DSpace/Manakin Repository

Modalidades didáticas: concepções e práticas dos professores de ciências e biologia no município de Santa Cruz, RN, Brasil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.advisor1ID CHAVES, Márcio Frazão pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo A utilização das metodologias de ensino vêm sendo discutidas cada vez mais por diversos educadores que evidenciam em seus estudos a importância de sua inserção no cenário educacional, não apenas despertando o interesse dos alunos as aulas, mas também atuando no seu desenvolvimento cognitivo e autonomia. Tendo em vista a efetividade das Modalidades Didáticas – MD no processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa intencionou compreender como estas MD estão inseridas nas aulas de Ciências e Biologia, em instituições públicas e privadas no município de Santa Cruz (RN). Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Ciências e/ou Biologia do segmento fundamental II e médio. Os dados levantados, mostraram que 100% dos professores consideram o planejamento didático fundamental, entretanto a mesma porcentagem ainda utiliza massivamente as aulas expositivas, ainda que 61% dos professores considerem as aulas práticas mais efetivas no processo de ensino. Os dados também revelaram que um número considerável de professores (31%) consideram difícil lecionar Ciências e/ou Biologia, sendo a aula expositiva a mais fácil de ser realizada segundo 61% dos educadores que alegaram motivos preocupantes, como a falta de recursos financeiros para a preparação de aulas que envolvam metodologias de ensino diversificadas, assim como a sua própria dependência ao livro didático. Tendo em vista que as MD são instrumentos importantes e efetivos tanto ao professor quanto aluno no processo de ensino, atuando como um agente facilitador e permitindo o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, é essencial que os educadores não restrinjam-se apenas ao modelo tradicional de ensino, onde as aulas expositivas permeiam o cenário educacional. Dessa forma, espera-se que os resultados obtidos neste trabalho colaborem para a inserção das MD na educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Avaliação da Aprendizagem pt_BR
dc.title Modalidades didáticas: concepções e práticas dos professores de ciências e biologia no município de Santa Cruz, RN, Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The use of teaching methodologies are increasingly discussed by several educators who demonstrate in their studies the importance of their insertion in the educational scenario, not only arouse the students ' interest in classes, but also acting in their cognitive development and autonomy. In view of the effectiveness of Didactic Modalities – MD in the teaching-learning process, this research intends understand how these MD are inserted in the science and biology classes, in public and private institutions in the municipality of Santa Cruz (RN). For data collection, half-structured interviews were conducted with 13 sciences and/or biology of the fundamental II and middle segment. The data raised, showed that 100% of teachers consider fundamental didactic planning, however the same percentage still utilizes massively the expository lessons, although 61% of teachers consider the most effective practice lessons in the teaching process. The data also revealed that a considerable number of teachers (31%) consider it difficult to teach science and/or biology, being the easiest class to be held according to 61% of educators who claimed troubling motives, such as the lack of financial resources for the preparation of lessons involving diversified teaching methodologies, as well as their own dependence on the textbook. With the view that MD are important and effective instruments for both the teacher and pupil in the teaching process, acting as a facilitator and enabling the development of meaningful learning, it is essential that educators do not restrict themselves to the traditional educational model, where the expository lessons performe the educational scenario. In this way, it is hoped that the results obtained in this work collaborate for the insertion of MD in education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7263
dc.date.accessioned 2019-09-25T10:49:44Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T10:49:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Modalidade didática pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Adequação docente pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Didactic modalities pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Educational adequacy pt_BR
dc.subject Educación
dc.subject Modalidad didáctica
dc.subject Enseñanza de la biología
dc.subject Adecuación de la enseñanza
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PONTES JÚNIOR, Ana Carolina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic modalities: conceptions and practices of science and biology teachers in the municipality of Santa Cruz, RN, Brazil. pt_BR
dc.title.alternative Modalidades didácticas: concepciones y prácticas de profesores de ciencias y biología en la ciudad de Santa Cruz, RN, Brasil.
dc.identifier.citation PONTES JÚNIOR, Ana Carolina. Modalidades didáticas: concepções e práticas dos professores de ciências e biologia no município de Santa Cruz, RN, Brasil. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen El uso de metodologías de enseñanza ha sido cada vez más discutido por varios educadores que muestran en sus estudios la importancia de su inserción en el escenario educativo, no solo despertando el interés de los estudiantes en las clases, sino también actuando sobre su desarrollo cognitivo y autonomía. En vista de la efectividad de las Modalidades Didácticas - DM en el proceso de enseñanza-aprendizaje, esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo estas DM se insertan en las clases de Ciencias y Biología, en instituciones públicas y privadas de la ciudad de Santa Cruz (RN). Para la recolección de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas con 13 profesores de Ciencias y/o Biología de los segmentos de enseñanza básica y media. Los datos recolectados mostraron que el 100% de los docentes considera fundamental la planificación didáctica, sin embargo, el mismo porcentaje aún utiliza las clases magistrales de forma masiva, a pesar de que el 61% de los docentes considera que las clases prácticas son más efectivas en el proceso de enseñanza. Los datos también revelaron que un número considerable de docentes (31%) considera difícil impartir Ciencias y/o Biología, siendo la cátedra la más fácil de realizar según el 61% de los docentes que alegaron motivos preocupantes, como la falta de recursos económicos para la preparación de clases que involucran metodologías didácticas diversificadas, así como su propia dependencia del libro de texto. Teniendo en cuenta que los MD son herramientas importantes y eficaces tanto para el docente como para el estudiante en el proceso de enseñanza, actuando como agente facilitador y permitiendo el desarrollo de aprendizajes significativos, es fundamental que los educadores no se limiten únicamente al modelo tradicional de enseñanza. donde las conferencias impregnan el escenario educativo. Así, se espera que los resultados obtenidos en este trabajo contribuyan a la inserción de la DM en la educación.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta