DSpace/Manakin Repository

O ofício das rezadeiras: convergências e divergências entre o fazer nutricionista.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, C. A. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9980993338119059 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
dc.contributor.referee2 NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.
dc.description.resumo As rezadeiras estão presentes em todo o território brasileiro e são definidas como “uma mulher, geralmente idosa, que tem ‘poderes de cura’ por meio de benzimentos” (CASCUDO, 2004). Elas utilizam da sabedoria ancestral oral acionando saberes originados do sincretismo entre as crenças católica, africana e indígena, apoiadas no uso das plantas medicinais com o intuito de reestabelecer a saúde de seus enfermos. Tais práticas de cura competem num certo sentido com outras formas de tratamento oriundas da medicina oficial, em especial as práticas nutricionistas. Compreende-se por fazer nutricionista, o conjunto de métodos e condutas tomadas pelo nutricionista diante dos dilemas relacionados à alimentação e saúde de grupos sociais e culturais específicos (RECINE, 2013). Neste sentido, pode-se divergir e convergir as práticas tradicionais de cura exercida pelas rezadeiras com os princípios teóricos do fazer nutricionista. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer as convergências e divergências do fazer nutricionista em relação ao uso de remédios caseiros no contexto do oficio das rezadeiras no munícipio de Cuité-PB. O estudo foi predominantemente de cunho qualitativa e se baseou na metodologia do Materialismo Histórico e Dialético (MHD), onde a analise aconteceu através da técnica de análise de discurso de Fiorin (2008) que incluiu unidade amostral de 12 participantes, sendo 8 rezadeiras e 4 nutricionistas. A partir dos dados levantados foi possível montar o universo empírico das rezadeiras e nutricionistas que atuam no município de Cuité-PB e, constatou-se que chás, rezas, lambedores, alimentos e receitas de outros remédios caseiros eram indicados e ensinados pelas rezadeiras aos seus clientes. Fato que diverge das falas apresentadas pelas nutricionistas que alegam o desconhecimento das rezadeias sobre os conhecimentos científicos das plantas e ervas medicinais. Apesar das divergências em tais aspectos, existem situações em que as práticas nutricionistas convergem com as práticas tradicionais de cura das rezadeiras revelando nos dados coletados certo reconhecimento das nutricionistas em relação as rezadeiras, que também são reconhecidas desde a declaração de Alma-Ata de 1978 e atualmente por políticas públicas como a PNPIC que contribuem no sentido de estabelecer pontes entre os conhecimentos científicos e tradicionais. Neste sentido, é de extrema importância a contribuição de todos os envolvidos na 7 construção de formas viáveis que unam os dois tipos de saberes, não negligenciando as dimensões sociais e culturais que perpassam a atuação profissional, contribuindo de modo positivo na saúde de rezadeiras e seus clientes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title O ofício das rezadeiras: convergências e divergências entre o fazer nutricionista. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The rezadeiras are present throughout the Brazilian territory and are defined as "a woman, usually elderly, who has" healing powers "by means of blessings" (CASCUDO, 2004). They use oral ancestral wisdom by triggering knowledge originated from syncretism between Catholic, African and indigenous beliefs, supported by the use of medicinal plants in order to restore the health of their patients. Such healing practices compete in a sense with other forms of treatment from official medicine, especially nutritionist practices. It is understood to be a nutritionist, the set of methods and behaviors taken by the nutritionist in the dilemmas related to food and health of specific social and cultural groups (RECINE, 2013). In this sense, it is possible to diverge and to converge the traditional practices of curing exerted by the rezadeiras with the theoretical principles of doing dietician. Thus, this study had as objective to know the convergences and divergences of the nutritionist doing in relation to the use of home remedies in the context of the office of the rezadeiras in the Municipality of Cuité-PB. The study was predominantly qualitative and based on the methodology of Historical and Dialectical Materialism (MHD), where the analysis took place through Fiorin's discourse analysis technique (2008), which included a sample unit of 12 participants, 8 of whom were rezadeiras and 4 nutritionists. Based on the data collected, it was possible to set up the empirical universe of the rezadeiras and nutritionists who work in the municipality of Cuité-PB and it was found that teas, prayers, lambedores, foods and recipes of other home remedies were indicated and taught by the rezadeiras to their customers. This fact diverges from the statements made by nutritionists who claim the lack of knowledge about the scientific knowledge of plants and herbs. Despite the divergences in these aspects, there are situations in which nutritionist practices converge with the traditional practices of healing of the mourners revealing in the data collected a certain recognition of the nutritionists in relation to the rezadeiras, which have also been recognized since the Alma Ata declaration of 1978 and currently by public policies such as the PNPIC that contribute to establish bridges between scientific and traditional knowledge. In this sense, it is extremely important the contribution of all those involved in the construction of viable ways that unite the two types of knowledge, 9 not neglecting the social and cultural dimensions that permeate the professional performance, contributing positively to the health of rezadeiras and their clients . . . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7020
dc.date.accessioned 2019-09-16T10:52:52Z
dc.date.available 2019-09-16
dc.date.available 2019-09-16T10:52:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde pt_BR
dc.subject Cura pela fé pt_BR
dc.subject Espiritualidade pt_BR
dc.subject Alimentação pt_BR
dc.subject Nutrição pt_BR
dc.subject Health pt_BR
dc.subject Healing by faith pt_BR
dc.subject Spirituality pt_BR
dc.subject Food pt_BR
dc.subject Nutrition pt_BR
dc.subject Salud
dc.subject Curación por fe
dc.subject Alimentación
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Cesár Augusto Viana de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The craft of mourners: convergences and divergences between doing nutritionist. pt_BR
dc.title.alternative El oficio de los dolientes: convergencias y divergencias entre la práctica nutricionista.
dc.identifier.citation LIMA, César Augusto Viana de. O ofício das rezadeiras: convergências e divergências entre o fazer nutricionista. 2018. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Las dolientes están presentes en todo el territorio brasileño y se definen como “una mujer, generalmente anciana, que tiene ‘poderes curativos’ a través de las bendiciones” (CASCUDO, 2004). Utilizan la sabiduría oral ancestral desencadenando conocimientos originados a partir del sincretismo entre creencias católicas, africanas e indígenas, apoyados en el uso de plantas medicinales con el fin de restaurar la salud de sus pacientes. Tales prácticas curativas compiten en cierto sentido con otras formas de tratamiento provenientes de la medicina oficial, especialmente las prácticas nutricionales. Se entiende por ser nutricionista, el conjunto de métodos y conductas que adopta el nutricionista frente a dilemas relacionados con la alimentación y la salud de grupos sociales y culturales específicos (RECINE, 2013). En ese sentido, es posible divergir y converger las prácticas curativas tradicionales ejercidas por los dolientes con los principios teóricos de la práctica nutricionista. Así, este estudio tuvo como objetivo conocer las convergencias y divergencias de la práctica nutricionista en relación al uso de remedios caseros en el contexto del trabajo de los dolientes en el municipio de Cuité-PB. El estudio fue predominantemente de carácter cualitativo y se basó en la metodología del Materialismo Histórico y Dialéctico (MHD), donde el análisis se realizó a través de la técnica de análisis del discurso de Fiorin (2008) que incluyó una unidad muestral de 12 participantes, 8 de los cuales Fueron dolientes y 4 nutricionistas. A partir de los datos recolectados, fue posible ensamblar el universo empírico de los dolientes y nutricionistas que actúan en la ciudad de Cuité-PB, y se constató que se indicaban y enseñaban tés, oraciones, lametones, alimentos y recetas de otros remedios caseros. por los dolientes a sus clientes. Este hecho difiere de las afirmaciones presentadas por los nutricionistas que alegan el desconocimiento de las oraciones sobre el conocimiento científico de las plantas y hierbas medicinales. A pesar de las diferencias en tales aspectos, existen situaciones en las que las prácticas nutricionistas confluyen con las prácticas curativas tradicionales de los dolientes, revelando en los datos recogidos cierto reconocimiento de los nutricionistas en relación a los dolientes, quienes también han sido reconocidos desde la declaración de Alma-Ata de 1978 y actualmente por políticas públicas como el PNPIC que contribuyen a establecer puentes entre el conocimiento científico y el tradicional. En ese sentido, es de suma importancia la contribución de todos los involucrados en la construcción de formas viables que aúnen los dos tipos de saber, sin descuidar las dimensiones sociales y culturales que permean el desempeño profesional, contribuyendo positivamente a la salud de los dolientes y de sus clientes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta