DSpace/Manakin Repository

Percepção ambiental dos estudantes de biologia do CES/UFCG - Cuité sobre o Horto Florestal Olho D'água da Bica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AGUIAR, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5005561101159092 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Calorine Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo estudar a percepção ambiental dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/UFCG - Cuité sobre o Horto Florestal Olho D’ Água da Bica (HFODB). Investigar a relação desses estudantes com o espaço, identificar as disciplinas do curso que utilizam o espaço e discutir a importância da área para a formação do biólogo como estudante e como cientista. O Horto é uma área com nascentes perenes, encosta íngreme e borda de tabuleiro com vegetação de Caatinga arbustiva arbórea impactada. Além de ser utilizado como laboratório natural para aulas do curso, seus recursos também são utilizados pela população de Cuité. É um local de impactos ambientais, portanto, com necessidade de recuperação, especialmente por ser uma Área de Preservação Permanente (APP). O estudo consistiu de uma pesquisa qualitativa exploratória. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, com a participação de 65 estudantes do curso. A análise dos resultados foi inspirada em instrumentos do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que 49,23% dos participantes frequentam o HFODB apenas em atividades Acadêmicas, 27,69% frequentam tanto em atividades acadêmicas quanto em momentos de lazer e 23,07% nunca foram ao Horto. A relação dos participantes com o HFODB foi relacionado com atividades acadêmicas, lazer e uso direto dos recursos. Em sua grande maioria, os estudantes descrevem Horto como um espaço lindo, biodiverso e diferenciado em relação a outras paisagens da caatinga. A importância do local para o curso, na visão dos estudantes, está relacionada com as aulas práticas, pesquisas e por ser um ambiente que proporciona o contato com a natureza. Para os participantes o Horto deve ser preservado, porém, é preciso uma reflexão sobre a restrição do uso socioambiental do local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Percepção ambiental dos estudantes de biologia do CES/UFCG - Cuité sobre o Horto Florestal Olho D'água da Bica. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The objective of this work was to study the environmental perception of the students of Bachelor's Degree in Biological Sciences of the CES / UFCG - Cuité on the Horto Florestal Olho D’ Água da Bica (HFODB). Investigate the relationship of these students with space, identify the course subjects that use the space and discuss the importance of the area for the training of the biologist as a student and as a scientist. The Horto is an area with perennial springs, steep slope and edge of tray with vegetation of arboreal shrub Caatinga impacted. In addition to being used as a natural laboratory for course classes, its resources are also used by the population of Cuité. It is a place of environmental impacts, therefore, in need of recovery, especially since it is a Permanent Preservation Area (PPA). The study consisted of an exploratory qualitative research. Data collection was done through a questionnaire, with the participation of 65 students from the course. The analysis of the results was inspired by instruments of the Bardin Content Analysis method. The results showed that 49.23% of the participants attend HFODB only in Academic activities, 27.69% attend both in academic and leisure activities and 23.07% never went to Horto. The relationship between the participants and the HFODB was related to academic activities, leisure and direct use of resources. The importance of the place for the course, in the view of the students, is related to the practical classes, researches and for being an environment that provides the contact with the nature. For the participants the garden should be preserved, however, it is necessary to reflect on the restriction of the socio-environmental use of the place. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7317
dc.date.accessioned 2019-09-25T17:05:17Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T17:05:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Curimataú pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Curimataú pt_BR
dc.subject Medio ambiente
dc.subject Formación de profesores
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AGUIAR, Jhonantan Freire de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental perception of CES / UFCG - Cuité biology students about the Olho D'água da Bica Forest Garden. pt_BR
dc.title.alternative Percepción ambiental de estudiantes de biología del CES/UFCG - Cuité sobre el Jardín Forestal Olho D'água da Bica.
dc.identifier.citation AGUIAR, Jhonantan Freire de. Percepção ambiental dos estudantes de biologia do CES/UFCG - Cuité sobre o Horto Florestal Olho D'água da Bica. 2017. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tuvo como objetivo estudiar la percepción ambiental de los estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del CES/UFCG - Cuité sobre el Horto Florestal Olho D’Água da Bica (HFODB). Investigar la relación de estos estudiantes con el espacio, identificar las asignaturas del curso que utilizan el espacio y discutir la importancia del área para la formación del biólogo como estudiante y como científico. El Horto es un área con manantiales perennes, fuerte pendiente y borde de tabla con vegetación arbórea arbustiva impactada de Caatinga. Además de ser utilizado como laboratorio natural para las clases de cursos, sus recursos también son utilizados por la población de Cuité. Es un lugar de impactos ambientales, por lo tanto, necesitado de recuperación, sobre todo por ser un Área de Preservación Permanente (APP). El estudio consistió en una investigación cualitativa exploratoria. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario, con la participación de 65 estudiantes del curso. El análisis de los resultados se inspiró en instrumentos del método de Análisis de Contenido de Bardin. Los resultados mostraron que el 49,23% de los participantes asisten al HFODB solo en actividades Académicas, el 27,69% asisten tanto a actividades académicas como al tiempo libre y el 23,07% nunca han ido al Horto. La relación de los participantes con el HFODB estuvo relacionada con las actividades académicas, el ocio y el uso directo de los recursos. La mayoría de los estudiantes describen a Horto como un espacio bello, biodiverso y diferenciado en relación a otros paisajes de la caatinga. La importancia del lugar para el curso, a juicio de los estudiantes, está relacionada con las clases prácticas, la investigación y por ser un ambiente que brinda contacto con la naturaleza. Para los participantes, el Horto debe ser preservado, sin embargo, es necesario reflexionar sobre la restricción del uso socioambiental del lugar.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta