DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TEMOTEO, T. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2656060082783557 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-05
dc.description.abstract This monograph aims to analyze the development of special education as a modality of Inclusive Education in a school of the State System of Education of the city of Cajazeiras-PB, bringing as the main reason the curiosity to know how teachers manage classes to students with disabilities, the faced difficulties and if they have adequate training and support. We also aimed to verify if there is adequate equipment to treat these students and the support they need for more effective learning. In the research, we used a self-applicable questionnaire with three teachers who deal in their classes with some student with special needs, in trying to understand their teaching practices. As a result, we realize the absence of teacher training in dealing with these students in a large class and the importance of the support of the Specialized Educational Treatment Classroom in the development of learning of these students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271
dc.date.accessioned 2019-09-25T11:27:41Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T11:27:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Inclusive Education - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Special Education pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TEMOTEO, Tânia de Lira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: the perception of teachers of a public school in Cajazeiras city about inclusion. pt_BR
dc.identifier.citation TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta