DSpace/Manakin Repository

Alternativas didáticas no ensino de paleontologia para o ensino médio em uma escola pública no município de Picuí- PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2937350958509933 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.contributor.referee2 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.description.resumo A Paleontologia é uma área da ciência dedicada ao estudo dos diferentes organismos que habitaram a Terra no decorrer do tempo geológico. O ensino da Paleontologia vem enfrentando obstáculos, que vão desde a insuficiência e escassez de conteúdos, até a falta de metodologias adequadas que auxiliem no ensino-aprendizagem dos alunos. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo promover o estudo dos fósseis associado ao ensino da Paleontologia, divulgando a importância e preservação, por meio de atividades pedagógicas que facilitem na compreensão e assimilação do conteúdo abordado em sala de aula, bem como avaliar a aceitação dessas práticas pelos alunos do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, localizada no município de Picuí-PB. Essas atividades foram desenvolvidas em três etapas: (1) Aplicação de questionário para avaliar o conhecimento prévio do aluno; (2) Aula teórica e exposição dos fósseis; (2) Vídeo e (3) Confecção de réplicas de fósseis. Para coleta dos dados foram utilizados dois questionários semiestruturados contendo quatro questões, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, aplicadas antes e depois das atividades desenvolvidas. Os resultados obtidos foram positivos, comprovando dessa forma que trabalhar conteúdos paleontológicos utilizando metodologias diferenciadas torna a aula mais dinâmica e prazerosa, favorecendo a construção do conhecimento do aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Alternativas didáticas no ensino de paleontologia para o ensino médio em uma escola pública no município de Picuí- PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Paleontology is a branch of science dedicated to the study of the different organisms that inhabited the Earth during the geological time. The teaching of Paleontology has been facing obstacles, ranging from the insufficiency and scarcity of contents to the lack of adequate methodologies that assist the student’s teaching and learning process. In this context, the present work aimed to promote the study of fossils associated with the teaching of Paleontology, spreading its importance and preservation, through pedagogical activities that facilitate the understanding and assimilation of the subject matter presented in the classroom, as well as evaluate the acceptance of these practices by high school students from Felipe Tiago Gomes, a State Elementary School institution, located in the city of Picuí in the state of Paraiba. These activities were developed in three stages: (1) Theoretical lecture and exhibition of the fossils; (2) Video and (3) Making fossil replicas. For data collection, we have used two semi-structured questionnaires, each containing four questions, using the Content Analysis technique, used by Silva (2014). The results obtained were positive, proving that working with Paleontological contents and using different methodologies make the classes more dynamic and pleasant, favoring the student’s construction of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7334
dc.date.accessioned 2019-09-26T10:58:14Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T10:58:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Atividades pedagógicas pt_BR
dc.subject Temas paleontológicos pt_BR
dc.subject Confecção de fósseis pt_BR
dc.subject Pedagogical activities pt_BR
dc.subject Paleontological themes pt_BR
dc.subject Manufacture of fossils pt_BR
dc.subject Actividades pedagógicas
dc.subject Fabricación de fósiles
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luana Gabriele dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic alternatives in the teaching of paleontology for high school in a public school in Picuí - PB. pt_BR
dc.title.alternative Alternativas didácticas en la enseñanza de la paleontología para la enseñanza media en una escuela pública de la ciudad de Picuí-PB.
dc.identifier.citation SILVA, Luana Gabriele dos Santos. Alternativas didáticas no ensino de paleontologia para o ensino médio em uma escola pública no município de Picuí- PB. 2017. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La paleontología es un área de la ciencia dedicada al estudio de los diferentes organismos que habitaron la Tierra en el transcurso del tiempo geológico. La enseñanza de la Paleontología viene enfrentando obstáculos, que van desde la insuficiencia y escasez de contenidos, hasta la falta de metodologías adecuadas que ayuden en la enseñanza-aprendizaje de los estudiantes. Ante este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo promover el estudio de los fósiles asociados a la enseñanza de la Paleontología, divulgando la importancia y preservación, a través de actividades pedagógicas que faciliten la comprensión y asimilación de los contenidos tratados en el aula, así como evaluar la aceptación. de estas prácticas por parte de alumnos de enseñanza media de la Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media Felipe Tiago Gomes, ubicada en el municipio de Picuí-PB. Estas actividades se desarrollaron en tres etapas: (1) Aplicación de un cuestionario para evaluar los conocimientos previos del estudiante; (2) Clase teórica y exposición de fósiles; (2) Video y (3) Hacer réplicas de fósiles. Para la recolección de datos se utilizaron dos cuestionarios semiestructurados de cuatro preguntas, utilizando la técnica de Análisis de Contenido, aplicado antes y después de las actividades desarrolladas. Los resultados obtenidos fueron positivos, comprobando así que trabajar con contenidos paleontológicos utilizando diferentes metodologías hace más dinámica y amena la clase, favoreciendo la construcción del conocimiento de los estudiantes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta