DSpace/Manakin Repository

O percurso estudantil de alunas casadas do curso de pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VERAS, R. D. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3708527640396622 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 BUENO, Ioneide Ramalho.
dc.description.resumo A vida social moderna e o imediatismo não oportuniza a reflexão para pensar na grandeza de conseguirmos sobreviver a tantas obrigações, compromissos, deveres e tarefas a realizar. Chegar a um curso superior, com essas exigências que o mundo moderno oferece não é fácil, principalmente se o sujeito for uma mulher e esta ser casada. Dessa forma, este estudo trata sobre o percurso estudantil das mulheres casadas do Curso de Pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada e consiste em uma análise das dificuldades enfrentadas pelas mulheres casadas para concluir o curso de Pedagogia, especificamente no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus/Cajazeiras, e tem como objetivos identificar as principais motivações que levam essas mulheres a permanecerem e concluírem o curso, apontar os desafios enfrentados por essas mulheres no decorrer da vida acadêmica, considerando a inserção das mulheres na vida social e no trabalho, sua entrada nas escolas e nas universidades do Brasil, como também a questão mãe e aluna: impasses da dupla jornada. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção deste trabalho fundamentada em alguns autores como Priore e Bassanezi (2011), Freire (1996-1999), Beauvoir(1975) entre outros. A partir disso insurge o grande desafio para as mulheres dessa geração, que é de tentativa conciliar a carreira profissional com o trabalho doméstico, filhos e vida acadêmica, no qual se veem em uma múltipla jornada, ao mesmo tempo em que querem ser competentes em todos esses segmentos. Esta reflexão acerca do acúmulo de tarefas, torna-se relevante para a compreensão da configuração do papel da mulher moderna e da forma como ela exerce os seus direitos perante a discriminação ainda existente na sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O percurso estudantil de alunas casadas do curso de pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-03
dc.description.abstract Modern social life and the immediacy gives opportunity no reflection to think of the greatness we can survive so many obligations, commitments, duties and tasks to be performed. Reach a higher course with these requirements that the modern world offers is not easy, especially if the subject is a woman and that being married. Thus, this study deals with the student route of married women in the course of Pedagogy of the CFP-UFCG: dilemmas and overruns of double shift and consists of an analysis of the difficulties faced by married women to complete the Faculty of Education, specifically in Centre Teacher Training of the Federal University of Campina Grande, Campus / Cajazeiras, and aims to identify the main motivations that lead these women to remain and complete the course, pointing out the challenges faced by these women during the academic life, considering the inclusion of women in social life and work, its entry in schools and universities in Brazil, as well as the issue mother and student: impasses of double shift. In this sense, from a literature review and field research as a methodology for the construction of this work based on some authors as Priore and Bassanezi (2011), Freire (1996-1999) Beauvoir (1975) among others. From that protested the great challenge for women of that generation, which is trying to reconcile professional career with the housework, children and academic life, which find themselves in a multiple journey, while they want to be competent in all these segments. This reflection on the accumulation of tasks, it is relevant to understanding the configuration of the role of modern women and the way it exercises its rights under the still existing discrimination in society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7227
dc.date.accessioned 2019-09-24T15:03:25Z
dc.date.available 2019-09-24
dc.date.available 2019-09-24T15:03:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mulheres casadas - vida acadêmica pt_BR
dc.subject Pedagogia - UFCG-CFP pt_BR
dc.subject Estudantes Universitários pt_BR
dc.subject Married Women - Academic Life pt_BR
dc.subject Pedagogy - UFCG-CFP pt_BR
dc.subject University students pt_BR
dc.subject Mulheres - jornada dupla pt_BR
dc.subject Women - Double Journey pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VERAS, Romeria Davina Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The student career of married students of the CFP-UFCG pedagogy course: dilemmas and overcoming of the double day. pt_BR
dc.identifier.citation VERAS, Romeria Davina Vieira. O percurso estudantil de alunas casadas do curso de pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada. 2015. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta