dc.creator.ID |
SILVA, F. D. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6616227584121977 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Rejane Maria de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, Rejane Maria de Araújo. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1844764770879206 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo objetivou analisar práticas pedagógicas dos professores para o processo de
inclusão da pessoa surda nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de
ensino regular. A questão problema foi: os professores que atuam em escolas públicas
de ensino regular estão preparados para receberem alunos (as) surdos (as) em suas salas
de aula? Para dá sustentação teórico-metodológica a este estudo, recorremos à
legislação educacional vigente e a estudiosos que discutem sobre conceituações da
Educação Inclusiva, sua história e os processos de formação de professores no Brasil.
Assim, foram priorizados: Brasil (1994; 1996; 1998; 2001; 2008; 2013 e 2015); Candau
(2008); Lima (2016); Manzini (2015); Haddad (2008) e outros que investigam temas
relacionados a educação inclusiva voltada para alunos(as) surdos(as) inseridos(as) em
sala de aulas regulares. Para isso, adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com
estratégias de estudo de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas
semiestruturadas (RICHARDSON, 2010). Os sujeitos desta pesquisa foram 7 (sete)
professores que lecionam em 1 (uma) escola da rede regular de ensino público
localizada na cidade de Sousa-PB. Os dados foram analisados através da Análise de
Conteúdo (AC), fundamentada no pressuposto teórico de Bardin (1977). Os resultados
obtidos evidenciaram que os professores encontram muitas dificuldades para incluir
uma aluna surda no processo de ensino-aprendizagem. Tais dificuldades são: deficitária
formação inicial e carência de formação continuada, voltada para o processo de
inclusão; falta de recursos didáticos condizentes com a realidade da aluna; ausência de
intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e precariedade de recursos físicos
e humanos disponíveis na escola. Tais entraves apontados pelos sujeitos desta pesquisa
indicam que o processo de inclusão da aluna surda não está ocorrendo, uma vez que
suas necessidades básicas não estão sendo respeitadas, como por exemplo, esta não
dispõe de intérprete de Libras, ficando o processo de ensino-aprendizagem, a cargo de
seus professores, que por sua vez, se declaram “incapazes” de trabalhar na perspectiva
da inclusão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A docência diante do aluno surdo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-06 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to analyze pedagogical practices of teachers for the process of
inclusion of the deaf person in the final years of elementary education in the regular
public school system. The question was: are the teachers in regular public schools
prepared to receive deaf students in their classrooms? To give theoretical and
methodological support to this study, we have recourse to current educational legislation
and scholars who discuss the conceptualizations of Inclusive Education, its history and
teacher training processes in Brazil. Thus, the following were prioritized: Brasil (1994,
1996, 1998, 2001, 2008, 2013 and 2015); Candau (2008); Lima (2016); Manzini (2015);
Haddad (2008) and others investigating issues related to inclusive education for deaf
students in the regular classroom. For this, we adopted the qualitative research
methodology, with field study strategies. Data were collected through semi-structured
interviews (RICHARDSON, 2010). The subjects of this research were 7 (seven)
teachers who teach in 1 (one) school of the regular public education network located in
the city of Sousa-PB. The data were analyzed through Content Analysis (CA), based on
the theoretical assumption of Bardin (1977). The results showed that teachers find it
difficult to include a deaf student in the teaching-learning process. These difficulties are
deficient initial training and lack of continuous training, focused on the inclusion
process. Lack of teaching resources consistent with the reality of the student; absence of
interpreters of the Brazilian Sign Language (LIBRAS, in Portuguese) and precarious
physical and human resources available at the school. These obstacles pointed out by
the subjects of this research indicate that the process of inclusion of the deaf student is
not occurring, since their basic needs are not being respected, for example, this one does
not have an interpreter of Libras, being the teaching-learning process, In charge of their
teachers, who in turn declare themselves "incapable" of working in the perspective of
inclusion. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7242 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T17:11:30Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T17:11:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica - alunos surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - professor - alunos surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf Education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice - deaf students |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School - Teacher - Deaf Students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Francisca Daiana Estrela. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching in front of the deaf student. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Francisca Daiana Estrela . A docência diante do aluno surdo. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |