dc.creator.ID |
CORDEIRO, D. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3741508526874255 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Otávio Luis de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, O. L. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4568073180485131 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PAULA, José Carlos de Freitas. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Josivânia Marisa. |
|
dc.contributor.referee3 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho, utilizaram-se métodos da Química Computacional para o desenvolvimento de
material didático, a partir de dados obtidos com os programas GaussView 3.0® e o
Gaussian 03W®. O principal objetivo do trabalho é melhorar o rendimento do processo de
ensino-aprendizagem de conceitos diretamente relacionados às reações químicas. Foram
estudadas as reações de hidrogenação, hidrohalogenação e halogenação. Utilizou-se o método
DFT com o funcional B3LYP e os conjuntos de base 6-31+G*, para as reações de
hidrogenação, e 3-21+G*, para as reações de hidrohalogenação e halogenação. Os resultados
qualitativos e quantitativos obtidos do estudo computacional das reações investigadas são
consistentes com as previsões teóricas. A partir dos resultados computacionais, elaboraram-se
três tutoriais informatizados, um para cada reação sob estudo, abordando diferentes aspectos:
“Estruturas”, “Representação Geral”, “Cargas” e “Energias”. Os tutoriais desenvolvidos
foram aplicados em aulas experimentais, na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental
Orlando Venâncio dos Santos (pública), localizada na cidade de Cuité. As aulas foram
ministradas em laboratórios de informática e em salas de aula para alunos voluntários. A
prática pedagógica adotada foi constituída por cinco encontros e oito aulas de 45 minutos. A
partir da utilização de questionários (pré-teste e pós-teste) foi possível analisar as concepções
alternativas que os alunos possuíam sobre os conceitos abordados, bem como avaliar a
melhoria do processo de ensino-aprendizagem do conceito de “reação química”. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Utilização da química computacional na elaboração de material didático para o ensino de reações químicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
In this work, Computational Chemistry methods were used to develop didactic material, from
data obtained with the GaussView 3.0® and Gaussian 03W® programs. The main objective of
the work is to improve the performance of the teaching-learning process of concepts directly
related to chemical reactions. The hydrogenation, hydrohalogenation and halogenation
reactions were studied. DFT calculations with B3LYP functional and 6-31+G* basis sets, for
hydrogenation reactions, and 3-21+G* for hydrohalogenation and halogenation reactions.
DFT method was used with B3LYP functional and 6-31 + G * basis sets, for hydrogenation
reactions, and B3LYP/3-21+G*, for hydrohalogenation and halogenation reactions. The
qualitative and quantitative results obtained from the computational study of the investigated
reactions are consistent with theoretical predictions. From the computational results, three
tutorials were developed, one for each studied reaction, addressing different aspects:
“Structures”, “General Representation”, “Charges” and “Energies”. The developed tutorials
were applied in experimental classes, in school Orlando Venâncio dos Santos (public), located
in Cuité city. The classes were performed in computer labs and classrooms for student
volunteers. The adopted pedagogical practice was composed of five meetings and eight
classes of 45 minutes. From application of questionnaires (pretest and posttest) were possible
to analyze alternative conceptions that students had about the addressed concepts, and to
evaluate the improvement of teaching and learning of the concept of “chemical reaction”. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7037 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-16T17:11:11Z |
|
dc.date.available |
2019-09-16 |
|
dc.date.available |
2019-09-16T17:11:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química Computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático - quimica |
pt_BR |
dc.subject |
Reações químicas - material didatico |
pt_BR |
dc.subject |
Computational Chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching material - chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical reactions - teaching material |
pt_BR |
dc.subject |
Reacciones químicas - material didáctico |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CORDEIRO, Diego Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Utilization of computational chemistry in the elaboration of didactic material for the teaching of chemical reactions. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uso de la química computacional en el desarrollo de material didáctico para la enseñanza de las reacciones químicas. |
|
dc.identifier.citation |
CORDEIRO, Diego Oliveira. Utilização da química computacional na elaboração de material didático para o ensino de reações químicas. 2010. 68fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En este trabajo se utilizaron métodos de Química Computacional para la elaboración de material didáctico, a partir de datos obtenidos con los programas GaussView 3.0® y Gaussian 03W®. El objetivo principal del trabajo es mejorar el rendimiento del proceso de enseñanza-aprendizaje de conceptos directamente relacionados con las reacciones químicas. Se estudiaron las reacciones de hidrogenación, hidrohalogenación y halogenación. Se utilizó el método DFT con el funcional B3LYP y los conjuntos de bases 6-31+G*, para las reacciones de hidrogenación, y 3-21+G*, para las reacciones de hidrohalogenación y halogenación. Los resultados cualitativos y cuantitativos obtenidos del estudio computacional de las reacciones investigadas son consistentes con las predicciones teóricas. A partir de los resultados computacionales se elaboraron tres tutoriales computarizados, uno para cada reacción en estudio, abordando diferentes aspectos: “Estructuras”, “Representación General”, “Cargas” y “Energías”. Las tutorías desarrolladas fueron aplicadas en clases experimentales, en la Escuela Estadual de Enseñanza Secundaria y Básica (pública) Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en la ciudad de Cuité. Las clases se llevaron a cabo en laboratorios de computación y en aulas para estudiantes voluntarios. La práctica pedagógica adoptada consistió en cinco encuentros y ocho clases de 45 minutos. A partir del uso de cuestionarios (pretest y postest) fue posible analizar las concepciones alternativas que tenían los estudiantes sobre los conceptos abordados, así como evaluar la mejora del proceso de enseñanza-aprendizaje del concepto de “química”. reacción". |
|