DSpace/Manakin Repository

Educação do campo: atuação docente frente aos desafios da multissérie na Escola Clarindo Luís da Silva.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TARGINO, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7170116349734210 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, David Luís Rodrigues.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo A presente pesquisa apresenta reflexões acerca da Educação do Campo e o ensino em salas multisseriadas na Escola Clarindo Luís da Silva, localizada no Sítio Quixeramobim, município de São José de Piranhas-PB, que se encontra situado na mesorregião do Sertão Paraibano. Aborda-se, um breve histórico sobre a Educação do Campo no Brasil e observa-se que a partir dos movimentos sociais, algumas conquistas legalizadas foram alcançadas, garantindo direitos aos povos do campo. Objetiva-se discutir a partir de vivências, a realidade sobre a efetivação no processo de ensino e aprendizagem sobre a Educação do Campo, como também o ensino na multissérie e a formação inicial e/ou continuada dos professores na referida escola. Sabendo que a realidade dos povos do campo é fator primordial no processo de construção de conhecimentos e aprendizagem dos mesmos, os docentes precisam estar aptos a trabalharem esses pontos, considerando os costumes e as experiências de cada discente. Dessa maneira, parte-se do pressuposto que, existem dificuldades para os docentes atuarem nessas escolas e as políticas públicas nem sempre atendem as reais necessidades desses profissionais. Com isso, a pesquisa se caracteriza numa abordagem bibliográfica, de campo e documental, com o uso de observação e questionário atribuído a três professoras. Dessa forma, a análise de dados se deu através de gráficos. Por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir de maneira significativa com o desenvolvimento de outras pesquisas voltadas para o campo, principalmente para a atuação docente na multissérie. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Educação do campo: atuação docente frente aos desafios da multissérie na Escola Clarindo Luís da Silva. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This research presents reflections about Field Education and teaching in multi-series rooms at the Clarindo Luís da Silva School, located in the Quixeramobim Site, São José de Piranhas- PB municipality, which is located in the meso-region of Sertão Paraibano. A brief history about Field Education in Brazil is discussed and it is observed that from the social movements, some legalized achievements were achieved, guaranteeing rights to the rural peoples. The objective is to discuss from the experiences, the reality about the effectiveness in the teaching and learning process on the Field Education, as well as the teaching in the multiseries and the initial and / or continued training of the teachers in the said school. Knowing that the reality of rural people is a primary factor in the process of knowledge construction and learning, teachers need to be able to work on these points, considering the customs and experiences of each student. In this way, it is assumed that there are difficulties for teachers to work in these schools and public policies do not always meet the real needs of these professionals. With this, the research is characterized in a bibliographical approach, field and documentary, with the use of observation and questionnaire assigned to three teachers. In this way, the data analysis was done through graphs. Finally, it is expected that this research can contribute significantly to the development of other field-oriented research, especially for the teaching performance in the multiseries. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7231
dc.date.accessioned 2019-09-24T15:59:41Z
dc.date.available 2019-09-24
dc.date.available 2019-09-24T15:59:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Multissérie pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Escola Clarindo Luís da Silva - Sítio Quixeramobim pt_BR
dc.subject São José de Piranhas - PB pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Multi-Series pt_BR
dc.subject Clarindo Luís da Silva School - Quixeramobim Site pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TARGINO, Micaela da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural education: teaching performance facing the challenges of the multi-grade at Clarindo Luís da Silva School. pt_BR
dc.identifier.citation TARGINO, Micaela da Silva. Educação do campo: atuação docente frente aos desafios da multissérie na Escola Clarindo Luís da Silva. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta