dc.creator.ID |
TORQUATO, C. H. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9441841724158525 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Josué Pereira da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, José Deomar de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.description.resumo |
Os debates sobre as questões ambientais mostram a necessidade da sociedade em conhecer o meio no qual está inserida. Neste sentido, está cada vez mais perceptível que os seres humanos para melhor conhecerem o ambiente que habitam, devem ser inicialmente ecologicamente alfabetizados. Nesse contexto a Educação Ambiental representa como um processo por meio do qual se constroem conhecimentos, aptidões, posturas e habilidades voltadas para a conservação do meio ambiente e a sua sustentabilidade. A escola contribui para essa construção por ser percebida como um espaço favorável para introdução de novas idéias além de desempenhar um papel significativo na construção e também nas mudanças de atitudes dos indivíduos. Tendo como foco a análise comparativa entre a percepção ambiental de alunos de duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, sendo uma da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado e a outra da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, ambas localizadas na cidade de Aurora-CE, realizou-se um estudo onde se evidenciou o nível de conhecimento e a conscientização dos alunos correspondentes aos temas da educação ambiental. Foram aplicados questionários para obtenção de dados que possibilitaram a reflexão desta pesquisa. A partir das informações é possível concluir que os educandos possuem uma visão limitada a respeito da noção de alguns conceitos como o de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, por exemplo. No entanto, apresentam um significativo conhecimento e visível preocupação quanto aos problemas ambientais da comunidade local. A partir das discussões feitas no decorrer do trabalho é possível entender que avaliar a percepção ambiental dos alunos é importante para o desenvolvimento de ações educativas mais pontuais e direcionadas que culminem em resultados realmente eficazes. Essas ações têm como finalidade estimular o aluno e a sociedade a conservar e preservar as condições ideais de qualidade ambiental, além de promover a integração entre os alunos e o seu local de vivência |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da percepção ambiental de um grupo de alunos do ensino médio, município de Aurora-CE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
Discussions on environmental issues show the need for society to know the environment in
which it operates. In this sense, it is increasingly apparent that human beings to better
understand the environment they inhabit, should initially be ecologically educated. In this
context environmental education is as a process by which to build knowledge, skills, attitudes
and skills aimed at conservation of the environment and its sustainability. The school
contributes to this construction to be perceived as a favorable place to introduce new ideas,
and play a significant role in building and also the changes in attitudes of individuals. With
the comparative analysis focus between environmental perception in students from two class
third the average level of classes of schools, EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado and
EEFM Monsenhor Vicente Bezerra, in the city of Aurora-CE, there was a study that showed
the level of knowledge and awareness of students corresponding to the themes of
environmental area. Questionnaires were used to obtain data that will allow for reflection of
this research. From the data collected we can conclude that about the notion of concepts such
as environment and sustainable development, for example, the students of the two institutions
have limited vision, but the environmental problems of the local community the results show
a significant knowledge and visible concern. From the discussions made in this work is
possible to understand that assess the environmental perception of students is of utmost
importance for the development of more specific actions aimed culminating into effective
results. These actions have to stimulate students and society to conserve and preserve the ideal
conditions of environmental quality, and promote the integration of students and their place of
living. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7214 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T12:03:21Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T12:03:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental- Aurora- CE |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education- Aurora- CE |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental perception |
pt_BR |
dc.subject |
Environment- study and teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TORQUATO, Cicera Hildervânia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental perception assessment of a group of high school students, municipality of Aurora-CE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TORQUATO, Cícera Hildervânia. Avaliação da percepção ambiental de um grupo de alunos do ensino médio, município de Aurora-CE. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |