DSpace/Manakin Repository

Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. A. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.referee2 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.description.resumo A presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio da sequência didática intitulada “Um olhar Geométrico para Barra de Santa Rosa, PB”. Com o objetivo de identificar conceitos, procedimentos e representações geométricas desenvolvidas pelos alunos a partir de um trabalho interdisciplinar em construções/locais de Barra de Santa Rosa/PB e analisar as potencialidades do uso da fotografia como recurso didático em aulas de Matemática. Foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, por um período de dois meses. Os instrumentos de coleta de dados foram fotografias e os registros escritos feitos pelos alunos. A pesquisa, que apresentamos neste texto, está organizada em quatro capítulos. No primeiro apresentamos a fundamentação teórica, relatamos um pouco do surgimento da geometria, sua importância e aplicabilidade, e também alguns aspectos sobre o ensino da Geometria tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No segundo capítulo, apresentamos a metodologia na qual desenvolvemos nosso trabalho. No terceiro, a análise das atividades desenvolvidas pelos alunos na sequência didática. Por fim, nossas considerações finais na qual concluímos que um trabalho relacionando o espaço em que os alunos vivem, as novas tecnologias e a arte podem contribuir para a formação de conceitos geométricos. Diante dos resultados obtidos percebemos que é possível realizar um trabalho interdisciplinar com os alunos relacionando a geometria e a arte no espaço em que vivem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The present research is characterized as a qualitative research and was developed through the didactic sequence titled "A Geometric Look for Barra de Santa Rosa, PB". It aims to identify concepts, procedures and geometric representations developed by students from an interdisciplinary work in constructions / locations of Barra de Santa Rosa / PB and to analyze the potentialities of the use of photography as a didactic resource in Mathematics classes. It was developed with students of the 3rd year of high school, for a period of two months. The instruments of data collection were photographs and written records made by students. The research, presented in this text, is organized in four chapters. In the first one we present the theoretical basis, we report a little of the appearance of geometry, its importance and applicability, and also some aspects about the teaching of Geometry based on the National Curricular Parameters (NCP).In the second chapter, we present the methodology in which we develop our work. In the third, the analysis of the activities developed by the students in the didactic sequence. Finally, our final considerations in which we conclude that a work relating the space in which the students live, the new technologies and the art can contribute to the formation of geometric concepts. In view of the results obtained we realized that it is possible to carry out an interdisciplinary work with the students relating geometry and art in the space in which they live. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7314
dc.date.accessioned 2019-09-25T16:57:26Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T16:57:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Photograph pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Paula Francinete Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A geometric look at Barra de Santa Rosa: possibilities of an interdisciplinary work from photographs with students of the 3rd year of high school. pt_BR
dc.title.alternative Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
dc.identifier.citation LEITE, Paula Francinete Oliveira. Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio. 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia),Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La presente investigación se caracteriza por ser una investigación cualitativa y se desarrolló a través de la secuencia didáctica titulada “Una mirada geométrica a la Barra de Santa Rosa, PB”. Con el objetivo de identificar conceptos, procedimientos y representaciones geométricas desarrollados por los estudiantes a partir de un trabajo interdisciplinario en construcciones/lugares de Barra de Santa Rosa/PB y analizar las potencialidades del uso de la fotografía como recurso didáctico en las clases de Matemática. Se desarrolló con estudiantes del 3° año de bachillerato, por un período de dos meses. Los instrumentos de recolección de datos fueron fotografías y registros escritos realizados por los estudiantes. La investigación, que presentamos en este texto, está organizada en cuatro capítulos. En la primera presentamos la fundamentación teórica, informamos un poco del surgimiento de la geometría, su importancia y aplicabilidad, y también algunos aspectos sobre la enseñanza de la Geometría a partir de los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN). En el segundo capítulo, presentamos la metodología en la que desarrollamos nuestro trabajo. En el tercero, el análisis de las actividades desarrolladas por los estudiantes en la secuencia didáctica. Finalmente, nuestras consideraciones finales en las que concluimos que un trabajo que relacione el espacio en el que viven los estudiantes, las nuevas tecnologías y el arte puede contribuir a la formación de conceptos geométricos. A la vista de los resultados obtenidos, nos damos cuenta de que es posible realizar un trabajo interdisciplinario con los estudiantes relacionando la geometría y el arte en el espacio en el que viven.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta