DSpace/Manakin Repository

Avaliação da percepção ambiental de um grupo de alunos do ensino médio, município de Aurora-CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TORQUATO, C. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9441841724158525 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Josué Pereira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, José Deomar de Souza.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo Os debates sobre as questões ambientais mostram a necessidade da sociedade em conhecer o meio no qual está inserida. Neste sentido, está cada vez mais perceptível que os seres humanos para melhor conhecerem o ambiente que habitam, devem ser inicialmente ecologicamente alfabetizados. Nesse contexto a Educação Ambiental representa como um processo por meio do qual se constroem conhecimentos, aptidões, posturas e habilidades voltadas para a conservação do meio ambiente e a sua sustentabilidade. A escola contribui para essa construção por ser percebida como um espaço favorável para introdução de novas idéias além de desempenhar um papel significativo na construção e também nas mudanças de atitudes dos indivíduos. Tendo como foco a análise comparativa entre a percepção ambiental de alunos de duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, sendo uma da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado e a outra da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, ambas localizadas na cidade de Aurora-CE, realizou-se um estudo onde se evidenciou o nível de conhecimento e a conscientização dos alunos correspondentes aos temas da educação ambiental. Foram aplicados questionários para obtenção de dados que possibilitaram a reflexão desta pesquisa. A partir das informações é possível concluir que os educandos possuem uma visão limitada a respeito da noção de alguns conceitos como o de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, por exemplo. No entanto, apresentam um significativo conhecimento e visível preocupação quanto aos problemas ambientais da comunidade local. A partir das discussões feitas no decorrer do trabalho é possível entender que avaliar a percepção ambiental dos alunos é importante para o desenvolvimento de ações educativas mais pontuais e direcionadas que culminem em resultados realmente eficazes. Essas ações têm como finalidade estimular o aluno e a sociedade a conservar e preservar as condições ideais de qualidade ambiental, além de promover a integração entre os alunos e o seu local de vivência pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Avaliação da percepção ambiental de um grupo de alunos do ensino médio, município de Aurora-CE. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Discussions on environmental issues show the need for society to know the environment in which it operates. In this sense, it is increasingly apparent that human beings to better understand the environment they inhabit, should initially be ecologically educated. In this context environmental education is as a process by which to build knowledge, skills, attitudes and skills aimed at conservation of the environment and its sustainability. The school contributes to this construction to be perceived as a favorable place to introduce new ideas, and play a significant role in building and also the changes in attitudes of individuals. With the comparative analysis focus between environmental perception in students from two class third the average level of classes of schools, EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado and EEFM Monsenhor Vicente Bezerra, in the city of Aurora-CE, there was a study that showed the level of knowledge and awareness of students corresponding to the themes of environmental area. Questionnaires were used to obtain data that will allow for reflection of this research. From the data collected we can conclude that about the notion of concepts such as environment and sustainable development, for example, the students of the two institutions have limited vision, but the environmental problems of the local community the results show a significant knowledge and visible concern. From the discussions made in this work is possible to understand that assess the environmental perception of students is of utmost importance for the development of more specific actions aimed culminating into effective results. These actions have to stimulate students and society to conserve and preserve the ideal conditions of environmental quality, and promote the integration of students and their place of living. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7214
dc.date.accessioned 2019-09-24T12:03:21Z
dc.date.available 2019-09-24
dc.date.available 2019-09-24T12:03:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental- Aurora- CE pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente- estudo e ensino pt_BR
dc.subject Environmental Education- Aurora- CE pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Environment- study and teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TORQUATO, Cicera Hildervânia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental perception assessment of a group of high school students, municipality of Aurora-CE. pt_BR
dc.identifier.citation TORQUATO, Cícera Hildervânia. Avaliação da percepção ambiental de um grupo de alunos do ensino médio, município de Aurora-CE. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta