DSpace/Manakin Repository

Uma abordagem para analisar a atenção de espectadores utilizando visão computacional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, Í. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8530154038678495 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Herman Martins.
dc.contributor.advisor1ID GOMES, H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 pt_BR
dc.contributor.advisor2 PEREIRA, Eanes Torres.
dc.contributor.advisor2ID PEREIRA, E. T. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2030738304003254 pt_BR
dc.description.resumo A Sinalização Digital consiste na transmissão de conteúdo via mídia digital, sendo normalmente utilizada por meio de painéis informativos dispostos em locais públicos para despertar a atenção dos espectadores. A pesquisa descrita nesta dissertação, consistiu em criar um aparato para exibição de vídeos e gravação do ambiente, análise e modelagem da atenção dos espectadores quanto à exibição de vídeos em um cenário de sinalização digital. No estudo, foram utilizadas ferramentas de visão computacional para categorizar os espectadores por gênero e faixa etária. A partir do registro dos anúncios exibidos e da classificação dos espectadores foram automaticamente construídas Redes Bayesianas, as quais representaram corretamente o perfil dos espectadores com área sob a ROC de 0,82. Durante a realização da pesquisa,foram evidenciadas lacunas na validação de classificadores de idade utilizando imagens de faces. Para tratar tais lacunas,uma abordagem de estratificação de faixas etárias foi proposta para treinar uma rede neural que obteve desempenho superior ao estado da arte,que foi de 72% quando validado na base de faces MORPH. Para que fosse possível realizar esta pesquisa, devido à inexistência de uma base de vídeos disponível publicamente com rótulos categorizando seus conteúdos, foi criada uma base de vídeos contendo 152 vídeos rotulados manualmente em seis categorias. As análises dos vídeos dos espectadores utilizando as imagens de suas faces e a classificação de tais imagens em relação ao gênero e a idade indicou que indivíduos pertencentes a categorias diferentes dedicam diferentes graus de atenção a vídeos diferentes. Assim, o sistema desenvolvido pode ser utilizado na categorização dos espectadores, para exibição de anúncios de forma automática como forma de auxílio na alocação do tempo de exibição das empresas anunciantes, dentre outras aplicações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uma abordagem para analisar a atenção de espectadores utilizando visão computacional. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract DigitalSignageconsistsincontenttransmissionbydigitalmedia,veryoftenusinginformative panels displayed in public places for audience attention arouse. The research described in this dissertation, consists in creating a method for video display, environment recording, and attention modeling in video display for digital signage scenarios. In this study, computer vision tools were used to categorize audience by gender and age group. Bayesian Networks were automatically builtusing there cords obtained from transmittedads, in which the correct audience profile representation had area under the curve (AUC) of 0.82. When performing this research, it were observed gaps in validation of age classifiers using faces. To address these deficiencies, an age stratification approach was proposed to train a neural network that achieved superior performance in comparison with the state of the art which was 72% when validated on the MORPH face dataset. To make it possible to carry out this research, due to the lack of a publicy available dataset of labeled videos, a video dataset was created containing 152 videos manually labeled in six categories. The analysis of the faces of the viewer and the classification of such images with respect to gender and age indicated that the individuals belong to different categories that dedicated varying degrees of attention todifferentvideos. Thus,thesystemdevelopedcanbeusedinthecategorizationofthespectators, for automatically transmitted advertisements as a way to aid in the allocation of time for the transmission of advertising companies, among other applications. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/716
dc.date.accessioned 2018-05-17T10:49:40Z
dc.date.available 2018-05-17
dc.date.available 2018-05-17T10:49:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sinalização Digital pt_BR
dc.subject Análise da Atenção de Espectadores pt_BR
dc.subject Estimação de Idade e de Gênero pt_BR
dc.subject Deep Learning pt_BR
dc.subject Digital Signage pt_BR
dc.subject Spectators Attention Analysis pt_BR
dc.subject Gender and Age Estimation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ítalo de Pontes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.relation HP pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, I. de P. Uma abordagem para analisar a atenção de espectadores utilizando visão computacional. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/716 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta