dc.creator.ID |
TARGINO, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7170116349734210 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, David Luís Rodrigues. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa apresenta reflexões acerca da Educação do Campo e o ensino em salas
multisseriadas na Escola Clarindo Luís da Silva, localizada no Sítio Quixeramobim,
município de São José de Piranhas-PB, que se encontra situado na mesorregião do Sertão
Paraibano. Aborda-se, um breve histórico sobre a Educação do Campo no Brasil e observa-se
que a partir dos movimentos sociais, algumas conquistas legalizadas foram alcançadas,
garantindo direitos aos povos do campo. Objetiva-se discutir a partir de vivências, a realidade
sobre a efetivação no processo de ensino e aprendizagem sobre a Educação do Campo, como
também o ensino na multissérie e a formação inicial e/ou continuada dos professores na
referida escola. Sabendo que a realidade dos povos do campo é fator primordial no processo
de construção de conhecimentos e aprendizagem dos mesmos, os docentes precisam estar
aptos a trabalharem esses pontos, considerando os costumes e as experiências de cada
discente. Dessa maneira, parte-se do pressuposto que, existem dificuldades para os docentes
atuarem nessas escolas e as políticas públicas nem sempre atendem as reais necessidades
desses profissionais. Com isso, a pesquisa se caracteriza numa abordagem bibliográfica, de
campo e documental, com o uso de observação e questionário atribuído a três professoras.
Dessa forma, a análise de dados se deu através de gráficos. Por fim, espera-se que esta
pesquisa possa contribuir de maneira significativa com o desenvolvimento de outras pesquisas
voltadas para o campo, principalmente para a atuação docente na multissérie. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Educação do campo: atuação docente frente aos desafios da multissérie na Escola Clarindo Luís da Silva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
This research presents reflections about Field Education and teaching in multi-series rooms at
the Clarindo Luís da Silva School, located in the Quixeramobim Site, São José de Piranhas-
PB municipality, which is located in the meso-region of Sertão Paraibano. A brief history
about Field Education in Brazil is discussed and it is observed that from the social
movements, some legalized achievements were achieved, guaranteeing rights to the rural
peoples. The objective is to discuss from the experiences, the reality about the effectiveness in
the teaching and learning process on the Field Education, as well as the teaching in the
multiseries and the initial and / or continued training of the teachers in the said school.
Knowing that the reality of rural people is a primary factor in the process of knowledge
construction and learning, teachers need to be able to work on these points, considering the
customs and experiences of each student. In this way, it is assumed that there are difficulties
for teachers to work in these schools and public policies do not always meet the real needs of
these professionals. With this, the research is characterized in a bibliographical approach,
field and documentary, with the use of observation and questionnaire assigned to three
teachers. In this way, the data analysis was done through graphs. Finally, it is expected that
this research can contribute significantly to the development of other field-oriented research,
especially for the teaching performance in the multiseries. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7231 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T15:59:41Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T15:59:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Multissérie |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Clarindo Luís da Silva - Sítio Quixeramobim |
pt_BR |
dc.subject |
São José de Piranhas - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Field Education |
pt_BR |
dc.subject |
Multi-Series |
pt_BR |
dc.subject |
Clarindo Luís da Silva School - Quixeramobim Site |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TARGINO, Micaela da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural education: teaching performance facing the challenges of the multi-grade at Clarindo Luís da Silva School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TARGINO, Micaela da Silva. Educação do campo: atuação docente frente aos desafios da multissérie na Escola Clarindo Luís da Silva. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |