DSpace/Manakin Repository

Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.contributor.referee2 SIEBRA, Firmiana Santos Fonsêca.
dc.description.resumo O presente trabalho aborda o ensino nas escolas multisseriadas, como esta pode influenciar na educação e na comunidade que está inserida. Colaborando com a realidade encontrada no meio dessas unidades escolares, e seus continentes educacionais. Como também a geografia pode influenciar no ensino e aprendizagem das séries iniciais do Fundamental I, e qual a função do professor nesse local de ensino. O objetivo é caracterizar e avaliar o ensino nas escolas multisseriadas, visando uma amplitude de conhecimento e que o professor desempenha um importante trabalho na construção de um aluno crítico e cidadão e como a aprendizagem é adquirida ao longo do tempo. A pesquisa enfoca principalmente as escolas multisseriadas, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de grande importância, como também entrevista direta com componentes da escola e as observações da realidade escolar. São vários questionamentos em torno dessas escolas, mas a todo momento no trabalho foi retomada a importância das escolas multisseriadas na comunidade rural e a influência que obtém na formação dos alunos. É uma realidade de quem reside no espaço rural, por isso a importância do estudo da contemporaneidade, passando por características das escolas multisseriadas, como também as metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem no âmbito escolar. Para finalizarmos consideramos as observações realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amélia Soares de Morais, localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe – PB, a relação encontrada entre professor e aluno e os desafios que o professor visualiza em sua profissão na citada escola e em salas multisseriadas, como também as metodologias que os professores desenvolvem para a formação de seus alunos. Através de toda pesquisa esboçada no tema central é necessário afirmar que as escolas multisseriadas podem agregar valor educacional na formação do aluno, como também aproximar escola e família, visando à aprendizagem dos mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The present work broach a subject methods of teaching at schools multiseriais how this may to influence at education and at community that is insert. Collaborating with the reality meeting in the middle of that unities schoolares, and your continents educationais. Like too the geography can to cause in the teaching and trade school of the series commence from Fundamental I, and that the function of educator in that place of teaching. The objective is to demonstrate that multiserious schools to view an amplitude of knowledge and that the teacher acquittal of one`s an important job in the construction of critique pupil and citizen and like the trade school is acquisisition in the long of the time. The search focalize principally the multiserious schools utilized oh the bibliography search of the importance like too interview direct with components of the school and the observations of the scholar reality. Various questionable are in turn from that schools, but the whole was retaking the importance of the schools in the community rural and the influence that obtain in the formation of the pupils. It is a reality of who to live (residen) in the rural space, for that very reason the importance of study of the contemporaneousness, passing for characteristics from the multiseriais schools, like too the methodology utilizable in the methods of teaching and trade school in the ambit scholar. For conclude (finished) consideration the observation realized in the Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amélia Soares de Morais, localized zone rural of the São João do Rio do Peixe - PB, the relacion of reporting joinednbetween teacher and pupil and the challenges that the teacher visualize in your profession in the summoned school and in classes multiserious, like too the methodology that the teacher development for the formation of your pupils. Through all research outlined in central theme it is necessary to state that the multiserious schools can add educational value in the education of students as well as school and family approach, aimed at learning from them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7216
dc.date.accessioned 2019-09-24T12:13:36Z
dc.date.available 2019-09-24
dc.date.available 2019-09-24T12:13:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escolas multisseriadas pt_BR
dc.subject Ensino - comunidade rural pt_BR
dc.subject Comunidade rural - formação de alunos pt_BR
dc.subject Aprendizagem - séries iniciais pt_BR
dc.subject Multigrade Schools pt_BR
dc.subject Education - Rural Community pt_BR
dc.subject Rural community - Student Education pt_BR
dc.subject Learning - Early Grades pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VITORIANO, Daiane Braga.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multigrade schools: realities and ongoing challenge. pt_BR
dc.identifier.citation VITORIANO, Daiane Braga. Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta