e de escrever pode ser prazeroso, a partir do momento que os estudantes são estimulados a socializarem o seu universo existencial, e a descobrirem a realidade de outros universos. Neste contexto, foi possível conciliar a teoria e prática, proporcionando a troca de saberes e de experiências, valorizando o universo vocabular da criança, ou seja, investigando as práticas sociais vivenciadas pelo público alvo. Dessa forma, pretendemos despertar o interesse de absorção de competências, usando os aprendizados empíricos da comunidade, na qual os sujeitos estão inseridos e auxiliando de forma consistente no desenvolvimento cognitivo, utilizando o gênero literário cordel, contribuindo com esta ação para discussão, narrativa e a construção de aprendizagens significativas, utilizando a pesquisa-ação para o desenvolvimento epistemológico do educando no processo ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. pt_BR
dc.date.issued 2013-12-18
dc.description.abstract This scientific work has as main goal nurture the experience of reading practices that encourage the critical interpretation, curiosity, creativity of learners, valuing its context, bound in twine literary genre. Starting from the premise that the act of reading and writing can be enjoyable, from the time that students are encouraged to socialize your existential universe and discover the reality of other universes. In this context, it was possible to reconcile theory and practice, providing the exchange of knowledge and experiences, valuing the universal vocabulary of the child, ie, investigating the lived social practices by the target audience. Thus, we intend to arouse the interest absorption skills, using empirical learning community, in which subjects are entered consistently and aiding in cognitive development, using the literary genre line, contributing to discuss this action, and narrative construction of meaningful learning, using action research to the epistemological development of the students in the teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015
dc.date.accessioned 2019-09-16T10:15:00Z
dc.date.available 2019-09-16
dc.date.available 2019-09-16T10:15:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Cordel - lúdico
dc.subject Literatura de cordel
dc.subject Cordel - gênero textual
dc.subject Letramento textual
dc.subject Letramento literário
dc.subject Literature of twine
dc.subject Cordel - textual genre
dc.subject Textual literacy
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The playful in the literacy process: using gender literary cord. pt_BR
dc.title.alternative Lo lúdico en el proceso de alfabetización: utilizando el género literario cordel.
dc.identifier.citation CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. 2013. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015 pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo científico tiene como objetivo general brindar oportunidades para la vivencia de prácticas lectoras, que estimulen la interpretación crítica, la curiosidad, la creatividad de los estudiantes, valorando su contexto, apoyados en el género literario de cuerda. Partiendo de la premisa de que el acto de leer y escribir puede ser placentero, desde el momento en que los estudiantes se animen a socializar su universo existencial, y a descubrir la realidad de otros universos. En ese contexto, fue posible conciliar teoría y práctica, propiciando el intercambio de saberes y experiencias, valorizando el universo léxico del niño, o sea, investigando las prácticas sociales vividas por el público objetivo. De esta manera, pretendemos despertar el interés en la absorción de competencias, utilizando los aprendizajes empíricos de la comunidad, en la que se insertan los sujetos y ayudando de manera consistente en el desarrollo cognitivo, utilizando el género literario cordel, contribuyendo con esta acción a la discusión. , la narrativa y la construcción de aprendizajes significativos, utilizando la investigación acción para el desarrollo epistemológico del estudiante en el proceso de enseñanza y aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta