DSpace/Manakin Repository

Preconceito e discriminação étnico-racial concebido pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TAVARES, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7897751112150899 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Risomar dos.
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo geral: Apreender e analisar as concepções sobre preconceito e discriminação étnico-racial, construídas pelas professoras da Educação Infantil da cidade de Marizópolis – PB. Os objetivos específicos: verificar as possíveis estratégias utilizadas pelas professoras da Educação Infantil diante de uma ação de preconceito e discriminação étnico- racial, averiguar a inserção de possíveis práticas pedagógicas usadas pelas professoras da Educação Infantil para trabalharem com a questão étnico-racial. Os estudos teóricos foram fundamentados na discussão das políticas públicas para Educação Infantil e Educação étnico-racial. Participaram da pesquisa cinco professoras da Educação Infantil, do município de Marizópolis – PB. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário sócio-demográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos sugerem que para as professoras preconceito e discriminação encontram-se identificados nas dimensões ética, estética, afetiva e cognitiva; com maior ênfase na dimensão ética, na qual demonstra que as professoras concebem o preconceito e discriminação como ato cometido pelo outro. Os resultados das entrevistas indicam que elas precisam de formação em educação étnico-racial para que melhorem a prática pedagógica e possa oferecer uma educação infantil de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Preconceito e discriminação étnico-racial concebido pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The present work had as its general objective: To apprehend and analyze the conceptions about prejudice and ethnic-racial discrimination, constructed by the teachers of Early Childhood Education of the city of Marizópolis - PB and specific: to verify the possible strategies used by the teachers of the Infantile Education before an action Of prejudice and ethnic-racial discrimination, to investigate the insertion of possible pedagogical practices used by the teachers of the Child Education to work with the ethnic-racial question. The theoretical studies were based on the discussion of public policies for Early Childhood Education and Ethnic-racial Education. Five female teachers from the School of Marizópolis - PB participated in the study. As a methodological tool, we used a sociodemographic questionnaire, the Free Word Association Test (TALP) and a semi-structured interview. The results obtained suggest that for the teachers, prejudice and discrimination are identified in the ethical, aesthetic, affective and cognitive dimensions; With a greater emphasis on the ethical dimension, in which it shows that teachers conceive prejudice and discrimination as an act committed by the other. The results of the interviews indicate that they need training in ethnic-racial education to improve pedagogical practice and to provide quality child education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7345
dc.date.accessioned 2019-09-26T11:57:36Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T11:57:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Preconceito na sala de aula pt_BR
dc.subject Discriminação étnico-racial pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Professor de educação infantil pt_BR
dc.subject Child Education pt_BR
dc.subject Prejudice in the Classroom pt_BR
dc.subject Ethnic-Racial Discrimination pt_BR
dc.subject Ethnic-Racial Education pt_BR
dc.subject Preschool Teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAVARES, Josefa dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Prejudice and ethnic-racial discrimination conceived by teachers of early childhood education in the city of Marizópolis - PB. pt_BR
dc.identifier.citation TAVARES, Josefa dos Santos. Preconceito discriminação étnico-racial concebidas pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB. 2017. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta