dc.contributor.advisor1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES, Juliane S. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.description.resumo |
O tema deste trabalho é indisciplina na escola, considerada uma das dificuldades
que os professores enfrentam desde os primórdios escolares até os dias atuais. Tem
como objetivo geral analisar a representação de professores sobre a indisciplina de
alunos em sala de aula. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais
como Tiba, Parrat-Dayan, La Taille, Aquino e Antunes. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, do tipo exploratória que tem como instrumento de coleta de dados um
questionário com dez questões relativas ao perfil dos sujeitos e seis questões
abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é composta por cinco
professoras de três escolas públicas da cidade de Cajazeiras - Paraíba que
lecionam nos Ensinos Fundamental I e Fundamental II. Os critérios de inclusão foi
está em atividade e ser maior de 18 anos. Para a análise dos dados foi utilizada a
técnica de Análise de Conteúdo, com a construção de categorias. Os resultados
mostram que os sujeitos compreendem a indisciplina na sala de aula como um
problema ligado à falta de limites e regras que se originam na família, também, como
obstáculo para os processos de ensino e de aprendizagem e que o diálogo com os
discentes indisciplinados é algo difícil. A indisciplina é um problema presente no
cotidiano escolar desses educadores, os quais enfrentam dificuldades para controlar
as atitudes de indisciplina dos alunos rebeldes. Cabe aos educadores buscar
procedimentos didáticos para tentar solucionar, parcial ou integralmente, a
indisciplina em sala de aula, envolvendo todos os protagonistas que fazem parte da
escola: pais, gestores escolares, docentes e os próprios alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Representação de professores sobre alunos indisciplinados. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-09-29 |
|
dc.description.abstract |
The theme of this work is indiscipline in schools, considered one of the difficulties
that teachers face from school beginnings to the present day. It has the general
objective to analyze the representation of teachers on the indiscipline of students in
the classroom. The theoretical framework is based on authors such as Tiba, Parrat-
Dayan, La Taille, Aquino and Antunes. This is a qualitative research, exploratory
whose data collection instrument a questionnaire with ten questions regarding the
profile of the subjects and six open issues related to the research objectives. The
sample consists of five teachers from three public schools in Cajazeiras - Paraíba
who teach in Teaching Primary I and Fundamental II. The inclusion criteria was is in
operation and be 18 years. For data analysis was used the content analysis
technique, with the construction of categories. The results show that the subjects
understand the indiscipline in the classroom as a problem related to lack of limits and
rules that originate in the family, too, as an obstacle to the teaching and learning
processes and dialogue with unruly students is difficult. The indiscipline is a problem
present in everyday school life of these educators, who are struggling to control the
undisciplined attitudes rebel students. It is up to educators seeking didactic
procedures to try to resolve, partially or fully, indiscipline in the classroom, involving
all the actors who are part of the school: parents, school administrators, teachers and
students themselves. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7230 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T15:59:12Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T15:59:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos - comportamento |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Relação aluno-professor |
pt_BR |
dc.subject |
Indiscipline at school |
pt_BR |
dc.subject |
Students - Behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Student-teacher relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Gilmara Oliveira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Representation of teachers about undisciplined students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Gilmara Oliveira da. Representação de professores sobre alunos indisciplinados. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |