dc.creator.ID |
VIEIRA, F. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3508837964489132 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como enfoque o estudo sobre as dificuldades de
leitura e escrita, descrevendo os desafios enfrentados pelas professoras no
processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter qualitativo e teve
como objetivo investigar se existe/m desafio/s enfrentado/s pelas docentes no
processo de ensino-aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita do 2º e
5º ano da escola pública em Cajazeiras-PB. Para tanto, foi feita a pesquisa
bibliográfica juntamente a pesquisa de campo. O processo de coleta de dados
ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas, onde foram abordados os
desafios enfrentados pelas docentes no processo de ensino - aprendizagem de
leitura e escrita dos alunos. Os resultados indicam que as professoras
enfrentam desafios relacionados às dificuldades de aprendizagem de aquisição
da leitura e da escrita, e utilizam a metodologia adaptada à realidade dos
alunos para superar esses problemas. Entre as principais dificuldades
mencionadas estão a falta de acompanhamento dos pais no processo de
alfabetização. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem para
aquisição de leitura e escrita são complexos e progressivos, que muitas vezes
cursam com vários desafios, e merecem uma ação contínua da escola,
professor e família para que a criança adquira o conhecimento necessário, se
torne um cidadão e consiga utilizá-lo cotidianamente na sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de leitura e escrita no segundo e quinto ano: desafios enfrentados pelas professoras no processo ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-23 |
|
dc.description.abstract |
The present research focuses on the study of reading and writing difficulties,
describing the challenges faced by teachers in the teaching-learning process.
The research is qualitative and aimed to investigate if there is / m challenge / s
faced by the teachers in the teaching-learning process of reading and writing
acquisition of the 2nd and 5th year of the public school in Cajazeiras-PB. To do
so, the bibliographic research was done together with field research. The data
collection process occurred through semi - structured interviews, where the
challenges faced by the teachers in the teaching - learning process of reading
and writing of the students were addressed. The results indicate that teachers
face challenges related to the difficulties of learning to acquire reading and
writing, and use the methodology adapted to the reality of students to overcome
these problems. Among the main difficulties mentioned are the lack of parental
guidance in the literacy process. It is concluded that the teaching-learning
process for acquiring reading and writing are complex and progressive, which
often face several challenges, and deserve continuous action by the school,
teacher and family so that the child acquires the necessary knowledge, if
become a citizen and able to use it daily in society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7341 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T11:31:01Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T11:31:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Learning Difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Francineide Estevão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing difficulties in the second and fifth years: challenges faced by teachers in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Francineide Estevão. Dificuldades de leitura e escrita no segundo e quinto ano: desafios enfrentados pelas professoras no processo de ensino aprendizagem. 2018. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |