dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, G. S. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4910583232098367 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SALES, L. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os cosméticos são produtos de consumo frequente por grande parte da sociedade. Observa-se
um crescimento econômico significativo por parte desse setor, o que implica dizer que os
cosméticos contribuem positivamente para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade.
Na educação, vários estudiosos como Costa e Santos (2015), Lopes (2012) e Niezer (2012),
desenvolveram trabalhos abordando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente
(CTSA) em temáticas que estão inseridas no currículo escolar. Portanto, o presente trabalho
visa abordar a temática Cosméticos no Ensino de Química com enfoque em CTSA,
contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos alunos da matriculados
na disciplina Metodologia no Ensino de Química (MEQ) do período 2017.1. Para tanto,
desenvolveu-se está pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande, no Campus
Cajazeiras-PB com 27 estudantes. Os resultados apontam que os discentes possuem
conhecimentos superficiais, porem satisfatórios sobre a temática Química dos Cosméticos,
quanto em relação aos nanocosméticos. Apesar dos cosméticos estarem inseridos no cotidiano
dos alunos, a grande maioria não tem o hábito de consultar os rótulos dos produtos, desse
modo, desconhecendo a composição química. Entretanto, os discentes possuem consciência
dos impactos ambientais provocados pelos cosméticos, ocasionado muitas vezes pelo descarte
de suas embalagens e algumas substâncias poluentes. Por fim, os principais resultados
revelaram que o Ensino de Química através da abordagem CTSA, favorece o
desenvolvimento científico-tecnológico e a formação cidadã, pois os alunos serão capazes de
discutir e opinar de forma crítica a respeito de problemáticas que envolvem a sociedade em
que vivem e, dessa maneira, como futuros docentes poderão inserir essa abordagem no
contexto escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
A química dos cosméticos com enfoque: ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Cosmetics are products of frequent consumption by a large part of society. It is noticed a
significant economic growth in this sector, which means that cosmetics contribute positively
to the scientific and technological advances of society. In education, various researchers, such
as, Costa and Santos (2015), Lopes (2012) and Niezer (2012) have developed works focus on
Science-Technology-Society-Environment (STSE) in subject matter inserted in the school
curriculum. Therefore, the present work aims to approach the Cosmetics theme in the
Teaching of Chemistry through STSA approach, contributing to Scientific and Technological
Literacy (STL) of the students enrolled in the Methodology in Teaching Chemistry (MTC) )
subject of the period 2017.1. Thus, a research was developed at the Universidade Federal de
Campina Grande, at Cajazeiras-PB Campus with 27 students. The results show that the
students have a superficial knowledge, however satisfactory about the Cosmectics Chemistry,
and in relation to nanocosmetics. Although the cosmetics are inserted in the daily life of the
students, the great majority do not have the habit of consulting the labels of the products, in
this way, they do not know chemical composition. However, the students are aware of the
environmental impacts caused by cosmetics, often caused by the disposal of their packaging
and some pollutants. Finally, the main results revealed that Teaching Chemistry through the
STSE approach favors scientific-technological development and citizen training, because the
students will be able to discuss and give a critical opinion in relation to issues that involve the
society that they live and, therefore, as future teachers can insert this approach in the school
context. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7310 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-25T16:38:11Z |
|
dc.date.available |
2019-09-25 |
|
dc.date.available |
2019-09-25T16:38:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização Científica e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Química dos cosméticos |
pt_BR |
dc.subject |
CTSA |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific and Technological Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmetics Chemistry |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Vanessa Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cosmetic chemistry with focus: science, technology, society and environment (CTSA). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Vanessa Gonçalves. A química dos cosméticos com enfoque: ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |