DSpace/Manakin Repository

Jogos matemáticos: contribuições para a parceria família, escola e aprendizado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8190706355580553 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. A. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.
dc.contributor.referee2 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.description.resumo A parceria entre escola e família é essencial para o bom desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos e algumas situações de aprendizagem coletiva, que envolvam pais, filhos e professores, podem trazer resultados significativos para esta relação, e consequentemente para o aprendizado dos alunos. Assim, devido às várias características dos jogos, os empregamos como ponte/elo para esse envolvimento. Desse modo, desenvolvemos essa pesquisa com abordagem qualitativa buscando responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições de um trabalho com atividades cooperativas entre pais e filhos a partir de jogos matemáticos para a relação entre família/escola? A partir de tal questionamento, o nosso objetivo foi analisar as considerações dos pais e alunos neste tipo de metodologia de ensino e as contribuições dos jogos na relação família/aluno/ensino; investigar a importância de estabelecer um elo entre família e escola, visando o processo de ensino da Matemática e instigar a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do filho, como parceiros e colaboradores. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma oficina com jogos realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “José Luiz Neto” da cidade de Barra de Santa Rosa/PB, com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os jogos desenvolvidos foram: Dominó de 4 cores, Acerte a palavra e Sudoku. A análise dos dados se deu por descrição da oficina em diário de campo, fotografias e gravações, e a interpretação dos resultados foram baseadas no referencial teórico que consideram o jogo como responsável pela cultura entre os povos e como uma forma de trabalhar a Matemática por meio de relações sociais e culturais, de maneira atrativa e desafiadora, estimulando o desenvolvimento do pensamento matemático e do conhecimento afetivo, além de facilitar a socialização. Os resultados obtidos mostraram que a utilização dos jogos é um bom recurso para estimular à participação e o envolvimento dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos, promovendo uma maior aproximação entre ambos, além de contribuir com o processo de ensino da Matemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Jogos matemáticos: contribuições para a parceria família, escola e aprendizado. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The partnership between school and family is essential for the good intellectual and social development of individuals and some situations of collective learning, involving parents, children and teachers, can bring significant results to this relationship, and consequently to the students' learning. Thus, due to the various characteristics of the games, we use them as a bridge/link for this involvement. Thus, we developed this research with a qualitative approach seeking to answer the following question: What are the contributions of a work with cooperative activities between parents and children through mathematical games for the relationship between family/school? Based on this questioning, our objective was to analyze the considerations of parents and students in this type of teaching methodology and the contributions of games in the family/student/teaching relationship; to investigate the importance of establishing a link between family and school, aiming at the process of teaching Mathematics and to encourage the family to follow the development of the child's learning, as partners and collaborators. The research was developed from a workshop with games held at the State School of Elementary and Middle School "José Luiz Neto" in the city of Barra de Santa Rosa/PB, with two classes of the 1st year of high school. The games developed were: 4-color domino, Find the word and Sudoku. The analysis of the data was by description of the workshop in field diary, photographs and recordings, and the interpretation of the results were based on the theoretical reference that considers the game as responsible for the culture among the peoples and as a way of working mathematics through social and cultural relations in an attractive and challenging way, stimulating the development of mathematical thinking and affective knowledge, and facilitating socialization. The results showed that the use of games is a good resource to stimulate the participation and involvement of parents in the teaching and learning process of their children, promoting a closer relationship between both, besides contributing to the teaching process of Mathematics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7312
dc.date.accessioned 2019-09-25T16:42:57Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T16:42:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Atividades cooperativas pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Pais e filhos pt_BR
dc.subject Cooperative activities pt_BR
dc.subject Mathematical Education pt_BR
dc.subject Socialization pt_BR
dc.subject Parents and sons pt_BR
dc.subject Actividades cooperativas
dc.subject Educación Matemática
dc.subject Socialización Padres e hijos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jayane Nunes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematical games: contributions to the family, school and learning partnership. pt_BR
dc.title.alternative Juegos matemáticos: aportes a la familia, escuela y sociedad de aprendizaje.
dc.identifier.citation SILVA, Jayane Nunes da. Jogos matemáticos: contribuições para a parceria família, escola e aprendizado. 2017. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La sociedad entre la escuela y la familia es esencial para el buen desarrollo intelectual y social de los individuos y algunas situaciones de aprendizaje colectivo, que involucran a padres, niños y profesores, pueden traer resultados significativos para esa relación, y consecuentemente para el aprendizaje de los estudiantes. Así, debido a las diversas características de los juegos, los utilizamos como puente/enlace para esta participación. Así, desarrollamos esta investigación con enfoque cualitativo, buscando responder a la siguiente pregunta: ¿Cuáles son los aportes de un trabajo con actividades cooperativas entre padres e hijos a partir de juegos matemáticos para la relación familia/escuela? A partir de dicho cuestionamiento, nuestro objetivo fue analizar las consideraciones de padres y alumnos en este tipo de metodología de enseñanza y los aportes de los juegos en la relación familia/alumno/docencia; investigar la importancia de establecer un vínculo entre la familia y la escuela, visando el proceso de enseñanza de las Matemáticas e instigando a la familia a acompañar el desarrollo del aprendizaje del niño, como socios y colaboradores. La investigación se desarrolló a partir de un taller con juegos realizado en la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media "José Luiz Neto" de la ciudad de Barra de Santa Rosa/PB, con dos clases del 1º año de Enseñanza Media. Los juegos desarrollados fueron: Dominó de 4 colores, Acierta la palabra y Sudoku. El análisis de los datos se realizó mediante la descripción del taller en un diario de campo, fotografías y grabaciones, y la interpretación de los resultados se basó en el marco teórico que considera al juego como responsable de la cultura entre los pueblos y como una forma de trabajar las Matemáticas a través de relaciones sociales y culturales, de forma atractiva y desafiante, estimulando el desarrollo del pensamiento matemático y el conocimiento afectivo, además de facilitar la socialización. Los resultados obtenidos demostraron que el uso de juegos es un buen recurso para estimular la participación e involucramiento de los padres en el proceso de enseñanza y aprendizaje de sus hijos, promoviendo una mayor aproximación entre ellos, además de contribuir al proceso de enseñanza de las Matemáticas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta