dc.creator.ID |
SILVA, M. D. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0525359022140138 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.description.resumo |
Objetivou-se nesta pesquisa intitulada ―Desafios da gestão democrática na escola pública:
entraves e superações‖, compreender os desafios de implementação da gestão democrática
na escola pública, e suas possibilidades de superação através da participação da família-
comunidade nas decisões tomadas nos processos de Organização do Trabalho Pedagógico
(OTP). Este teve por questão estrutural de alinhamento de estudo: de que modo pode-se
implementar gestão democrática na escola pública a partir das estruturas conjunturais
político-administrativas que se possui? Esta produção constitui um estudo de natureza
qualitativa, com abordagens de pesquisa bibliográfica e documental, técnicas de entrevistas
semiestruturadas, e categorização simples dos dados levantados. Fundamentou-se
prioritariamente em, Paro (1992), Libâneo (2008), Veiga (2013), Gadotti (2013) e Lima
(2014), bem como, pelos Cadernos de Formação para Conselhos Escolares do Ministério da
Educação (2004). O estudo orientou-se por uma pesquisa de campo realizada junto ao
gestor, coordenador, docente, discente, presidente do Conselho e a mãe de aluno, sujeitos
pertencentes a rede Estadual de ensino do município de Lavras da Mangabeira-CE. A
pesquisa demonstrou que existe a possibilidade de implementar uma gestão democrática na
escola pública desde que haja no contexto escolar uma formação sensibilização e
compromisso dos sujeitos envolvidos em processo de co-gestão escolar como base para um
consolidado ensino-aprendizagem na unidade escolar. O que depende da intenção de
democratizar as relações de trabalho em contexto escolar para uma formação humano-
crítica que fomente o exercício da cidadania, vivência de princípios democráticos e
esclarecimento político acerca da estrutura das relações sociais de produção da vida. Para
que os educandos e profissionais do ensino possam compreender de que forma se dão os
processos de organização do trabalho pedagógico da escola, exige-se dos gestores uma
visão ampliada em relação a novos paradigmas de gestão e, ao mesmo tempo o domínio de
que a comunidade escolar necessita adquirir por meio da participação a consciência de seu
papel na construção da escola pública. Destaca-se, portanto, nesse movimento, a
importância de se formar cidadãos no exercício da prática de cogestão baseada nos
princípios da democracia, para formação humano-política dos sujeitos partícipes dos
processos de organização e desenvolvimento de seus espaços sociais em relação às suas
condições de vida. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-26 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this research was to understand the challenges of implementing democratic
management in the public school, and its possibilities of overcoming it through the
participation of the family-community in the decisions taken in the processes of Organization
of Pedagogical Work (OTP). This had as a structural question of study alignment: in what
way can democratic management be implemented in the public school based on the political
and administrative conjunctural structures that one possesses? This production is a
qualitative study, with bibliographic and documentary research approaches, semistructured
interview techniques, and simple categorization of the data collected. It was based mainly on
Paro (1992), Libâneo (2008), Veiga (2013), Gadotti (2013) and Lima (2014), as well as for
the Training Boards for School Boards of the Ministry of Education (2004). The study was
guided by a field research carried out with the manager, coordinator, teacher, student,
president of the Council and the mother of a student, subjects belonging to the State
education network of the municipality of Lavras da Mangabeira-CE. The research
demonstrated that there is the possibility of implementing democratic management in the
public school provided there is in the school context an awareness raising and commitment
of the subjects involved in the school co-management process as the basis for a
consolidated teaching-learning in the school unit. What depends on the intention to
democratize the labor relations in a school context for a human-critical formation that fosters
the exercise of citizenship, living democratic principles and political clarification about the
structure of the social relations of production of life. In order for teachers and teaching
professionals to understand how the processes of organizing the school's pedagogical work
take place, managers are required to have a broader view of new management paradigms
and, at the same time, school community needs to acquire through the participation the
awareness of its role in the construction of the public school. In this movement, therefore, it is
important to form citizens in the practice of co-management based on the principles of
democracy, for the human-political formation of the subjects who participate in the processes
of organization and development of their social spaces in relation to their conditions of life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7228 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T15:27:16Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T15:27:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Democratic management |
pt_BR |
dc.subject |
Public school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Daniele Leandro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenges of democratic management in the public school: barriers and overcoming. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Daniele Leandro da. Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações. 2018. 96f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |