DSpace/Manakin Repository

Mulheres, estrangeiras e sábias: apropriação do feminino de Medeia em Gota d’Água.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, V. K. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8047812355787300 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 pt_BR
dc.contributor.referee1 AGUIAR, José Otávio.
dc.contributor.referee2 CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
dc.description.resumo A escrita sobre o feminino, quer seja no âmbito literário, quer seja no científico, fez parte da zona de silêncio em diversos momentos da história. Em 1975, no Ano Internacional da Mulher, Chico Buarque e Paulo Pontes escreveram uma peça intitulada Gota D’água: uma tragédia brasileira. Esta obra dava uma nova face à conhecida personagem trágica Medeia: a de Joana. Medeia de Eurípides fora representada em 431 a.c., no período clássico da Grécia Antiga. Ambas compartilharam o lugar de mulheres, estrangeiras e sábias; em meio às aproximações e distanciamentos, marcados pela escrita de diferentes dramaturgos, em contextos sociais, políticos e temporais distintos. Destarte, através da análise das representações dos modelos femininos dos escritores, da apropriação feita por Chico Buarque e Paulo Pontes e pensando que as narrativas tornam acessíveis as experiências humanas no tempo, problematizo como o amor, a dor e a vingança demonstradas nas tragédias indicam as idealizações do modelo de mulheres, os conflitos de gênero, e as condições sociais que estavam subsumidas de acordo com cada período histórico. Compreendendo como se dá, no processo da história, as rupturas e continuidades no que concerne ao feminino representado no teatro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Mulheres, estrangeiras e sábias: apropriação do feminino de Medeia em Gota d’Água. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/714
dc.date.accessioned 2018-05-16T21:11:45Z
dc.date.available 2018-05-16
dc.date.available 2018-05-16T21:11:45Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Tragédia Grega pt_BR
dc.subject Teatro Brasileiro pt_BR
dc.subject Feminino - Escrita pt_BR
dc.subject Tragédie Grecque pt_BR
dc.subject Théâtre Brésilien pt_BR
dc.subject Femmelle pt_BR
dc.subject Femmelle pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Valtyana Kelly da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, V. K. da. Mulheres, estrangeiras e sábias: apropriação do feminino de Medeia em Gota d’Água. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/714 pt_BR
dc.description.resumen L'écriture sur le féminin, que ce soit dans le domaine littéraire ou scientifique, faisait partie de la zone de silence à différents moments de l'histoire. En 1975, à l'occasion de l'Année internationale de la femme, Chico Buarque et Paulo Pontes ont écrit une pièce intitulée Gota D’água: uma tragédia brasileira. Ce travail a donné un nouveau visage au personnage tragique Medeia: de la Joana. Medeia d'Euripides était représentée en 431 a.c., à l'époque classique de la Grèce antique. Tous deux partageaient la place des femmes, étrangères et sages; au milieu des approches et des distances, marquées par l'écriture de différents dramaturges, dans différents contextes sociaux, politiques et temporels. Ainsi, à travers de l'analyse des représentations des modèles féminins d'écrivains, de l'appropriation faite par Chico Buarque et Paulo Pontes, et en pensant que les récits rendent les expériences humaines accessibles à temps, je problématise comment l'amour, la douleur et la vengeance démontrent les tragédies indiquer les idéalisations du modèle féminin, les conflits de genre, et les conditions sociales qui ont été subsumés selon chaque période historique. Comprendre comment, dans le processus de l'histoire, se produisent les ruptures et les continuités féminines représentées au théâtre.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta