dc.creator.ID |
SILVA, J. L. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8350473047899483 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ROJAS, Gonzalo Adrián. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ROJAS, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7244600311946748 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de. |
|
dc.contributor.referee2 |
VENÂNCIO, Romero Júnior. |
|
dc.description.resumo |
No presente trabalho apresentamos, a partir de bases teóricas e metodológicas do campo da tradição do materialismo histórico dialético, a relação existente entre o projeto politico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), seu projeto educativo e elementos nele presentes que possivelmente possam ensejar ou não uma concepção contra-hegemônica. A hegemonia como pratica conforma um posicionamento e um comportamento politico, que ora se fazem eivados de concepções, valores e ideologias. Dessa forma, sedimentam o terreno para costura de consenso, a adesão a projetos societários. Assim sendo, esse estudo no campo da Ciência Politica esta circunscrito a orbita própria da Sociologia Politica. Então aqui se pretende deslindar a proposta educativa do MST, a partir de seus princípios educativos, de modo a compreender se existe ou não uma concepção contra-hegemônica, que colaborativamente aflui a
base militante. Por conseguinte, o alcance das respostas as questões levantadas se valeu de maneira fundamental dos cânones teóricos desenvolvidos por Antonio Gramsci, sobretudo das categorias hegemonia, contra-hegemonia e Estado Ampliado. As analises então empreendidas delimitou como campo de investigação, a organização do MST no Estado de Pernambuco. Nesse estudo a educação ganha significativo relevo, no entanto, não como ação educativa formal de ensinar sistematicamente como fazer algo, ou compartilhar conhecimento, mas sim como instrumento de formação e difusão de cultura politica. Numa breve reflexão referente a questão, primeiro e salientado o processo de constituição histórica do MST, considerando os condicionantes que se associaram e contribuíram para a formação do movimento. Também e aqui apresentado como pano de fundo, a conjuntura histórica contemporânea, ao passo que se
buscou coloca-la em paralelo com os processos políticos em voga, cujos sujeitos coletivos estão
inseridos, no intento de compreender como o MST se apresenta neste cenário e principalmente
como referencia seu projeto educativo inserido nesse processo. Destarte, o resultado da pesquisa
expõe o alcance de resultados em que indica a presença na proposta educativa do MST, de
referenciais direcionados a uma formação com elementos políticos que, a despeito de apresentar
limites, em certa medida apresenta potenciais de tensionamento ao campo da hegemonia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
|
dc.title |
Projeto educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): elementos políticos e concepção contra-hegemônica na proposta educativa-formativa? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
In this work we present, from theoretical and methodological foundations of the field of
historical-critical tradition, the relationship between the political project of the Movement of
Landless Rural Workers (MST), and its educational project elements present in it that could
possibly give rise to one counter-hegemonic conception. Hegemony as a practice conforms
positioning and political behavior, which we hereby do permeated by conceptions, values and
ideologies. Thus, the groundwork for sediment sewing consensus, adherence to societal
projects. Therefore, this study is limited to the orbit itself Political Sociology. So here is
intended to unravel the educational proposal of the MST, from their educational principles, in
order to understand whether or not a counter-hegemonic conception, which abounds
collaboratively based militant. Therefore, the range of responses to issues raised availed himself
so fundamental theoretical canons developed by Antonio Gramsci, especially in categories
hegemony, counter-hegemony and Expanded State. The analyzes undertaken so delimited as
field research, the organization of MST in the State of Pernambuco. In this study education
earns significant relief, however, not as formal educational activities to teach systematically
how to do something, or share knowledge, but rather as a tool for training and dissemination of
political culture. In a brief reflection regarding the issue, it is first noted the historical
constitution of the MST, considering the conditions that have joined and contributed to the
formation of the movement. Is also presented here as a backdrop, the contemporary historical
context, while it sought to put it in parallel with the political processes in vogue, whose
collective subjects are inserted, in an attempt to understand how the MST presents this scenario
and especially reference as its educational project inserted in this process. Thus, the search
result exposes the range of results that indicates the presence in the educational proposal MST
benchmarks targeted education of political elements that, despite present limits, to some extent
presents potential tensioning the field of hegemony. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7343 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T11:49:00Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T11:49:00Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra |
|
dc.subject |
MST |
|
dc.subject |
Contra-Hegemonia |
|
dc.subject |
Hegemonia |
|
dc.subject |
Luta de Classes |
|
dc.subject |
Projeto Educativo |
|
dc.subject |
Projeto Politico - MST |
|
dc.subject |
Sociologia Politica |
|
dc.subject |
Elementos Políticos |
|
dc.subject |
Cultura Politica |
|
dc.subject |
Landless Rural Workers Movement |
|
dc.subject |
MST |
|
dc.subject |
Counter-Hegemony |
|
dc.subject |
Hegemony |
|
dc.subject |
Class Struggle |
|
dc.subject |
Educational Project |
|
dc.subject |
Political Project - MST |
|
dc.subject |
Political Sociology |
|
dc.subject |
Political Elements |
|
dc.subject |
Political Culture |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jetson Lourenço Lopes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational Project of the Landless Rural Workers Movement (MST): political elements and counter-hegemonic conception in the educative-formative proposal? |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jetson Lourenço Lopes da. Projeto educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): elementos políticos e concepção contra-hegemônica na proposta educativa-formativa? 2013. 158f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7343 |
pt_BR |