dc.creator.ID |
QUEIROZ, I. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9369624981100653 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luiz Antônio Coêlho da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, L. A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.queiroz1 |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho discutiu-se a relação entre a educação e o teatro. O objetivo geral foi
avaliar a utilização do Teatro do Oprimido nas turmas de EJA para a transmissão de
princípios de economia solidaria. Para tanto, aproximamos as teorias da pedagogia
do oprimido de Paulo Freire com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. A
metodologia do trabalho foi de caráter descritivo-exploratório, com estudo de caso e
com pesquisa ação, através da aplicação de questionário. Tem-se a pedagogia do
oprimido como referencial teórico baseado no dialogo, na conscientização e
humanização das praticas sociais, bem como um saber referenciado no saber
popular e como uma construção coletiva. O Teatro do Oprimido de Augusto Boal
inspirou-se nas praticas dialógicas freireanas e se instrumentaliza da cultura como
arma de luta politica pela expressão dos sujeitos e pela luta social dos excluídos.
Investigamos o contexto social da EJA, como grupo social excluído. Preocupa-nos,
sobretudo como transmitir valores e princípios de economia solidaria em uma
sociedade hegemonicamente capitalista. De forma geral, observou-se a importância
da técnica do teatro fórum e de outras técnicas do conjunto do Teatro do Oprimido,
dos jogos teatrais ou modalidades do fazer teatro para uma formação, a longo prazo,
em economia solidaria, como uma sugestão de melhoria social versus o capitalismo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
In this paper we intend to discuss the relationship between education and theater. For
this approach the theories of Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire with the
Theatre of the Oppressed by Augusto Boal. Taking the Pedagogy of the Oppressed
as a theoretical based on dialogue, awareness and humanization of social practices
as well as knowledge referenced in popular knowledge and as a collective. The
Theater of the Oppressed by Augusto Boal inspired by the dialogical practices of
Paulo Freire and is instrumentalized culture as a weapon of political struggle for the
expression of social struggle and the subject of the excluded. Investigate the social
context of adult education as a social group excluded. We are concerned primarily as
to transmit values and principles of solidarity economy in a capitalist society
hegemonically. In general, we observed the importance of technical theater forum
and other techniques set the Theater of the Oppressed, games or theatrical modes of
doing theater for training, long-term, economic solidarity, as a suggestion for
improvement social versus capitalism. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-19T12:23:31Z |
|
dc.date.available |
2019-09-19 |
|
dc.date.available |
2019-09-19T12:23:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROZ, Ivandro Batista de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The theater of the oppressed as pedagogical mediation in EJA class: challenges and possibilities for the formation in solidary economy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUEIROZ, Ivandro Batista de. O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria. 2013. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144 |
pt_BR |