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Concepções de avaliação de aprendizagem adotadas por professores do curso de Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores UFCG, sob a perspectiva dos estudantes.

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dc.creator.ID SILVA, R. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5461236566900825 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 BENITEZ, Letícia Carvalho.
dc.contributor.referee2 SILVA, Henrique Miguel de Lima.
dc.description.resumo As avaliações de aprendizagem nas universidades ainda tomam corpo positivista com resultados centrados unicamente na nota, deixando em um plano inferior à importância erro na construção do conhecimento. Diante dessa afirmação procuramos saber o porquê esse fato ainda ocorre nos cursos superiores de formação de professores onde se encontra - ou pelo menos deveria - a gênese das teorias de ensino-aprendizagem. Orientados pela teoria das representações sociais procurando buscar respostas e no estudo do contexto da conjuntura mundial da globalização, surgiu o pressuposto que as politicas transnacionais para educação influenciadas pela logica econômica neoliberal poderiam distorcer as concepções de avaliação da aprendizagem na sala de aula, uma vez que seu conceito de qualidade educacional se assemelha a qualidade comercial tendo como parâmetro a eficiência, por tanto, o presente estudo teve o intuído analisar concepções de avaliação de aprendizagem adotadas por professores sob a perspectiva dos estudantes. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Ciências Biológica no Centro de Formação de Professores (CPP) da Universidade federal de Campina Grande (UFCG). Para realização do estudo utilizamos formulário on-line do questionário TcoA-III desenvolvido por Brown(2004). Para as resposta, utilizou-se a escala Likert (1932), no qual atribuímos valores de 1 a 6 para cada item da escala para mensurar o grau de concordância. As questões foram agrupadas em duas categorias: Qualidade Eficiência e Qualidade Social baseada na teoria de concepções dicotômicas conceituais da avaliação apresentadas por Peifer (2012). Para os dados calculamos o Ranking Médio (RM) do valor das respostas e obtivemos os seguintes resultados para categoria Qualidade Sociais (2,608) e para categoria Qualidade Eficiência (3,336). Quanto mais próximo de 6 o RM estiver maior será o nível de concordância dos estudantes e quanto mais próximo de 1 menor indicando que as concepções sobre avaliação da aprendizagem apresentada alinham-se a uma logica econômica. Na parte complementar do questionário observou que os instrumentos mais utilizados pelo professor eram os seminários e provas, sendo relatados que esta ultima, algumas vezes eram utilizadas como instrumento de punição. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Concepções de avaliação de aprendizagem adotadas por professores do curso de Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores UFCG, sob a perspectiva dos estudantes. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-14
dc.description.abstract The evaluations of learning in the universities still take a positivist body with results. The theory of social representations for students the evaluations is important. The global conjuncture of globalization context and the assumption arose that transnational policies for education influenced by neoliberal economic logic. Goals analyze conceptions of evaluation of learning adopted by teachers from the perspective of the students. The research was carried out with students of the Biological Sciences course at the Center for Teacher Training (CPP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG). To perform the study we used the online form of the TcoA-III questionnaire developed by Brown (2004). For the responses, the Likert scale (1932) was used, in which we assign values from 1 to 6 for each item of the scale to measure the degree of agreement. The questions were grouped into two categories: Quality Efficiency and Social Quality based on the theory of conceptual dichotomous conceptions of evaluation presented by Peifer (2012). For the data we calculated the Average Ranking (RM) of the value of the answers and obtained the following results for the Social Quality category (2,608) and for the Quality Efficiency category (3,336). The closer to 6 the RM is the higher the level of agreement of the students and the closer to 1 the smaller indicating that the conceptions about evaluation of the presented learning are aligned to a logic. In the complementary part of the questionnaire he observed that the instruments most used by the teacher were the seminars and tests, being reported that the latter were sometimes used as an instrument of punishment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7240
dc.date.accessioned 2019-09-24T17:07:58Z
dc.date.available 2019-09-24
dc.date.available 2019-09-24T17:07:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ronier Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning assessment concepts adopted by teachers of the Biological Sciences course of the UFCG Teacher Training Center, from the students' perspective. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ronier Pereira da. Concepções de avaliação de aprendizagem adotadas por professores do curso de Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores UFCG, sob a perspectiva dos estudantes. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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