dc.creator.ID |
SILVA, M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1632352446898254 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico intitulado Coordenador (a) Pedagógico (a): atribuições,
práticas e os desafios na contemporaneidade, têm como objetivo geral discutir a
ressignificação das atribuições, práticas e desafios do Coordenador Pedagógico, a
fim de compreender as funções do Coordenador Pedagógico e os desafios
vivenciados cotidianamente na sua profissão. Inicialmente foi desenvolvida uma
pesquisa exploratória fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes
autores Saviani (1986), Medeiros (1987), Rangel (2001), Salvador (2012), Libanêo
(2004), Freire (1996), Fonseca (2001). No segundo momento foi realizada uma
pesquisa de campo com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos de 4 (quatro)
escolas Municipais da Cidade de Poço Dantas-PB. Na coleta de dados utilizou-se
como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por 07 (sete) questões.
Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelos
Coordenadores Pedagógicos como excesso de atribuições, professores que
resistem a ideias de mudança e inovação, a projetos, falta de motivação e de
participação dos pais e/ou responsáveis pelos alunos, entre outras. Essa situação
aponta a importância da clareza da função do Coordenador Pedagógico na escola,
como também a necessidade de sua formação contínua e apoio pedagógico da
direção escolar, para que todos juntos possibilitem a construção de novos
conhecimentos para enfrentar os desafios da prática educativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Coordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-05 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work, titled Resignifications of practices, attributions and
competences of the Pedagogical Coordinator in the current days, aims to discuss
about the resignification of practices, attributions and competences of the
Pedagogical Coordinator in order to understand the Pedagogical Coordinator’s
functions and the challenges experienced daily in his profession. Initially, an
exploratory research was developed based on the theoretical contributions of authors
such as SAVIANI (1986), MEDEIROS (1987), RANGEL (2001), SALVADOR (2012),
LIBANEO (2004), FREIRE (1996), FONSECA (2001). In the second moment, a field
research was carried out with 4 (four) Pedagogical Coordinators from 4 (four)
Municipal Schools of the Poço Dantas-PB city. In the data collection, a semi-
structured interview was used as instrument, it was composed by 07 (seven)
questions, attached to the work. The results pointed out the many difficulties
experienced by the Pedagogical Coordinators, such as excess of attributions,
teachers who resist ideas and projects, lack of both motivation and participation of
parents and/or the person responsible for the students, among others. This situation
points to the importance of clarity of the Pedagogical Coordinator’s function at
school, as well as the necessity of his continuous training and pedagogical support
by school direction, so that all people together enable the construction of new
knowledge to face the challenges of the educational practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7238 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T16:54:10Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T16:54:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Coordenador pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Atribuições do coordenador |
pt_BR |
dc.subject |
Assignments of Coordinated |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practices |
pt_BR |
dc.subject |
Coordinator Assignments |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Mickaelle Maria da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical coordinator: attributions, practices and challenges in contemporary times. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Mickaelle Maria da. Coordenador(a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade. 2017. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |