dc.creator.ID |
CARVALHO, M. F. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4924746110423078 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, João Batista da. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho científico tem como objetivo geral oportunizar a vivência de práticas de
leitura, que estimulem à interpretação crítica, a curiosidade, a criatividade dos educandos,
valorizando o seu contexto, respaldado no gênero literário cordel. Partindo de premissa que o
ato de ler e de escrever pode ser prazeroso, a partir do momento que os estudantes são
estimulados a socializarem o seu universo existencial, e a descobrirem a realidade de outros
universos. Neste contexto, foi possível conciliar a teoria e prática, proporcionando a troca de
saberes e de experiências, valorizando o universo vocabular da criança, ou seja, investigando
as práticas sociais vivenciadas pelo público alvo. Dessa forma, pretendemos despertar o
interesse de absorção de competências, usando os aprendizados empíricos da comunidade, na
qual os sujeitos estão inseridos e auxiliando de forma consistente no desenvolvimento
cognitivo, utilizando o gênero literário cordel, contribuindo com esta ação para discussão,
narrativa e a construção de aprendizagens significativas, utilizando a pesquisa-ação para o
desenvolvimento epistemológico do educando no processo ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-12-18 |
|
dc.description.abstract |
This scientific work has as main goal nurture the experience of reading practices that
encourage the critical interpretation, curiosity, creativity of learners, valuing its context,
bound in twine literary genre. Starting from the premise that the act of reading and writing can
be enjoyable, from the time that students are encouraged to socialize your existential universe
and discover the reality of other universes. In this context, it was possible to reconcile theory
and practice, providing the exchange of knowledge and experiences, valuing the universal
vocabulary of the child, ie, investigating the lived social practices by the target audience.
Thus, we intend to arouse the interest absorption skills, using empirical learning community,
in which subjects are entered consistently and aiding in cognitive development, using the
literary genre line, contributing to discuss this action, and narrative construction of
meaningful learning, using action research to the epistemological development of the students
in the teaching and learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-16T10:15:00Z |
|
dc.date.available |
2019-09-16 |
|
dc.date.available |
2019-09-16T10:15:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel - lúdico |
|
dc.subject |
Literatura de cordel |
|
dc.subject |
Cordel - gênero textual |
|
dc.subject |
Letramento textual |
|
dc.subject |
Letramento literário |
|
dc.subject |
Literature of twine |
|
dc.subject |
Cordel - textual genre |
|
dc.subject |
Textual literacy |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The playful in the literacy process: using gender literary cord. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Lo lúdico en el proceso de alfabetización: utilizando el género literario cordel. |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. 2013. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo científico tiene como objetivo general brindar oportunidades para la vivencia de prácticas lectoras, que estimulen la interpretación crítica, la curiosidad, la creatividad de los estudiantes, valorando su contexto, apoyados en el género literario de cuerda. Partiendo de la premisa de que el acto de leer y escribir puede ser placentero, desde el momento en que los estudiantes se animen a socializar su universo existencial, y a descubrir la realidad de otros universos. En ese contexto, fue posible conciliar teoría y práctica, propiciando el intercambio de saberes y experiencias, valorizando el universo léxico del niño, o sea, investigando las prácticas sociales vividas por el público objetivo. De esta manera, pretendemos despertar el interés en la absorción de competencias, utilizando los aprendizajes empíricos de la comunidad, en la que se insertan los sujetos y ayudando de manera consistente en el desarrollo cognitivo, utilizando el género literario cordel, contribuyendo con esta acción a la discusión. , la narrativa y la construcción de aprendizajes significativos, utilizando la investigación acción para el desarrollo epistemológico del estudiante en el proceso de enseñanza y aprendizaje. |
|