DSpace/Manakin Repository

As representações do SPAECE no município de Umari - Ceará: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Manuel Carlos de Morais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARLOS, G. L. A. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5415526166808432 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 UHLE, Ana Rita.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.description.resumo Analisaremos as representações acerca do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), que foi implantado em 1992 pela Secretária de Educação (SEDUC) Governo do Estado do Ceará, com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem adquiridos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, das escolas estaduais e municipais do Estado do Ceará no município de Umari-Ceará. Neste sentido, a instituição lócus da pesquisa foi Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manoel Carlos de Morais, onde através da realização de entrevistas com a gestão escolar e com os professores, buscamos compreender as representações acerca do SPAECE. Como apoio teórico, nos valeremos das discussões propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei de Diretrizes e Base (LDB), e autores como Castro (2007), Gimeno Sacristan (1998,), Cipriano Carlos Luckesi (1990), Portelli (1991), e Roger Chartier (1990 e 2002). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title As representações do SPAECE no município de Umari - Ceará: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Manuel Carlos de Morais. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-09
dc.description.abstract We analyze the representations about the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), which was implanted in 1992 by the Secretary of Education (SEDUC) Government of the State of Ceara, with the objective of evaluate the teaching and learning acquired in Portuguese language and mathematics disciplines, the state and municipal schools in the State of Ceara in the town of Umari-Ceara. We will concentrate at a specific time, it was 2010 when the mentioned town was in the last place in the evaluation criteria of SPAECE. In this sense, the locus institution of the research was Elementary School of Middle Monsenhor Manuel Carlos de Morais, where by conducting of interviews with the school management and teachers, we seek to understand the representations about the SPAECE. As theoretical support, we make use of the proposals discussions by the National Curriculum Parameters (PCNs), Law of Guidelines and Base (LDB), and authors as Castro (2007), Gimeno Sacristan (1998), Cipriano Carlos Luckesi (1990), Portelli (1991), and Roger Chartier (1990 and 2002). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7261
dc.date.accessioned 2019-09-25T10:31:12Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T10:31:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE pt_BR
dc.subject Avaliação do ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Permanent Evaluation System of Basic Education of Ceará - SPAECE pt_BR
dc.subject Teaching-learning assessment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Géssica Layane Araújo.
dc.creator CARLOS, Géssica Layane Araújo Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The representations of SPAECE in the municipality of Umari - Ceará: case study at Monsignor Manuel Carlos de Morais State High School. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Géssica Layane Araújo. As representações do SPAECE no município de Umari-Ceará: estudo de caso na escola estadual de ensino médio Monsenhor Manuel Carlos de Morais. 2015. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta