DSpace/Manakin Repository

Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6952411265640386 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PORTO, Adriana Lemos.
dc.contributor.advisor-co1ID PORTO, A. L. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7150469109287201 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.
dc.contributor.referee2 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.contributor.referee3 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.description.resumo Desde o início da humanidade o ser humano necessitou apropriar-se dos recursos minerais para seu usufruto, e a extração de areia é um exemplo disto. Sua extração em grande escala pode acarretar vários impactos ambientais, tornando-se assim uma problemática ambiental. A partir deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo promover uma conscientização ambiental sobre a problemática da extração de areia em duas escolas da rede pública, localizadas no estado do Rio Grande do Norte. O presente estudo foi desenvolvido com alunos da 3ª série do ensino médio nas escolas estaduais professora Teresinha Carolino de Souza em Jaçanã/RN e João Henrique Dantas em Carnaúba dos Dantas/ RN. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e quantitativa, que foram desenvolvidas em quatro etapas: aplicação de questionário, palestra, entrega de folders, aplicação de um segundo questionário. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que os alunos têm algum conhecimento prévio sobre o uso da areia, porém não conseguem associar os danos que sua retirada em excesso causa ao meio ambiente. A maioria achou as atividades desenvolvidas bastantes satisfatórias. Foi possível perceber que as ações propiciaram uma possível conscientização ambiental que não existia antes da realização das intervenções pedagógicas. Percebe-se assim, que há necessidade, de serem desenvolvidas atividades pedagógicas que propicie aos alunos à conscientização ambiental sobre a extração de areia, devido ser uma questão ambiental que envolve suas cidades e seu estado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract From the beginning of humanity the human being needed to appropriate the mineral resources for his usufruct, and the extraction of sand is an example of this. Its large-scale extraction can lead to several environmental impacts, thus becoming an environmental problem. From this context, the present work aims to promote an environmental awareness about the problem of sand extraction in two schools of the public network, located in the state of Rio Grande do Norte. The present study was developed with Teresinha Carolino de Souza in Jaçanã / RN and João Henrique Dantas in Carnaúba dos Dantas / RN. The methodology applied was qualitative and quantitative, which were developed in four stages: questionnaire application, lecture, folders delivery, application of a second questionnaire. In view of the obtained results it is possible to notice that the students have some previous knowledge about the use of sand, but they can not associate the damages that their excessive withdrawal causes to the environment. Most found the activities developed quite satisfactory. It was possible to perceive that the actions provided a possible environmental awareness that did not exist before the accomplishment of the pedagogical interventions. It is thus perceived that there is a need to develop pedagogical activities that provide students with environmental awareness about the extraction of sand, because it is an environmental issue that involves their cities and their state. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7311
dc.date.accessioned 2019-09-25T16:40:27Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T16:40:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Recursos minerais pt_BR
dc.subject Exploração de recursos pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Mining resources pt_BR
dc.subject Exploitation of resources pt_BR
dc.subject Educación ambiental
dc.subject Recursos minerales
dc.subject Exploración de recursos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Janiele Cruz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sand extraction: environmental awareness in two public schools located in the state of Rio Grande do Norte. pt_BR
dc.title.alternative Extracción de arena: conciencia ambiental en dos escuelas públicas ubicadas en el estado de Rio Grande do Norte.
dc.identifier.citation SANTOS, Janiele Cruz. Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte. 2017. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen Desde los inicios de la humanidad, el ser humano ha necesitado apropiarse de los recursos minerales para su aprovechamiento, y la extracción de arena es un ejemplo de ello. Su extracción a gran escala puede causar diversos impactos ambientales, convirtiéndose así en un problema ambiental. A partir de este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo promover la conciencia ambiental sobre el problema de la extracción de arena en dos escuelas públicas, ubicadas en el estado de Rio Grande do Norte. El presente estudio fue desarrollado con alumnos del 3º año de la enseñanza media de las escuelas públicas profesora Teresinha Carolino de Souza en Jaçanã/RN y João Henrique Dantas en Carnaúba dos Dantas/RN. La metodología aplicada fue cualitativa y cuantitativa, las cuales se desarrollaron en cuatro etapas: aplicación de un cuestionario, charla, entrega de carpetas, aplicación de un segundo cuestionario. A la vista de los resultados obtenidos, es posible percibir que los estudiantes tienen algunos conocimientos previos sobre el uso de la arena, pero no pueden asociar el daño que su excesiva remoción ocasiona al medio ambiente. La mayoría encontró las actividades desarrolladas bastante satisfactorias. Fue posible percibir que las acciones proporcionaron una posible conciencia ambiental que no existía antes de las intervenciones pedagógicas. Es claro, por tanto, que existe la necesidad de desarrollar actividades pedagógicas que brinden a los estudiantes una conciencia ambiental sobre la extracción de arena, porque es un tema ambiental que involucra a sus ciudades y a su estado.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta