dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.description.resumo |
A formação do professor na perspectiva de educação inclusiva para educação de
surdos é relevante porque contribui no processo de ensino e aprendizagem do aluno
surdo que ingressa na escola regular. A pesquisa se estruturou diante da reflexão
sobre a importância do oferecimento de formações de professores para lidar com os
estudantes surdos para que possam se utilizar da língua de sinais como instrumento
de comunicação e afirmação da identidade da pessoa surda e, assim, oferecer uma
educação para as pessoas surdas baseada na modalidade bilíngue. Tendo presente
esses aspectos foram realizadas buscas junto às leis que auxiliaram na construção
do aporte teórico, tais como o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta o acesso das
pessoas surdas à educação, como também a Constituição Federal Brasileira (1988),
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96 (BRASIL, 1996), Plano
Nacional de Educação (2014) assim como a Política Nacional de Educação Especial
na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A partir das bases legais e de autores
como Skliar (2001), Strobel (2008), Novaes (2010), Slomsk (2010), Dorziat (2011),
Lima (2011), Mantoan (1998), foi possível perceber os desafios enfrentados desde a
formação do professor até a sala de aula, devido à falta de informação e formação
que atenda as necessidades dos estudantes, e como consequência, essa formação
incide diretamente no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo até para
interagir com o interprete. Realizamos uma revisão de literatura e uma pesquisa de
campo com abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa foi a Secretaria Municipal
de Educação de uma cidade do estado do Ceará, órgão público responsável direto
pelo processo educativo do município. Também foi aplicado um questionário para
saber se a Secretaria do Municipal de Educação do município oferecia formações
aos professores que desse suporte para o ensino de alunos surdos, os sujeitos da
pesquisa foram o secretario de Educação e a coordenadora de formações. A
pesquisa revelou que não há oferta de formações para os professores do município
voltadas para a educação de surdos, o que reflete, negativamente, na prática
pedagógica dos professores voltada para o processo de escolarização dos
estudantes surdos nas escolas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-02 |
|
dc.description.abstract |
Teacher training in the perspective of inclusion for deaf education is relevant
because contributes aid in the teaching and learning process of the deaf student
entering the regular school. This research is structured lightened by reflecting on the
importance of offering teacher training to deal with deaf students so that they can use
sign language as an instrument of communication and affirmation of the deaf person
identity and, thus, offer an education for deaf people based on bilingual modality.
Taking these aspects into account, laws that helped to build the theoretical
framework were searched, such as the Decree No. 5,626 / 05, which regulates deaf
people's access to education, as well as the Brazilian Federal Constitution (1988),
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96, Plano Nacional de
Educação (2014) as well as the a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). From the legal bases and authors such
as Skliar (2001), Strobel (2008), Novaes (2010), Slomsk (2010), Dorziat (2011), Lima
(2011), Mantoan (1998) it was possible to realize the challenges faced by teachers
from teacher education to the classroom, due to the lack of information and training
that meets the students needs, and as a consequence, this insufficient training
affects directly the deaf student process of teaching and learning, turning difficult
even the interaction between him/her and the interpreter. We carried out a literature
review and a field research with a qualitative approach. The locus of the research
was the Municipal Department of Education of a city in the state of Ceará, a public
agency directly responsible for the educational process in the city. A questionnaire
was also applied to know if the city Municipal Department of Education offered to
teachers training that provided support for teaching deaf students, the subjects of the
research were the Secretary of Education and the formation coordinator. The
research results revealed that, in this city, there is no offer of training for teachers
focused on the deaf people education, which reflects, negatively, on the pedagogical
practice of teachers regarding the schooling process of deaf students in schools. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7307 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-25T16:10:15Z |
|
dc.date.available |
2019-09-25 |
|
dc.date.available |
2019-09-25T16:10:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf Students |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Maria Luana Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of teacher education for the education of deaf students in a city of Ceará state. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Maria Luana Araújo. A importância da formação de professores para a educação de alunos surdos em uma cidade do estado do Ceará. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |