dc.creator.ID |
TEIXEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3174451654321600 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Feitas |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Luordes. |
|
dc.description.resumo |
A monografia intitulada “Representações sociais de professores dos anos iniciais do ensino
fundamental acerca de currículo e suas implicações pedagógicas na prática educativa”
consiste em uma investigação a respeito das práticas pedagógicas destes professores enquanto
agentes operacionalizadores de currículo em sala de aula. O trabalho tem como questão de
pesquisa a necessidade de se compreender quais as implicações que as representações sociais
sobre currículo dos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental exercem sobre
suas práticas pedagógicas em sala de aula? Objetivando, pois, analisar as representações
sociais de professores acerca de currículo e suas implicações na prática educativa nos anos
iniciais do ensino fundamental. Esta torna-se relevante na medida em que serve para discutir a
importância de compreender-se a relevância de incentivarmos estudos mais aprofundados em
torno do papel da teoria das Representações Sociais enquanto esclarecedora dos processos
educativos e em especial da relação entre o currículo e a prática pedagógica dos professores,
assim como para ampliar a visão dos professores sobre o caráter polissêmico de currículo e do
papel destes enquanto agentes críticos e reflexivos de suas práticas e por consequência
também construtores de currículo. A pesquisa realizou-se tomando como base os princípios da
pesquisa quantitativa-qualitativa, com preponderância qualitativa, adotando-se como
instrumento de coleta de dados observações de encontro de planejamento e práticas dos
sujeitos pesquisados, tendo como instrumento estratégico, além da observação uma entrevista
semiestruturada aplicada junto a dez professores dos anos iniciais do ensino fundamental de
duas escolas públicas da zona periférica da cidade Cajazeiras – PB. Dentre os principais
resultados da investigação constatou-se uma limitação das professoras entrevistadas para com
o caráter polissêmico do currículo e por consequência práticas pedagógicas baseadas em uma
perspectiva reducionista e meramente técnica dos processos educativos realizados nas escolas
públicas, um dos pontos positivos seria a compreensão destes de se aprofundarem mais nos
estudos deste campo conceitual, assim como em alguns casos o entendimento de que o
currículo não pode se resumir unicamente a uma “grade curricular” de conteúdos a serem
ensinados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Representações sociais dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de currículo e suas implicações pedagógicas na prática educativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The monograph entitled "Social representations of teachers in the early years of elementary
school about curriculum and its pedagogical implications in educational practice" consists of
an investigation of the pedagogical practices of these teachers as agents operacionalizadores
curriculum in the classroom. The work is research question the need to understand what
implications the social representations of the curriculum for teachers of the early years of
elementary education have on their teaching practices in the classroom? Aiming therefore
analyze the social representations of teachers about curriculum and its implications for
educational practice in the early years of elementary school. This becomes relevant in that it
serves to discuss the importance of understanding the relevance of encourage further studies
on the role of the theory of social representations as enlightening educational processes and in
particular the relationship between curriculum and practice teaching of teachers, as well as to
expand the vision of teachers on the ambiguous character of the curriculum and the role of
these agents as critical and reflective of their practices and therefore also resume builders. The
research was conducted on the basis of the principles of qualitative research quantitatively
with qualitative preponderance, using as instrument for data collection of observations and
meeting planning practices of the subjects, and as a strategic tool, and observation an
interview semi-structured interviews with ten teachers of the early years of elementary
education in two public schools in the peripheral zone of the city Cajazeiras - PB. Among the
main results of the research found a weakness of the teachers interviewed for with the
ambiguous character of the curriculum and therefore pedagogical practices based on a
reductionist and purely technical perspective of educational processes conducted in public
schools, one of the positives would be the understanding of these to further deepen the studies
of this conceptual field as well as in some cases the understanding that the curriculum can not
be reduced solely to a "curriculum" of content to be taught. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7348 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T12:18:32Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T12:18:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - representações sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - Social Representations |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Practice |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TEIXEIRA, Vanessa Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social representations of teachers in the early years of elementary school about curriculum and its pedagogical implications in educational practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, Vanessa Maria. Representações sociais dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de currículo e suas implicações pedagógicas na prática educativa. 2014. 90f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |