Dépôt DSpace/Manakin

Para poderembolar: o mercado e as identidades no universo da música "independente" paraibana.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID GALDINO, G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4875908782003698 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RETONDAR, Anderson Moebus.
dc.contributor.advisor1ID RETONDAR, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2015331505089334 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA, Maria Eduarda.
dc.contributor.referee2 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.description.resumo Este trabalho analisa a formação de um nicho do mercado paraibano de musica, conhecido como "independente", "alternativo", "regional" dentre outras denominações. Marcado pela incorporação de transformações culturais e econômicas que vem ocorrendo no cenário da musica mundial, como a descentralização dos polos produtivos de musica e seus mecanismos de distribuição e a elaboração de redes associativas e instituições. O mercado "independente" se apresenta como um campo de bens culturais onde a musica mistura aspectos locais da cultura nordestina com elementos da musica mundializada, como o rock e a musica eletrônica. Tanto os seus produtores quanto os seus consumidores relatam que este tipo de musica esta desvinculado dos grandes agentes reprodutores da cultura de massa, como as grandes mídias, as grandes gravadoras e outros espaços considerados por eles como "massivos". Estes agentes parecem elaborar um significado sobre o que e "Industria Cultural" e quais as suas regras para, a partir dela, estabelecer - em oposição a este mesmo significado - uma noção de "independente": categoria usada como estrategia simbólica e econômica nos processos de identificação social do universo da musica paraibana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais
dc.title Para poderembolar: o mercado e as identidades no universo da música "independente" paraibana. pt_BR
dc.date.issued 2010-08-27
dc.description.abstract This paper analyzes the formation of a niche Paraiba music, known as "independent," alternative "," regional "among other names. Marked by the incorporation of cultural and economic transformations that have occurred in the setting of world music, such as decentralization of productive centers of music and its distribution mechanisms, the market for "independent" presents itself as a cultural field where the music blend aspects Local northeastern culture with elements of globalized music, like rock and electronic music. Both the producers about their consumers report that this type of music is unbound major players agents of mass culture, such as big media, the major labels and other areas regarded by them as "massive." These agents appear to produce a meaning about what is "cultural industry" and what its rules to, from her set - as opposed to this meaning - a notion of "independent": category used as a strategy symbolic and economic processes identification of the social universe of music from Paraiba. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336
dc.date.accessioned 2019-09-26T11:04:55Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T11:04:55Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia Cultural
dc.subject Mercado de Música Independente - Paraíba (PB)
dc.subject Transformações Culturais e Econômicas - Globalização
dc.subject Cenário da Música Mundial
dc.subject Cultura Nordestina - Música Regional
dc.subject Música Mundializada
dc.subject Cultura de Massa - Agentes Reprodutores
dc.subject Industria Cultural
dc.subject Processos de Identificação Social
dc.subject Universo da Música Paraibana
dc.subject Mercado de Música Alternativa
dc.subject Cultural Sociology
dc.subject Independent Music Market - Paraíba (PB)
dc.subject Cultural and Economic Transformations - Globalization
dc.subject World Music Scenario
dc.subject Northeastern Culture - Regional Music
dc.subject World Music
dc.subject Mass Culture - Reproductive Agents
dc.subject Cultural Industry
dc.subject Social Identification Processes
dc.subject Paraiba Music Universe
dc.subject Alternative Music Market
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GALDINO, Giancarlo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative In order to embody: the market and identities in the universe of "independent" music from Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation GALDINO, Giancarlo da Silva. Para poderembolar: o mercado e as identidades no universo da música "independente" paraibana. 2010. 101f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte