DSpace/Manakin Repository

Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6318933263322740 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo Este estudo monográfico aborda como temática a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, a partir da seguinte problemática: Qual a percepção de professores da Educação Infantil com relação a utilização dos jogos e brincadeiras e quais impactos causados no processo ensino- aprendizagem de crianças em sala de aula. Para respondermos o questionamento, elaboramos os seguintes objetivos: analisar o entendimento de professores da Educação Infantil com relação a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula; refletir a utilização de jogos e brincadeiras como forma de ensino que favorece o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos; destacar as formas lúdicas utilizadas em sala; identificar as principais dificuldades, elencadas pelos professores, para desenvolver um ensino envolvendo jogos e brincadeiras. Esta é uma pesquisa que trata da ludicidade enquanto estratégia pedagógica favorecedora do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com quatro professoras de escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB, a partir da utilização do instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, contendo um questionário de caracterização e cinco questões voltadas para a temática em estudo. Com a realização desse estudo acerca da utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula vimos, mediante as falas das professoras que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que contribui efetivamente no desenvolvimento e habilidades das crianças por ser uma forma de aprendizagem prazerosa e menos cansativa, pois ao se posicionarem, as professoras falaram sobre suas limitações e possibilidades na utilização da ludicidade em suas práticas pedagógicas. Por fim, podemos acrescentar que a problemática e os objetivos da pesquisa foram alcançados de modo a darmos continuidade as reflexões aqui suscitadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-05
dc.description.abstract teaching-learning process in the Early Childhood Education, from the following problematic: What is the Child Education teacher‘s perception about the use of games and plays and what are the impacts caused in the teaching-learning process of children in the classroom? With the purpose to answer the questioning, we elaborated the following objectives: to analyze the understanding of Child Education teachers in relation to the use of games and plays in the classroom; to reflect the use of games and plays as a form of teaching that favors the development of students' learning; to highlight the ludic forms used in the room; to identify the main difficulties, listed by teachers, to develop a teaching involving games and plays. This is a research that works with playfulness as a pedagogical strategy that favors the teaching-learning process in the classroom. This is a qualitative research carried out with four teachers from public schools of the Cajazeiras/PB city, through the use the data collection instrument: a semi-structured interview, containing a characterization questionnaire and five questions focused on the topic in study. With the realization of this study about the use of games and plays in the classroom, we saw, through the teachers' speeches, that the ludic is a pedagogical tool that effectively contributes to development of abilities for children, being a way of pleasure learning, as well as a less tiring learning, because, when the teachers positioned themselves, they talked about their difficulties and facilities in the use of playfulness in their pedagogical practices. Finally, we can add that the problematic and the objectives of the research were achieved, in order to give continuity to the reflections raised in this work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7232
dc.date.accessioned 2019-09-24T16:13:49Z
dc.date.available 2019-09-24
dc.date.available 2019-09-24T16:13:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Games and games pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Lydic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gessyka Felix.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Games and games in the teaching-learning process in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gessyka Felix da. Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2017. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta