DSpace/Manakin Repository

O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, I. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5657211615493560 pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Albanei Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, Albaneide Fernandes. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor-co1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Geórgia Batista Vieira de.
dc.description.resumo Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada abordará os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção dos alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como sua finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Os resultados obtidos revelaram que a avaliação ainda é uma prática conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes. A maior dificuldade em obter êxito nas avaliações está na interpretação das questões e os cálculos matemáticos, tanto na concepção docente como na discente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This work deals with an investigation of the evaluation methods used in the learning in Chemistry in the public and private schools of the city of Cajazeiras-PB. The thematic presented will address the methods of evaluating school learning used by high school teachers and the students conception about the tools used in the learning construction. It was used as referential articles and books by well-known authors such as Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami. The data were collected through a Research for Teachers and a Roundtable with High School schools of the state, federal and private schools of the city of Cajazeiras, hinterland of Paraíba in order to ascertain their conceptions regarding the importance of the process as well as its purpose and use in the teaching of Chemistry. The gift This study favors the understanding of evaluative practices and their importance in the chemistry teaching. The results showed that the evaluation is still a practice when some teachers refer to evaluation as a form of assign note. In the face of the discussions, it was possible to detect the difficulties both by teachers and students. The greatest difficulty in achieving success in is in the interpretation of the questions and the mathematical calculations, both in the teacher conception as in the student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7320
dc.date.accessioned 2019-09-25T17:35:49Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-25T17:35:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Métodos de avaliação de alunos pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Student assessment methods pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ivanilza Nogueira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenge of learning assessment: conceptions of teachers and students in Chemistry teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ivanilza Nogueira da. O desafio da avaliação da aprendizagem: concepções de docentes e discentes no ensino de Química. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta