dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
ANSELMO, Maria Glória Vieira. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho versa sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor crispim Coelho. Para que o nosso objetivo fosse alcançado, recorremos a pesquisas bibliográficas, bem como a metodologias desenvolvidas para a escola, após a aplicação de um questionário pré-elaborado pelo então coordenador de área Ms. Aldo Oliveira, que nos designou a aplica-los nos alunos das turmas do 8º e 9º ano B do ensino fundamental, turno da tarde e na comunidade ao entorno da escola.
A aplicação desses questionários teve duração de dois dias e a partir do diagnóstico feito
posteriormente as respostas fomentadas nos questionários, elaborarmos metodologias que
viessem a contribuir para um aprendizado satisfatório no ensino de Geografia, tais como o uso
da música, de filmes, maquetes e cartazes, que resultaram em ações elencadas para melhoria
no aprendizado dos alunos, construindo os saberes e ampliando a participação destes durante a ministração das aulas. Nossa participação ocorreu entre os meses de Março de 2014 a Maio de 2016, período em que fizemos parte do projeto, na referida escola, lograda no município de Cajazeiras, mesorregião do sertão da Paraíba. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The present work is about the contributions of the Institutional Program of Initiation to
Teaching Grant (PIBID) for the quality of the teaching and learning process in the Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio professor Crispim.
In order to achieve our goal, we used bibliographical research as well as methodologies
developed for the school, after the application of a questionnaire pre-elaborated by the then
area coordinator Ms. Aldo Oliveira, who assigned us to apply them in the students Of the
classes of 8th and 9th grade B elementary school, afternoon shift and in the community
around the school.
The application of these questionnaires lasted two days and from the diagnosis made later the
responses fomented in the questionnaires, we elaborated methodologies that would contribute
to a satisfactory learning in the teaching of Geography, such as the use of music, films,
models and posters , Which resulted in actions aimed at improving students' learning, building
the knowledge and increasing their participation during the lessons administration. Our
participation took place between the months of March 2014 and May 2016, during which time
we were part of the project, in the said school, located in the municipality of Cajazeiras,
mesoregion of the sertão of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7245 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-24T17:56:40Z |
|
dc.date.available |
2019-09-24 |
|
dc.date.available |
2019-09-24T17:56:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio - docência |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Internship - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TAVARES, Maria Lucine Rocha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School geography within the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), at the State School of Elementary and High School Professor Crispim Coelho, Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TAVARES, Maria Lucine Rocha. A geografia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras-PB. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |