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O ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos.

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dc.contributor.advisor1 LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA JUNIOR, G. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4152548215829851 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA , Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2 SILVA , Henrique Miguel de Lima.
dc.description.resumo A surdez sempre existiu, no entanto, na Educação ela ainda se apresenta como algo novo e desconhecido para a maioria dos profissionais que atuam na no ensino, sobretudo de Língua Portuguesa, não por falta de documentos ou informações que regulamentem propostas de ensino especializadas para alunos surdos, mas pela falta de formação teórica e prática dos profissionais, que muitas vezes, não se sentem estimulados a buscar novos aprendizados. O Surdo tem uma língua natural, que é a Língua de Sinais e no processo de ensino que segue a proposta bilíngue, essa língua deve ser respeitada e reconhecida, pelos profissionais, como a primeira língua do Surdo, sendo ela, um dos principais elementos da cultura surda. Diante desse contexto de educação, que ainda enxerga o surdo como deficiente e que, na prática, ainda é carente de mudanças, surgiram questionamentos que impulsionaram essa pesquisa, tais como: Qual é o contexto histórico da Educação de surdos? De onde surgiu a necessidade de uma proposta bilíngue de Educação de surdos? O que o governo afirma sobre a Educação de surdos? Qual é o papel da Libras no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos? Quais são as diferenças e semelhanças linguísticas entre a Libras e a Língua Portuguesa? Quais são os elementos primordiais no processo de ensino-aprendizagem dos surdos em Língua Portuguesa? Com o desígnio de encontrar respostas profícuas ao ensino, foram realizadas pesquisas teóricas objetivando a busca de caminhos metodológicos que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa aos surdos, tendo como, princípio-base o bilinguismo. Nesta pesquisa serão apresentadas informações que fundamentem o ensino de LIBRAS como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua, diferentemente da proposta do Oralismo (proposta ainda praticada em escolas do sistema educacional brasileiro). Muitos autores contribuíram para que as dúvidas e questionamentos, que fundamentaram essa pesquisa, encontrassem informações norteadoras e produtivas, que aplicadas a uma análise descritiva, resultaram em contribuições eficazes para o ensino. Entre os autores estão Souza (2008), Streiechen e Lemke (2014), Quadros e Schmiedt (2006), Vieira (2009), Quadros e Karnopp (2004) e Strobel (2008). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-14
dc.description.abstract The deafness has always existed, however, in Education it still presents itself as something new and unknown to most professionals who work in teaching, especially Portuguese Language, not for lack of documents or information that regulate specialized teaching proposals for deaf students , but for the lack of theoretical and practical training of professionals, who often, do not feel stimulated to seek new learning. The deaf has a natural language, which is the Sign Language and in the teaching process that follows the bilingual proposal, this language must be respected and recognized, by the professionals, as the first language of the deaf, being one of the main elements of the Deaf culture. Faced with this context of education, which still sees the deaf as deficient and which, in practice, is still neddy of changes, questions have arisen that stimulated this research, such as: What is the historical context of the Education of the Deaf? Where did arise the need for a bilingual education proposal for the deaf? What does the government say about the education of the deaf? What is Libras' role in Portuguese language teaching for deaf students? What are the linguistic differences and similarities between Libras and the Portuguese language? What are the primordial elements in the teaching-learning process of the deaf in the Portuguese language? With the purpose of finding effective answers to teaching, theoretical surveys was conducted aiming at the search for methodological paths that enable the process of teaching-learning the Portuguese language to the deaf, based on bilingualism. In this research, we will present information that supports the teaching of LIBRAS as the first language and the Portuguese language as a second language, unlike the proposal of Oralism (proposal still practiced in schools of the Brazilian educational system). Many authors contributed to the doubts and questions, which substantiated this research, found guiding and productive information, which applied to a descriptive analysis, resulted in effective contributions to teaching. Among the authors, are Souza (2008), Streiechen and Lemke (2014), Quadros and Schmiedt (2006), Vieira (2009), Quadros and Karnopp (2004) and Strobel (2008). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7318
dc.date.accessioned 2019-09-25T17:12:45Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T17:12:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Educação Bilíngue pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Língua de sinais pt_BR
dc.subject special education pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.subject Bilingual Education pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Sign language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Alyne Alves Nunes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of Portuguese as a second language for deaf students. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Alyne Alves Nunes de. O ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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