dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Napoleão Gomes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
|
dc.description.resumo |
O tempo é comum a todas as línguas, a todas as culturas. Nós baseamos nossas vidas e nossas
atividades no tempo, buscando um equilíbrio entre nossas ações e as horas que elas levam
para se realizarem, e assim como ele se manifesta na nossa vida diária é também manifestado
no discurso. O presente trabalho tem o objetivo geral analisar o tempo do discurso no conto
popular, a fim de propor uma intervenção didática numa turma de 9º Ano do Ensino
Fundamental II. Para tanto, discorremos sobre teorias relacionadas ao tempo do discurso,
distinguindo o tempo linguístico do tempo cronológico, selecionamos o conto a ser analisado
entre os já levantados no estado do Ceará, e descrevemos o tempo linguístico e o tempo
cronológico presente no discurso do conto popular, na intenção de compreender a organização
da vida humana. Para fundamentar nossa análise, buscamos suporte na teoria semiótica
proposta por Greimas, bem como nas reflexões de Agostinho (2015) e de Benveniste (1989)
sobre a problemática do tempo, isso sem desconsiderar outros estudiosos e pesquisadores da
área. A metodologia é a da Análise do Discurso, numa abordagem qualitativa, tendo em vista
que, os dados foram interpretados. O universo de pesquisa é composto de 30 contos de
contadores do estado do Ceará, em sua maioria colhidos no Cariri cearense. Dentre esses,
selecionamos o conto A história D. Anin como corpus. Da análise empreendida, constatamos
que o tempo linguístico presente no conto divide-se em tempo da enunciação, o tempo do
agora e em tempo do enunciado, o tempo do então, sendo manifestado ora por aproximações e
ora por distanciamentos da enunciação, em razão dos discursos diretos e indiretos. Por sua
vez, constatou-se que o tempo cronológico centraliza na decisão de Ana de ir guerrear e nos
acontecimentos que são desencadeados após a saída de Ana de sua casa e posteriormente o
seu regresso. O tempo cronológico sugere passagens dos dias e das noites. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise semiótica acerca do tempo do discurso no conto popular: uma proposta de leitura para turmas do 9º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-03 |
|
dc.description.abstract |
The time is common to all languages, to all cultures. We base our lives and our activities on
time, seeking a balance between our actions and the hours that they take to realize themselves,
and just as it manifests itself in our daily life is also manifested in speech. The presente work
has as main objective analyze the time of the speech in the popular tale, in order to propose a
didactic intervention in a class of 9th year of Primary Education II. Therefore, we discuss
theories related to the time of speech, distinguishing the linguistic time from the chronological
time, we selected the tale to be analyzed among those already collected in the state of Ceará,
and we describe the linguistic time and chronological time present in the speech of the
popular tale, with the intention of understanding the organization of human life. In order to
base our analysis, we look for support in the semiotic theory proposed by Greimas, as well as
in the reflections of Augustine (2015) and Benveniste (1989) about the problematic of time,
this, without ignoring other scholars and researchers in the area. The methodology is that of
Discourse Analysis, in a qualitative approach, considering that, the data were interpreted. The
research universe is composed of 30 tales of contadores from the state of Ceará, mostly
collected in Cariri Ceará. Among them, we select the tale A história D. Anin as corpus. From
the analysis undertaken, we find that the linguistic time present in the story is divided into
enunciation time, the time of the now and in time of the utterance, the time of the then, being
manifested sometimes by approximations and now by estrangement from enunciation, due to
direct and indirect speech. On the other hand, it was verified that the chronological time
centralizes in the decision of Ana to go to war and in the events that are unleashed after the
Ana exit of its house and later its return. The chronological time suggests passages of days
and nights. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7313 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-25T16:43:25Z |
|
dc.date.available |
2019-09-25 |
|
dc.date.available |
2019-09-25T16:43:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tempo do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Conto popular |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica greimasiana |
pt_BR |
dc.subject |
Speech Time |
pt_BR |
dc.subject |
Folk Tale |
pt_BR |
dc.subject |
Greimasian Semiotics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria de Fátima Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A semiotic analysis about the speech time in the popular tale: a reading proposal for 9th grade classes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Fátima Araújo. Uma análise semiótica acerca do tempo do discurso no conto popular:uma proposta de leitura para turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |