DSpace/Manakin Repository

Cinética química: análise de livros didáticos de química do PNLD 2018.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, M. G. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3479289934472559 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.referee2 SILVA, Egle Katarinne Souza.
dc.description.resumo O livro didático é uma ferramenta utilizada para o ensino há vários anos, tendo a função de proporcionar auxilio e suporte ao que fazem uso dessa ferramenta. No ensino de química essa ferramenta passou a ser utilizada há pouco tempo, mas vem sendo bastante estuda para que seja aperfeiçoada e tenha uma eficácia ainda maior com relação a sua função, alguns critérios podem ser observados nos livros didáticos de química atuais. O presente trabalho tem como objetivo analisar quais os principais critérios tratados nos livros didáticos de química sobre o conteúdo de cinética química e se esse são suficientes para a promoção de uma aprendizagem de qualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva. Sendo assim foram analisados, a contextualização histórica dos conteúdos, a presença de imagens/figuras/gravuras, os experimentos práticos apresentados, se os exercícios propostos são baseados em ENEM/vestibulares e a presença de analogia/contextualização com o cotidiano dos alunos. Desta forma, depois dos seis livros que constam no Guia do PNLD 2018 serem analisados, os resultados mostram que quase todos os critérios analisados são contemplados nos 6 livros didáticos, porém, alguns ainda um pouco deficiente. Foi possível concluir então, que os livros didáticos atuais buscam uma melhoria através de vários critérios para promover uma boa aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Cinética química: análise de livros didáticos de química do PNLD 2018. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-17
dc.description.abstract The textbook is a tool used for teaching for several years, with the function of providing help and support to those who make use of this tool. In chemistry teaching this tool has been used for a short time, but has been studied enough to be improved and has an even greater effectiveness in relation to its function, some criteria can be observed in the current textbooks of chemistry. The present work aims to analyze the main criteria discussed in the textbooks of chemistry on the content of chemical kinetics and whether these are sufficient for the promotion of quality learning. It is a qualitative and descriptive bibliographical research. Thus, the historical contextualization of contents, the presence of images / figures / engravings, the practical experiments presented, if the exercises proposed are based on ENEM / vestibular and the presence of analogy / contextualization with the students' daily life. In this way, after the six books in the PNLD 2018 Guide are analyzed, the results show that almost all the criteria analyzed are covered in the 6 textbooks, but some are still a little deficient. It was possible to conclude then that the current textbooks seek an improvement through several criteria to promote a good learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7290
dc.date.accessioned 2019-09-25T13:54:10Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T13:54:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Cinética química pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Chemical kinetics pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Chemical kinetics: analysis of PNLD 2018 chemistry textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos. Cinética química: análise de livros didáticos de química do PNLD 2018. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta