dc.creator.ID |
VERAS, R. D. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3708527640396622 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
BUENO, Ioneide Ramalho. |
|
dc.description.resumo |
A vida social moderna e o imediatismo não oportuniza a reflexão para pensar na
grandeza de conseguirmos sobreviver a tantas obrigações, compromissos, deveres
e tarefas a realizar. Chegar a um curso superior, com essas exigências que o mundo
moderno oferece não é fácil, principalmente se o sujeito for uma mulher e esta ser
casada. Dessa forma, este estudo trata sobre o percurso estudantil das mulheres
casadas do Curso de Pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla
jornada e consiste em uma análise das dificuldades enfrentadas pelas mulheres
casadas para concluir o curso de Pedagogia, especificamente no Centro de
Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande,
Campus/Cajazeiras, e tem como objetivos identificar as principais motivações que
levam essas mulheres a permanecerem e concluírem o curso, apontar os desafios
enfrentados por essas mulheres no decorrer da vida acadêmica, considerando a
inserção das mulheres na vida social e no trabalho, sua entrada nas escolas e nas
universidades do Brasil, como também a questão mãe e aluna: impasses da dupla
jornada. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa
de campo, como metodologia para a construção deste trabalho fundamentada em
alguns autores como Priore e Bassanezi (2011), Freire (1996-1999), Beauvoir(1975)
entre outros. A partir disso insurge o grande desafio para as mulheres dessa
geração, que é de tentativa conciliar a carreira profissional com o trabalho
doméstico, filhos e vida acadêmica, no qual se veem em uma múltipla jornada, ao
mesmo tempo em que querem ser competentes em todos esses segmentos. Esta
reflexão acerca do acúmulo de tarefas, torna-se relevante para a compreensão da
configuração do papel da mulher moderna e da forma como ela exerce os seus
direitos perante a discriminação ainda existente na sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O percurso estudantil de alunas casadas do curso de pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-03 |
|
dc.description.abstract |
Modern social life and the immediacy gives opportunity no reflection to think of the
greatness we can survive so many obligations, commitments, duties and tasks to be
performed. Reach a higher course with these requirements that the modern world
offers is not easy, especially if the subject is a woman and that being married. Thus,
this study deals with the student route of married women in the course of Pedagogy
of the CFP-UFCG: dilemmas and overruns of double shift and consists of an analysis
of the difficulties faced by married women to complete the Faculty of Education,
specifically in Centre Teacher Training of the Federal University of Campina Grande,
Campus / Cajazeiras, and aims to identify the main motivations that lead these
women to remain and complete the course, pointing out the challenges faced by
these women during the academic life, considering the inclusion of women in social
life and work, its entry in schools and universities in Brazil, as well as the issue
mother and student: impasses of double shift. In this sense, from a literature review
and field research as a methodology for the construction of this work based on some
authors as Priore and Bassanezi (2011), Freire (1996-1999) Beauvoir (1975) among
others. From that protested the great challenge for women of that generation, which
is trying to reconcile professional career with the housework, children and academic
life, which find themselves in a multiple journey, while they want to be competent in
all these segments. This reflection on the accumulation of tasks, it is relevant to
understanding the configuration of the role of modern women and the way it
exercises its rights under the still existing discrimination in society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7227 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T15:03:25Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T15:03:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres casadas - vida acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia - UFCG-CFP |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes Universitários |
pt_BR |
dc.subject |
Married Women - Academic Life |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy - UFCG-CFP |
pt_BR |
dc.subject |
University students |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres - jornada dupla |
pt_BR |
dc.subject |
Women - Double Journey |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VERAS, Romeria Davina Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The student career of married students of the CFP-UFCG pedagogy course: dilemmas and overcoming of the double day. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VERAS, Romeria Davina Vieira. O percurso estudantil de alunas casadas do curso de pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada. 2015. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |