DSpace/Manakin Repository

Dificuldades de leitura e escrita no segundo e quinto ano: desafios enfrentados pelas professoras no processo ensino aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, F. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3508837964489132 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como enfoque o estudo sobre as dificuldades de leitura e escrita, descrevendo os desafios enfrentados pelas professoras no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter qualitativo e teve como objetivo investigar se existe/m desafio/s enfrentado/s pelas docentes no processo de ensino-aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita do 2º e 5º ano da escola pública em Cajazeiras-PB. Para tanto, foi feita a pesquisa bibliográfica juntamente a pesquisa de campo. O processo de coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas, onde foram abordados os desafios enfrentados pelas docentes no processo de ensino - aprendizagem de leitura e escrita dos alunos. Os resultados indicam que as professoras enfrentam desafios relacionados às dificuldades de aprendizagem de aquisição da leitura e da escrita, e utilizam a metodologia adaptada à realidade dos alunos para superar esses problemas. Entre as principais dificuldades mencionadas estão a falta de acompanhamento dos pais no processo de alfabetização. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem para aquisição de leitura e escrita são complexos e progressivos, que muitas vezes cursam com vários desafios, e merecem uma ação contínua da escola, professor e família para que a criança adquira o conhecimento necessário, se torne um cidadão e consiga utilizá-lo cotidianamente na sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dificuldades de leitura e escrita no segundo e quinto ano: desafios enfrentados pelas professoras no processo ensino aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-23
dc.description.abstract The present research focuses on the study of reading and writing difficulties, describing the challenges faced by teachers in the teaching-learning process. The research is qualitative and aimed to investigate if there is / m challenge / s faced by the teachers in the teaching-learning process of reading and writing acquisition of the 2nd and 5th year of the public school in Cajazeiras-PB. To do so, the bibliographic research was done together with field research. The data collection process occurred through semi - structured interviews, where the challenges faced by the teachers in the teaching - learning process of reading and writing of the students were addressed. The results indicate that teachers face challenges related to the difficulties of learning to acquire reading and writing, and use the methodology adapted to the reality of students to overcome these problems. Among the main difficulties mentioned are the lack of parental guidance in the literacy process. It is concluded that the teaching-learning process for acquiring reading and writing are complex and progressive, which often face several challenges, and deserve continuous action by the school, teacher and family so that the child acquires the necessary knowledge, if become a citizen and able to use it daily in society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7341
dc.date.accessioned 2019-09-26T11:31:01Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T11:31:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Learning Difficulties pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Francineide Estevão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing difficulties in the second and fifth years: challenges faced by teachers in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Francineide Estevão. Dificuldades de leitura e escrita no segundo e quinto ano: desafios enfrentados pelas professoras no processo de ensino aprendizagem. 2018. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta