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Uma abordagem híbrida para a renderização não fotorrealística de vídeos digitais.

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dc.creator.ID ARRUDA, F. A. P. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6388763736916508 pt_BR
dc.contributor.advisor1 QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
dc.contributor.advisor1ID QUEIROZ, J. E. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1354871864610613 pt_BR
dc.contributor.advisor2 GOMES, Herman Martins.
dc.contributor.advisor2ID GOMES, H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Joseana Macedo Fechine Régis de.
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Bruno Motta de.
dc.contributor.referee3 MELCHER, Elmar Uwe Kurt.
dc.contributor.referee4 BATISTA, Leonardo Vidal.
dc.description.resumo A renderização não fotorrealística (NPR - Non-Photorealistic Rendering) ou estilizada (Stylized Rendering), constitui uma subárea importante e em expansão, comum às áreas da Computação Gráfica (CG) e do Processamento Digital de Imagens (PDI). A NPR visa à geração de imagens ou vídeos que se destacam pela expressividade do resultado final e pela exibição de características que traduzem emoções. Destacam-se como importantes desafios nesta área: (i) variações nas condições de iluminação do vídeo de entrada; (ii) requisitos computacionais elevados para a renderização de vídeos; (iii) dificuldades na configuração dos parâmetros característicos das técnicas propostas, a fim de se produzir resultados equivalentes sobre uma gama mais ampla de gêneros de vídeos de entrada; (iv) dificuldades na renderização de vídeos de forma temporalmente coerente; e (v) dificuldades no processo de avaliação dos resultados produzidos. Esta tese insere-se neste contexto, tendo como foco a definição de uma abordagem original para a renderização não fotorrealística de vídeos ao estilo de cartuns. A abordagem proposta, validada a partir de uma aplicação de software, consiste na agregação de seis módulos que apresentam alterações quanto à abordagem fundamentada na suavização por difusão anisotrópica, especificamente no que diz respeito: (i) à modificação da equação de parada-na-aresta da técnica original; (ii) ao uso de bordas destinadas à estilização e orientação do processo de suavização; (iii) à combinação das abordagens de detecção de bordas e suavização por difusão anisotrópica; e (iv) ao aumento da homogeneidade cromática intrarregional e da saturação do resultado obtido. Foi conduzido um processo de avaliação experimental, a partir do qual a abordagem proposta foi comparada a quatro abordagens concorrentes. Após um processo de votação por usuários, a análise dos dados coletados foi conduzida a partir da administração de testes F ANOVA fator único, seguido de testes de comparação de médias, visando a evidenciar as melhorias associadas à estilização produzida pela abordagem proposta. Tendo sido mais bem avaliada, em relação às abordagens comparadas, no tocante à preferência visual direta, à melhor definição de bordas e ao efeito de estilização resultante e à produção de cintilação e artefatos espúrios equivalentes àqueles produzidos pelas abordagens concorrentes comparadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Uma abordagem híbrida para a renderização não fotorrealística de vídeos digitais. pt_BR
dc.date.issued 2014-03-28
dc.description.abstract Non-photorealistic rendering (NPR) or stylized rendering is an important growing area of Computer Graphics and Image Processing. NPR is mainly concerned with the generation of images or videos that can have an expressive appeal with regards to the display of features that convey emotions. Some research challenges include: (i) coping with variations in the lighting conditions of the input video; (ii) demanding computational requirements for video rendering; (iii) difficulties in parameter adjustment for each compared approach for a wide range of input videos; (iv) processing videos in a temporally coherent manner; (v) difficulties in the evaluation process. In such a context, this thesis aims at the conception of an original approach to generate stylized videos. The proposed approach was validated by means of a software application, consisting of a six-step pipeline, based on the rendering of each video frame by a modified anisotropic diffusion technique. More specifically, the modifications include: (i) the replacement of the original edge stopping function; (ii) the usage of edges to stylize and guide the diffusion process; (iii) the combination of the detected edges and smoothing by anisotropic diffusion; and (iv) the increase of the saturation and intraregional chromatic homogeneity of the obtained result. A comparative, subjective experimental evaluation of the proposed approach and four concurrent ones was performed, which was based on a user voting scheme. The goal of the evaluation was to highlight improvements in the results of the proposed approach. One-Way ANOVA F-tests followed with multiple means comparison tests, were performed on the results. The proposed approach has obtained better results compared to the four other approaches, regarding the direct visual preference, improved edge definition and stylization. In addition, the results of the proposed approach contain spurious artifacts and flickering which are equivalent with those produced by the compared approaches. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7169
dc.date.accessioned 2019-09-20T09:39:51Z
dc.date.available 2019-09-20
dc.date.available 2019-09-20T09:39:51Z
dc.type Tese pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARRUDA, Francisco de Assis Pereira Vasconcelos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A hybrid approach to non-photorealistic rendering of digital videos. pt_BR
dc.identifier.citation ARRUDA, Francisco de Assis Pereira Vasconcelos de. Uma abordagem híbrida para a renderização não fotorrealística de vídeos digitais. 2014. 246f. (Tese de Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7169 pt_BR


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