DSpace/Manakin Repository

Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PRATA, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3915142018959070 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, L. A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 pt_BR
dc.contributor.referee1 VITAL, Adriana Meira.
dc.contributor.referee2 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.prata
dc.description.resumo O tema Economia Solidaria vem sendo cada vez mais discutido na atualidade. Este trabalho partiu de uma inquietação a respeito da discussão sobre Economia Solidaria nas escolas, mais especificamente nas salas de aula de EJA. Durante o curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos com enfase em Economia Solidaria, na UFCG, Sumé/PB, foram discutidos amplamente os conceitos relativos a esta economia alternativa, sempre buscando estabelecer relações entre educação de jovens e adultos e economia como uma forma de modificar uma realidade social insustentável, gerada pelo atual sistema econômico: o Capitalismo. Entretanto, não se sabe como se da esta discussão nas escolas nem se de fato ela ocorre. Assim, buscou-se ao longo desta investigação identificar a percepção que os jovens e adultos, estudantes, tem sobre Economia Solidaria. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar a importância de disseminar a perspectiva da Economia Solidaria nas escolas para alunos de EJA, visando oferecer uma nova visão a este publico, que tanto busca inserir-se no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa junto a estudantes de EJA de uma escola municipal do município de Monteiro - PB, e verificou-se que estes estudantes nunca ouviram falar sobre os princípios da Economia Solidaria, portanto, precisam conhecer a Economia Solidaria e assim disseminar esta nova economia que prega a igualdade, união, sustentabilidade e solidariedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-30
dc.description.abstract The theme Solidarity Economy has been increasingly discussed today. This paper came from a concern about the discussion about Solidarity Economy in schools, more specifically in the EJA classrooms. During the specialization course in Youth and Adult Education with emphasis in Solidarity Economy, at UFCG, Sumé / PB, the concepts related to this alternative economy were widely discussed, always seeking to establish relationships between youth and adult education and economics as a way of modifying an unsustainable social reality, generated by the current economic system: Capitalism. However, it is not known how this discussion in schools occurs or if it actually occurs. Thus, we sought throughout this investigation to identify the perception that young people and adults, students, have about Solidary Economy. Thus, the present work aims to present the importance of disseminating the perspective of Solidarity Economy in schools for students of EJA, aiming to offer a new vision to this public, which seeks so much to enter the job market. A descriptive-exploratory research was conducted, with a qualitative approach with students of EJA from a municipal school in the city of Monteiro - PB, and it was found that these students have never heard about the principles of Solidary Economy, therefore, need to know the Solidarity Economy and thus disseminate this new economy that preaches equality, unity, sustainability and solidarity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133
dc.date.accessioned 2019-09-19T11:17:59Z
dc.date.available 2019-09-19
dc.date.available 2019-09-19T11:17:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Percepção pt_BR
dc.subject Youth and adult education   pt_BR
dc.subject Solidarity economy   pt_BR
dc.subject Perception pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PRATA, Amanda da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative EJA students' perception of solidarity economy. pt_BR
dc.identifier.citation PRATA, Amanda da Silva. Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. 2013. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta