DSpace/Manakin Repository

Uma arquitetura para sistemas inteligentes de suporte ao usuário.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GORGONIO, F. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7375286161719016 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNEDA, Edilson.
dc.contributor.advisor1ID FERNEDA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2531761427648020 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.referee2 COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.
dc.description.resumo Sistemas help desk para dar suporte a assistência de clientes tem se tornado cruciais para o mundo competitivo da economia globalizada. Nesse contexto. sistemas help desk são sistemas computacionais que tem um papel muito importante na relação entre organizações inteligentes e seus clientes. Sistemas help desk são obtidos pela aplicação de técnicas de Inteligencia Artificial tais como raciocínio Baseado em Casos (RBC). metodologias baseadas em conhecimento e Data Mining. Alem disso. recursos de Internet, apesar de apenas estar "engatinhando". tende a ser de grande valia para a modelagem de sistemas help desk. O presente trabalho trata da combinação desses recursos. Os objetivos dessa dissertação são apresentar as metodologias correntes que tem sido utilizadas na construção dos sistemas help desk atuais e propor uma arquitetura hibrida para sistemas help desk inteligentes consistindo da combinação (i) de recursos Internet; (ii) da abordagem RBC; e (Hi) da abordagem baseada em regras. No modelo aqui proposto. nosso esforço central para promover a interação do usuário com o sistema para que o próprio usuário busque. ampla e intensivamente, respostas ao seu problema através de sistemas baseados em conhecimento. Na arquitetura proposta. soluções para problemas enfrentados por clientes de organizações são armazenadas como casos RBC (o par <problema, solução >) ou regras heurísticas. sendo a Internet o veículo para a navegação do usuário durante um processo de questão-resposta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação
dc.title Uma arquitetura para sistemas inteligentes de suporte ao usuário. pt_BR
dc.date.issued 1999-07-28
dc.description.abstract Help desk systems for supporting clients assistance are becoming crucial for the competitive world of a globalized economy. In this context, help desk systems are computer systems playing a very mportant role in the relationship between intelligent organizations and their clients. Help desk systems are obtained by the application of Artificial Intelligence technologies such asCase-based reasoning (CBR), Knowledge-based methodologies and Data Mining. Also Internet resources, although still being in its infancy, tend to be of great value for the modelling of intelligent help desk systems. The present work deals with the combination of these resources. This dissertation has a two fold objective: firstly, we survey the current methodologies that have been used for the construction of today help desk systems: secondely. we propose a hybrid architecture for intelligent help desk systems consisting of a combination of: (i) Internet resources; (ii) CBR approach: and (Hi) Rule-based approach. In this proposed model our central effort is to promote the user interaction with the system in such a way as to equip the user himself for searching problem answers through the use of large and intensive know ledge-based systems. In the proposed architecture, solutions for problems brought by clients of organizations are stored as eitherCBR cases (the pair <problem, solution>) or heuristic rules, being the Internet the vehicle for user navigation during a questionanswering process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7101
dc.date.accessioned 2019-09-18T14:18:30Z
dc.date.available 2019-09-18
dc.date.available 2019-09-18T14:18:30Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial
dc.subject Sistemas Baseados em Conhecimento
dc.subject Help Desk
dc.subject Raciocínio Baseado em Casos (RBC)
dc.subject Metodologias Baseadas em Conhecimento
dc.subject Metodologias Baseadas em Data Mining
dc.subject Arquitetura Híbrida para Sistemas Help Desk
dc.subject Artificial Intelligence
dc.subject Knowledge-Based Systems
dc.subject Case Based Reasoning (RBC)
dc.subject Knowledge-Based Methodologies
dc.subject Methodologies Based on Data Mining
dc.subject Hybrid Architecture for Help Desk Systems
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GORGÔNIO, Flavius da Luz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An architecture for intelligent user support systems. pt_BR
dc.identifier.citation GORGÔNIO, Flavius da Luz e. Uma arquitetura para sistemas inteligentes de suporte ao usuário. 1999. 95f. (Dissertação) Mestrado em Informática, Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7101 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta