dc.creator.ID |
TAVARES, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7897751112150899 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Risomar dos. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve como objetivo geral: Apreender e analisar as concepções sobre preconceito e discriminação étnico-racial, construídas pelas professoras da Educação Infantil da cidade de Marizópolis – PB. Os objetivos específicos: verificar as possíveis estratégias utilizadas pelas professoras da Educação Infantil diante de uma ação de preconceito e discriminação étnico- racial, averiguar a inserção de possíveis práticas pedagógicas usadas pelas professoras da Educação Infantil para trabalharem com a questão étnico-racial. Os estudos teóricos foram fundamentados na discussão das políticas públicas para Educação Infantil e Educação étnico-racial. Participaram da pesquisa cinco professoras da Educação Infantil, do município de Marizópolis – PB. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário sócio-demográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semi-estruturada.
Os resultados obtidos sugerem que para as professoras preconceito e discriminação encontram-se
identificados nas dimensões ética, estética, afetiva e cognitiva; com maior ênfase na dimensão
ética, na qual demonstra que as professoras concebem o preconceito e discriminação como ato cometido pelo outro. Os resultados das entrevistas indicam que elas precisam de formação em educação étnico-racial para que melhorem a prática pedagógica e possa oferecer uma educação infantil de qualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Preconceito e discriminação étnico-racial concebido pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The present work had as its general objective: To apprehend and analyze the conceptions about
prejudice and ethnic-racial discrimination, constructed by the teachers of Early Childhood
Education of the city of Marizópolis - PB and specific: to verify the possible strategies used by
the teachers of the Infantile Education before an action Of prejudice and ethnic-racial
discrimination, to investigate the insertion of possible pedagogical practices used by the teachers
of the Child Education to work with the ethnic-racial question. The theoretical studies were based
on the discussion of public policies for Early Childhood Education and Ethnic-racial Education.
Five female teachers from the School of Marizópolis - PB participated in the study. As a
methodological tool, we used a sociodemographic questionnaire, the Free Word Association Test
(TALP) and a semi-structured interview. The results obtained suggest that for the teachers,
prejudice and discrimination are identified in the ethical, aesthetic, affective and cognitive
dimensions; With a greater emphasis on the ethical dimension, in which it shows that teachers
conceive prejudice and discrimination as an act committed by the other. The results of the
interviews indicate that they need training in ethnic-racial education to improve pedagogical
practice and to provide quality child education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7345 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T11:57:36Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T11:57:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Discriminação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Child Education |
pt_BR |
dc.subject |
Prejudice in the Classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-Racial Discrimination |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-Racial Education |
pt_BR |
dc.subject |
Preschool Teacher |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TAVARES, Josefa dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prejudice and ethnic-racial discrimination conceived by teachers of early childhood education in the city of Marizópolis - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TAVARES, Josefa dos Santos. Preconceito discriminação étnico-racial concebidas pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB. 2017. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |