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Controle higiênico-sanitário por meio de treinamento de manipuladores de alimentos em escolas de um município de pequeno porte da Paraíba.

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dc.creator.ID BARROS, N. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7889682559951163 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Dalyane Laís da Silva.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, D. L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5114171038031643 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 GONDIM, Carolina de Miranda.
dc.contributor.advisor-co1ID GONDIM, C. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2084217292992418 pt_BR
dc.contributor.referee1 JERÔNIMO, Heloisa Maria Ângelo.
dc.description.resumo O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) funciona no Brasil levando em conta a necessidade de acesso à alimentos sem ferir os demais direitos humanos básicos, leva também em consideração a disponibilidade de alimentos microbiologicamente seguros que não permitam a veiculação doenças. A implementação de medidas de controle higiênico-sanitário neste tipo de serviço é fundamental para minimizar o risco de ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). As DTAs são preocupações relacionadas à saúde pública, tendo maior relevância em cozinhas escolares, já que os consumidores dos alimentos ali produzidos são crianças e adolescentes, grupo mais susceptível a toxinfecções alimentares. O presente trabalho objetivou avaliar as boas práticas de higiene e manipulação de alimentos em escolas públicas de ensino fundamental da zona urbana de um município de pequeno porte da Paraíba. Para isto, foram aplicados checklists diagnósticas e confirmativas nas escolas estudadas, antes e após realização de treinamento dos manipuladores, sendo também realizadas análises microbiológicas das mãos dos manipuladores para fins de validação dos métodos de higienização. Verificou-se que a necessidade de capacitação desses manipuladores era evidente, já que os resultados das checklists diagnósticas mostraram significativas inadequações e que as análises microbiológicas se mostraram positivas para contaminação pelos micro-organismos averiguados, em sua maioria, indicando risco potencial de DTAs pois os perigos vão além dos microbiológicos. Com isso, demonstrase a importância de um treinamento adequado e constante desses manipuladores de alimentos, contribuindo para redução da ocorrência de falhas durante a manipulação dos alimentos e com isso casos de DTAs em crianças, possibilitando a elas um melhor desenvolvimento físico e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title Controle higiênico-sanitário por meio de treinamento de manipuladores de alimentos em escolas de um município de pequeno porte da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-28
dc.description.abstract The National School Feeding Program (PNAE) operates in Brazil taking into account the need for access to food without violating other basic human rights, it also takes into account the availability of microbiologically safe foods that do not allow disease to spread. The implementation of hygienic-sanitary control measures in this type of service is fundamental to minimize the risk of occurrence of food-borne diseases (DTAs). DTAs are public health concerns, with greater relevance in school kitchens, since the consumers of the foods produced there are children and adolescents, the group most susceptible to food poisoning. The present work aimed to evaluate the occurrence of good hygiene practices and food handling in public elementary schools in the urban area of a small municipality of Paraíba. For this, diagnostic and confirmatory checklists were applied in the schools studied, before and after training of the manipulators, and microbiological analyzes of hand swabs were also developed for comparative purposes. It was verified that the necessity of training of these manipulators was evident, since the microbiological analyzes proved to be positive for contamination by the microorganisms verified, for the most part, and that the results of the diagnostic checklists showed significant inadequacies, indicating potential risk of microbial contamination of meals and consequent DTAs. Thus, it is demonstrated the importance of adequate and constant training of these food handlers, contributing to reduce the occurrence of failures during food handling and thus cases of DTAs in children, allowing them a better physical development and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7108
dc.date.accessioned 2019-09-18T15:55:43Z
dc.date.available 2019-09-18
dc.date.available 2019-09-18T15:55:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Segurança alimentar pt_BR
dc.subject Checklist pt_BR
dc.subject PNAE pt_BR
dc.subject Swab pt_BR
dc.subject Boas práticas pt_BR
dc.subject Food security pt_BR
dc.subject Good habits pt_BR
dc.subject Inocuidad de los alimentos
dc.subject Lista de verificación
dc.subject Buenas prácticas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Natallia de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hygienic-sanitary control through training of food handlers in schools in a small municipality of Paraíba. pt_BR
dc.title.alternative Control higiénico-sanitario a través de la formación de manipuladores de alimentos en escuelas de una pequeña ciudad de Paraíba.
dc.identifier.citation BARROS, Natallia de Oliveira. Controle higiênico-sanitário por meio de treinamento de manipuladores de alimentos em escolas de um município de pequeno porte da Paraíba. 2018. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen El Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) actúa en Brasil teniendo en cuenta la necesidad de acceso a los alimentos sin vulnerar otros derechos humanos básicos, también tiene en cuenta la disponibilidad de alimentos microbiológicamente seguros que no permitan la propagación de enfermedades. La implantación de medidas de control higiénico-sanitarias en este tipo de servicios es fundamental para minimizar el riesgo de enfermedades transmitidas por alimentos (ATD). Los DTA son preocupaciones relacionadas con la salud pública, teniendo mayor relevancia en los comedores escolares, ya que los consumidores de los alimentos allí producidos son niños y adolescentes, el grupo más susceptible a las intoxicaciones alimentarias. El presente estudio tuvo como objetivo evaluar las buenas prácticas de higiene y manipulación de alimentos en escuelas primarias públicas del área urbana de un pequeño municipio de Paraíba. Para ello, se aplicaron listas de cotejo diagnósticas y confirmatorias en las escuelas estudiadas, antes y después de capacitar a los manipuladores, y también se realizaron análisis microbiológicos de las manos de los manipuladores con el fin de validar los métodos de higiene. Se constató que era evidente la necesidad de capacitar a estos manipuladores, ya que los resultados de las listas de verificación diagnóstica mostraron insuficiencias significativas y que los análisis microbiológicos fueron positivos para contaminación por los microorganismos investigados, en su mayoría, indicando un riesgo potencial de DTA ya que los peligros van más allá los microbiológicos. Con esto se demuestra la importancia de una adecuada y constante capacitación de estos manipuladores de alimentos, contribuyendo a la reducción de la ocurrencia de fallas durante la manipulación de los alimentos y con ello los casos de DTA en los niños, permitiéndoles un mejor desarrollo físico y aprendizaje.


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