DSpace/Manakin Repository

Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TELES, M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1792208780782456 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Flávio Lourenço de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7977691435197506 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CAVALCANTE, Lívia Poliana Santana.
dc.contributor.advisor-co1ID CAVALCANTE, L. P. S. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352774674727795 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Pedro José Aleixo dos.
dc.description.resumo Decorrente de ações antrópicas, surge à multifacetada crise ambiental. A EA dissemina conhecimentos acerca da conservação e sustentabilidade ambiental, apresentando-se como alternativa apta a mitigar seus efeitos. O presente estudo, se propôs analisar a ambientalização curricular dos cursos de licenciatura do CFP/UFCG, através dos seus respectivos PPCs, ou seja, a inclusão de valores sociais/éticos/estéticos /ambientais, visando diligenciar a interdisciplinaridade e a EA nas diversas áreas do conhecimento. Considerando a bagagem acadêmica ofertada aos docentes em formação, sobretudo, na proposta da EA e seu desafio de requerer uma práxis cuidadosamente planejada. O diagnóstico, como esperado, revelou uma AC nos cursos vinculados a UACEN e UNAGEO, cursos afins da área ambiental e ausência da AC nos demais cursos, apesar de seus PPCs estarem em concordância com os princípios estabelecidos pela PNEA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores. pt_BR
dc.date.issued 2018-09-24
dc.description.abstract Due to anthropogenic actions, the multifaceted environmental crisis arises. E.E. disseminates knowledge about conservation and environmental sustainability, presenting itself as an alternative capable of mitigating its effects. The aim of this study was to analyze the curricular freshening of CFP / UFCG undergraduate courses through their respective PPCs, that is, the inclusion of social / ethical / aesthetic / environmental values, aiming at interdisciplinarity and EE in the knowledge. Considering the academic baggage offered to teachers in training, especially in the EA proposal and its challenge of requiring a carefully planned praxis. The diagnosis, as expected, revealed a CA in the courses linked to UACEN and UNAGEO, related courses in the environmental area and absence of CA in other courses, although their PPCs are in accordance with the principles established by the PNEA. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7278
dc.date.accessioned 2019-09-25T12:07:03Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T12:07:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Crise ambiental pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Projetos pedagógicos pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Environmental Crisis pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Pedagogical Projects pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TELES, Maiane Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curriculum environmentalization: critical analysis of pedagogical projects in different teacher training courses. pt_BR
dc.identifier.citation TELES, Maiane Lima. Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta