DSpace Repository

Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.

Show simple item record

dc.creator.ID SILVA, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1632352446898254 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico intitulado Coordenador (a) Pedagógico (a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade, têm como objetivo geral discutir a ressignificação das atribuições, práticas e desafios do Coordenador Pedagógico, a fim de compreender as funções do Coordenador Pedagógico e os desafios vivenciados cotidianamente na sua profissão. Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa exploratória fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes autores Saviani (1986), Medeiros (1987), Rangel (2001), Salvador (2012), Libanêo (2004), Freire (1996), Fonseca (2001). No segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos de 4 (quatro) escolas Municipais da Cidade de Poço Dantas-PB. Na coleta de dados utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por 07 (sete) questões. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelos Coordenadores Pedagógicos como excesso de atribuições, professores que resistem a ideias de mudança e inovação, a projetos, falta de motivação e de participação dos pais e/ou responsáveis pelos alunos, entre outras. Essa situação aponta a importância da clareza da função do Coordenador Pedagógico na escola, como também a necessidade de sua formação contínua e apoio pedagógico da direção escolar, para que todos juntos possibilitem a construção de novos conhecimentos para enfrentar os desafios da prática educativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-05
dc.description.abstract This monographic work, titled Resignifications of practices, attributions and competences of the Pedagogical Coordinator in the current days, aims to discuss about the resignification of practices, attributions and competences of the Pedagogical Coordinator in order to understand the Pedagogical Coordinator’s functions and the challenges experienced daily in his profession. Initially, an exploratory research was developed based on the theoretical contributions of authors such as SAVIANI (1986), MEDEIROS (1987), RANGEL (2001), SALVADOR (2012), LIBANEO (2004), FREIRE (1996), FONSECA (2001). In the second moment, a field research was carried out with 4 (four) Pedagogical Coordinators from 4 (four) Municipal Schools of the Poço Dantas-PB city. In the data collection, a semi- structured interview was used as instrument, it was composed by 07 (seven) questions, attached to the work. The results pointed out the many difficulties experienced by the Pedagogical Coordinators, such as excess of attributions, teachers who resist ideas and projects, lack of both motivation and participation of parents and/or the person responsible for the students, among others. This situation points to the importance of clarity of the Pedagogical Coordinator’s function at school, as well as the necessity of his continuous training and pedagogical support by school direction, so that all people together enable the construction of new knowledge to face the challenges of the educational practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7238
dc.date.accessioned 2019-09-24T16:54:10Z
dc.date.available 2019-09-24
dc.date.available 2019-09-24T16:54:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Coordenador pedagógico pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Atribuições do coordenador pt_BR
dc.subject Assignments of Coordinated pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Coordinator Assignments pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Mickaelle Maria da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical coordinator: attributions, practices and challenges in contemporary times. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Mickaelle Maria da. Coordenador(a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade. 2017. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account