dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. F. S. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4829407740256714 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BORBA, Valéria Maria de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BORBA, V. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3764023649002251 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALBUQUERQUE, Tiago Paz e. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as estratégias de resolução de problemas
das estruturas aditivas de alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública
estadual da Cidade de Cajazeiras – PB; e como objetivos específicos, verificar como os alunos
resolvem problemas envolvendo as estruturas aditivas, verificar quais as estratégias utilizadas
pelos alunos para resolver tais problemas e compreender as estratégias de resolução de
problemas dos alunos. A resolução de problemas é um recurso no ensino da matemática que
pode propiciar nos alunos uma mobilização no sentido de buscar soluções para um problema
proposto, para isso torna-se necessário que esses desenvolvam determinadas estratégias,
escolham uma série de passos determinados, aplicando-os a um grande número de situações,
esse mecanismo vem a auxiliar a análise e a solução de situações, além de propiciar um maior
raciocínio por parte do aluno para verificar se sua estratégia foi válida, possibilitando ao
aluno à busca por novos conhecimentos. Esta pesquisa torna-se relevante na medida em que
serve para discutir a importância de compreender as estratégias utilizadas pelos alunos na
resolução de problemas, assim como ampliar a visão dos professores em torno do ensino da
matemática, tendo a resolução de problemas como caminho para uma aprendizagem
significativa em torno dos pressupostos desta área de conhecimento, em especial as estruturas
aditivas. Nesta pesquisa adotou-se como instrumento de coleta de dados a elaboração,
aplicação e análise de uma atividade contendo seis situações-problema de adição e subtração,
de diferentes tipos, chamados problemas de estruturas aditivas, além de questionamento
acerca do caminho percorrido para se chegar ao resultado final do mesmo, a cinco alunos de
uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual da Cidade de
Cajazeiras – PB. A partir dos dados analisados verificou-se que em problemas mais
complexos, talvez aqueles menos trabalhados em sala de aula, os alunos apresentam maior
dificuldade de resolução, outro ponto observado foi que os alunos em sua maioria tem em
mente que todo problema matemático deve ser realizado através do algoritmo da operação, o
que deixa claro que é necessário investir nos diversos tipos de problemas, além de haver uma
maior reflexão acerca das estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução desses
problemas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Alunos resolvendo problemas envolvendo as estruturas aditivas: ideias e estratégias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present work had as main objective to analyze the strategies of problem solvingofthe
additive structures in students of the 3º grade of elementary schoolfrom a state school in the
City of Cajazeiras - PB;and specific objectives, verify how students solve problems involving
additive structures,verify which the strategies used by students to solve such problems and
understand the strategies of problem solving of the students.The problemssolvingis a resource
in the teaching of mathematics in students who can propitiate a mobilization in order to seek
solutions to a proposed problem,for this it is necessary that such develop strategies
determined, choose a series of determined steps, applying them to a large number of
situations, that mechanism comes to assist the analysis and solution of situations, besides
providing a greater reasoning for part of the student to check if his strategy was valid,allowing
the student to search for new knowledge.This research becomes relevant insofar as it serves to
discuss the importance of understand the strategies used by students in problem solving,well
as expand the vision of teachers on the teaching of mathematics,having problem solving as a
path to a meaningful learning around of the assumptions this area of knowledge, especially
additive structures.In this research was adopted as instrument of data collection the
elaboration, application and analysis of an activity containing six problem situations of
addition and subtraction, of different types,called problems of additive structures in addition
to questioning about the path taken to arrive at the final result, five students in a class of 3º
grade of elementary school, a public school of the City of Cajazeiras - PB.From the data
analyzed it was found thatin more complex problems, perhaps those less worked in the
classroom the students present greater difficulty of resolution, other point was that students in
their majority have in mind that every mathematical problem must be realized through the
algorithm of operation, which makes clear the need to invest in different types of
problems,besides having greater reflection about the strategies used by students to solve these
problems. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7226 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T14:46:18Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T14:46:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Estruturas aditivas |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas - Estratégias dos alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Problem solving |
pt_BR |
dc.subject |
Additive Structures |
pt_BR |
dc.subject |
Problem Solving - Student Strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria de Fatima Souza Araujo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Students solving problems involving additive structures: ideas and strategies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria de Fatima Souza araujo. Alunos resolvendo problemas envolvendo as estruturas aditivas: ideias e estratégias. 2014. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |