DSpace/Manakin Repository

Representação de professores sobre alunos indisciplinados.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Juliane S.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.description.resumo O tema deste trabalho é indisciplina na escola, considerada uma das dificuldades que os professores enfrentam desde os primórdios escolares até os dias atuais. Tem como objetivo geral analisar a representação de professores sobre a indisciplina de alunos em sala de aula. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Tiba, Parrat-Dayan, La Taille, Aquino e Antunes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória que tem como instrumento de coleta de dados um questionário com dez questões relativas ao perfil dos sujeitos e seis questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é composta por cinco professoras de três escolas públicas da cidade de Cajazeiras - Paraíba que lecionam nos Ensinos Fundamental I e Fundamental II. Os critérios de inclusão foi está em atividade e ser maior de 18 anos. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, com a construção de categorias. Os resultados mostram que os sujeitos compreendem a indisciplina na sala de aula como um problema ligado à falta de limites e regras que se originam na família, também, como obstáculo para os processos de ensino e de aprendizagem e que o diálogo com os discentes indisciplinados é algo difícil. A indisciplina é um problema presente no cotidiano escolar desses educadores, os quais enfrentam dificuldades para controlar as atitudes de indisciplina dos alunos rebeldes. Cabe aos educadores buscar procedimentos didáticos para tentar solucionar, parcial ou integralmente, a indisciplina em sala de aula, envolvendo todos os protagonistas que fazem parte da escola: pais, gestores escolares, docentes e os próprios alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Representação de professores sobre alunos indisciplinados. pt_BR
dc.date.issued 2016-09-29
dc.description.abstract The theme of this work is indiscipline in schools, considered one of the difficulties that teachers face from school beginnings to the present day. It has the general objective to analyze the representation of teachers on the indiscipline of students in the classroom. The theoretical framework is based on authors such as Tiba, Parrat- Dayan, La Taille, Aquino and Antunes. This is a qualitative research, exploratory whose data collection instrument a questionnaire with ten questions regarding the profile of the subjects and six open issues related to the research objectives. The sample consists of five teachers from three public schools in Cajazeiras - Paraíba who teach in Teaching Primary I and Fundamental II. The inclusion criteria was is in operation and be 18 years. For data analysis was used the content analysis technique, with the construction of categories. The results show that the subjects understand the indiscipline in the classroom as a problem related to lack of limits and rules that originate in the family, too, as an obstacle to the teaching and learning processes and dialogue with unruly students is difficult. The indiscipline is a problem present in everyday school life of these educators, who are struggling to control the undisciplined attitudes rebel students. It is up to educators seeking didactic procedures to try to resolve, partially or fully, indiscipline in the classroom, involving all the actors who are part of the school: parents, school administrators, teachers and students themselves. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7230
dc.date.accessioned 2019-09-24T15:59:12Z
dc.date.available 2019-09-24
dc.date.available 2019-09-24T15:59:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Indisciplina na escola pt_BR
dc.subject Alunos - comportamento pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Relação aluno-professor pt_BR
dc.subject Indiscipline at school pt_BR
dc.subject Students - Behavior pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Student-teacher relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gilmara Oliveira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Representation of teachers about undisciplined students. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gilmara Oliveira da. Representação de professores sobre alunos indisciplinados. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta