DSpace/Manakin Repository

O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2090899643543299 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAULA, José Carlos de Freitas.
dc.contributor.advisor1ID PAULA, J. C. de F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1070998406032540 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Otávio Luís de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.description.resumo Neste trabalho é apresentada uma análise sobre como a natureza da ligação química está sendo apresentada nos livros didáticos de Química no Ensino Médio, já que este conteúdo representa um assunto de fundamental importância, essencial para um melhor entendimento das transformações que ocorrem em nosso mundo. O livro didático é uns dos principais recursos mediadores do processo de ensino–aprendizagem, devido à falta de outros instrumentos de ensino. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise sobre a natureza da ligação química apresentada nos livros de Química recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e resgatar as dificuldades conceituais que os alunos apresentam sobre o tema “ligações químicas”. Utilizou-se os seguintes conjuntos de critérios como base de comparação sobre como os livros trabalham tais conceitos: história da química, relação energia/ligação química, abordagem “orbitais atômicos” e “orbitais moleculares”, representação da ligação e contextualização. objetivando um resgate das concepções que os alunos têm sobre a natureza da ligação química, foi aplicado um questionário aos alunos da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos (pública), localizada na cidade de Cuité-PB. Os resultados revelaram que os livros didáticos de Química apresentam limitações nos critérios investigados, pois se encontram desvinculados da realidade dos alunos, em desacordo, por vezes, com o seu desenvolvimento cognitivo, organizados em capítulos estanques, reforçando a aprendizagem memorística e apresentando vários obstáculos à aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract This paper presents an analysis of how the nature of the chemical bond is being presented in textbooks of high school chemistry, as the contents of chemical bonds represent a matter of fundamental importance and this knowledge is essential to a better understanding of the transformations that occur and our world. The textbook is one of the major mediators of resource teaching - learning process, due to lack of other teaching tools, it is an important instrument of homogenization of concepts, contents and educational methodologies. From this perspective, the general objective of this research was to conduct an analysis on the nature of the Chemical Bond presented in chemistry textbooks recommended by the National Program of Textbooks for Teaching and redeem the conceptual difficulties that students have on the topic links chemical. We used the following sets of criteria as a basis for comparison as these concepts work books: History of chemistry, the energy/chemical bond, OM and AO approach, representation of bond, in context. To make a rescue of the concepts that students have about the nature of chemical bonding, we applied the questionnaire to students at Public School Orlando Venancio dos Santos, located in the town of Cuité-PB. Therefore, the results revealed that all of chemistry textbooks present limitations of the criteria investigated, since they are disconnected from the reality of students, sometimes at odds with their cognitive development, organized into chapters watertight, reinforce learning and provide memory several barriers to student learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7039
dc.date.accessioned 2019-09-16T17:34:13Z
dc.date.available 2019-09-16
dc.date.available 2019-09-16T17:34:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Ligação Química pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Textbooks pt_BR
dc.subject Chemical Bonding pt_BR
dc.subject Chemical Education pt_BR
dc.subject Libro de texto
dc.subject Enlace químico
dc.subject Enseñanza de la química
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Erinéia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The chemical links content in high school textbooks. pt_BR
dc.title.alternative El contenido de enlaces químicos en los libros de texto de secundaria.
dc.identifier.citation SANTOS, Erinéia da Silva. O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio. 2010. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010. pt_BR
dc.description.resumen En este trabajo se presenta un análisis sobre cómo se está presentando la naturaleza del enlace químico en los libros de texto de Química en la Educación Secundaria, ya que este contenido representa un tema de fundamental importancia, imprescindible para una mejor comprensión de las transformaciones que ocurren en nuestro mundo. El libro de texto es uno de los principales recursos mediadores del proceso de enseñanza-aprendizaje, debido a la carencia de otros instrumentos didácticos. En esta perspectiva, el objetivo general de esta investigación fue realizar un análisis de la naturaleza del enlace químico presentado en los libros de Química recomendados por el Programa Nacional de Libros de Texto para la Enseñanza Media (PNLEM) y rescatar las dificultades conceptuales que presentan los estudiantes al el tema "enlaces químicos". Los siguientes conjuntos de criterios se utilizaron como base para comparar cómo funcionan los libros con tales conceptos: historia de la química, relación energía/enlace químico, enfoque de "orbitales atómicos" y "orbitales moleculares", representación de enlaces y contextualización. Con el objetivo de rescatar las concepciones que los estudiantes tienen sobre la naturaleza del enlace químico, se aplicó un cuestionario a estudiantes de la Escuela Estadual Orlando Venâncio dos Santos (pública), ubicada en la ciudad de Cuité-PB. Los resultados revelaron que los libros de texto de Química tienen limitaciones en los criterios investigados, ya que están desconectados de la realidad de los estudiantes, a veces en desacuerdo con su desarrollo cognitivo, organizados en capítulos sellados, reforzando el aprendizaje de memoria y presentando varios obstáculos para el aprendizaje de los estudiantes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta